Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cientistas criam câmera que permite enxergar por detrás de paredes

Novo aparelho, desenvolvido nos EUA, pode ser útil para motoristas, soldados e bombeiros, por exemplo

Cientistas da norte-americana Universidade de Boston criaram uma câmera que permite enxergar objetos fora do campo visual do portador.

Por meio de um novo algoritmo, os pesquisadores conseguiram aumentar a pequena quantidade de luz refletida em um objeto que não seja visível e aumentá-la, tornando-a possível de enxergar. Assim, o mecanismo permite que se vejam pessoas ou itens escondidos atrás de paredes, por exemplo.

Veja também

Esse método funciona porque, quando a luz refletida atinge uma superfície que seja identificável pela câmera, a imagem original pode ser abstraída, mesmo se o objeto em si não possa ser visto. Denominada periscopia computacional, essa técnica é tão precisa que permite até mesmo a leitura de cartas detrás de muros.

Publicada no periódico Nature no dia 23 de janeiro, a pesquisa pode ser aplicada, por exemplo, na área militar, já que enxergar inimigos ou veículos sem precisar se expôr fisicamente pode ser um enorme atributo. De acordo com os cientistas, a técnica também pode ajudar carros a evitarem colisões e até mesmo os bombeiros, quando o local de incêndio for perigoso demais para se vasculhar todo canto pessoalmente.