Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

União Europeia pode bloquear exportação da AstraZeneca; entenda

Comissário do bloco diz que 'enquanto a AstraZeneca não cumprir suas obrigações, tudo o que é produzido em solo europeu é distribuído aos europeus'

Por Redação Atualizado em 29 mar 2021, 09h11 - Publicado em 28 mar 2021, 10h58

A União Europeia fez um ultimato e pode bloquear as exportações de vacinas da AstraZeneca contra a Covid-19, caso a empresa não entregue as doses compradas pela região a tempo. A declaração foi dada neste domingo pelo comissário de mercados internos do bloco, Thierry Breton, à rádio RTL e à rede de televisão LCI.

“Enquanto a AstraZeneca não cumprir suas obrigações, tudo o que é produzido em solo europeu é distribuído aos europeus”, disse Breton. “Se houver excedentes, eles irão para outro lugar”, completou ele.

  • De acordo com o comissário, a AstraZeneca se comprometeu a entregar 70 milhões de doses à União Europeia até o segundo trimestre e, até agora,  cumpriu cerca de 30% de seu compromisso com o bloco contra 100% com o Reino Unido.

    Breton disse ainda que a União Europeia exportou cerca de 40% das 180 milhões de doses produzidas em seu solo, incluindo cerca de 20 milhões para o Reino Unido. O bloco está aumentando suas capacidades e produzirá 420 milhões de doses até meados de julho, o que seria suficiente para alcançar a imunidade coletiva na população.

    Os países que integram a União Europeia devem criar um “passe de saúde” a partir de meados de junho para quem estiver vacinado. O objetivo é facilitar a recuperação das viagens de lazer, turismo e negócios. Dessa forma, os cidadãos europeus poderão exibir seu status de vacinação e os resultados mais recentes de testes de Covid-19, usando um código QR.

    A União Europeia sofre críticas pela implementação da vacinação, que tem sido mais lenta do que nos Estados Unidos e no Reino Unido. Com a imunização a passos vagarosos, países da União Europeia lutam para frear uma terceira onda da propagação da Covid-19. Por isso, os governos têm tomado medidas de bloqueio e restrições, incluindo o fechamento de restaurantes, museus e escolas.

    Leia também:

    • Tratamento com anticorpos é capaz de proteger contra novas variantes.
    • Vacinação: Brasil é o 15° no ranking em números proporcionais.
    • União Europeia pode bloquear exportação da AstraZeneca.
    • STF se prepara para julgar uma ação decisiva para a quebra de patentes.
    • Anvisa multa empresa que vendeu vacinas para o Ministério da Saúde.
    Continua após a publicidade
    Publicidade