Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Cientistas criam “gelo quente” em laboratório

Experimento comprovou a existência do gelo superiônico, um estado escuro e quente da água que deve estar em grande parte dos super planetas

Por Da Redação 6 set 2019, 14h50

Recentemente, no Laboratório de Energética a Laser, em Brighton, Nova York, um dos lasers mais poderosos do mundo explodiu uma gota de água, criando uma onda de choque que elevou a pressão do líquido para milhões de atmosferas e sua temperatura para milhares de graus.

Raios-X que irradiavam através da gota aquecida ofereceram em uma fração de segundos primeiro vislumbre de uma água que não se tornou um líquido ou gás, mas sim uma forma de gelo até então desconhecida.

Depois de um minucioso estudo, publicado na quinta-feira 5, na revista científica Nature, foi possível determinar com certeza: existe uma outra forma para a água, a qual foi dado o nome de “gelo superiônico”.

Diferentemente do gelo tradicional, encontrado em um freezer ou em geleiras, o gelo superiônico é escuro e quente. Se colocado em uma forma de gelo, pesaria quatro vezes mais que um cubo normal.  Tal possibilidade teoricamente prevista pela primeira vez há mais de 30 anos e, embora nunca tivesse sido vista, os cientistas acham que pode estar entre as formas de água mais abundantes do universo compondo boa parte dos planetas gigantes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.