Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Fiocruz vai comprar da Índia doses prontas da vacina de Oxford-Astrazeneca

Fundação mantém acordo com universidade britânica para fabricar imunizante, mas quer acelerar vacinação

Por Ricardo Ferraz Atualizado em 17 mar 2021, 12h08 - Publicado em 3 jan 2021, 19h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Fundação Oswaldo Cruz, responsável pela fabricação da vacina de Oxford-Astrazeneca no Brasil anunciou, neste domingo, 3, que irá comprar doses prontas do imunizante do Instituto Serum, da Índia. A informação foi antecipada pelo Radar Econômico neste sábado, 2, que teve acesso à solicitação da Fiocruz à Anvisa para importar 2 milhões de doses.

    “A busca por doses prontas da vacina contra a Covid-19 sempre esteve na pauta das tratativas com a farmacêutica Astrazeneca. Em reunião realizada recentemente com o Ministério da Saúde e a Fiocruz, a Astrazeneca apresentou o cenário atual e a viabilidade de entregar ao governo brasileiro doses prontas de modo a antecipar o início da vacinação e reduzir os graves problemas causados pela pandemia”, afirmou a Fiocruz, em nota.

    No dia 30 de dezembro, a vacina obteve registro no Reino Unido, o que, segundo a Fundação, abriu caminho para acelerar a vacinação no Brasil. No total, dois milhões de doses serão importadas, conforme já autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

    A Fiocruz também anunciou que o pedido de autorização emergencial da vacina será formalizado à Anvisa nessa semana. “A estratégia é contribuir com o início da vacinação ainda em janeiro com as doses importadas e, ao mesmo tempo, dar início à produção, de acordo com o cronograma já amplamente divulgado. O pedido de registro definitivo está mantido para 15 de janeiro e a chegada dos primeiros lotes do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) está prevista para janeiro”, informou.

    Continua após a publicidade

    O Plano Nacional de Imunização prevê a entrega de 110,4 milhões de doses, pela instituição. tendo início em 8 de fevereiro. A previsão é que a Ficoruz fabrique outros 110 milhões de doses ao longo do segundo semestre de 2021, incorporando a tecnologia desenvolvida na universidade de Oxford, seguindo o acordo internacional com a universidade britânica e com a Astrazeneca.

    Continua após a publicidade

    O imunizante tem eficácia que varia entre 62 e 95%, de acordo com a publicação médica, The Lancet. A vacina de Oxford-Astrazeneca é a principal aposta do governo brasileiro para imunizar a população neste ano.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.