Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Tigresa testa positivo para coronavírus em zoológico de Nova York

Veterinários fizeram exame depois do animal desenvolver tosse seca junto com outros tigres e leões; Nadia foi infectada por funcionário assintomático

Por Da Redação
Atualizado em 6 abr 2020, 12h36 - Publicado em 6 abr 2020, 12h14

Uma tigresa no zoológico do Bronx, na cidade de Nova York, testou positivo para a doença respiratória causada pelo novo coronavírus, no primeiro caso conhecido de um humano infectando um animal e deixando-o doente, disse o veterinário-chefe da instituição, Paul Calle, neste domingo 5.

Nadia, a tigresa malaia de 4 anos diagnosticada com Covid-19, foi testada para a doença depois de desenvolver uma tosse seca junto com outros três tigres e três leões, informou a Wildlife Conservation Society, que administra o zoológico.

Paul Calle disse que Nadia acabou infectada após ter contato com um funcionário assintomático do zoológico. Segundo ele, não se sabe qual empregado infectou o bicho.

“Nós testamos o felino por precaução e vamos nos assegurar de que qualquer conhecimento que obtivermos sobre a Covid-19 vá ajudar no entendimento contínuo mundial sobre este novo coronavírus”, afirmou a empresa que administra o zoológico em comunicado. “Embora tenham tido redução de apetite, os felinos no zoológico do Bronx estão bem, sob cuidados veterinários, e estão alegres, alertas, interagem com seus tratadores”, continuou o texto.

Continua após a publicidade

“Desconhece-se como esta doença vai se desenvolver em grandes felinos, uma vez que espécies diferentes podem reagir de forma diferente a novas infecções, mas continuaremos a monitorá-los de perto”, concluiu.

Os quatro zoológicos e o aquário de Nova York – onde a Covid-19 matou mais de 4.000 pessoas – estão fechados desde 16 de março. Antes da tigresa, um pequeno número de animais domésticos testou positivo em Hong Kong.

O zoo enfatizou que “não há evidências de que os animais tenham um papel na transmissão da Covid-19 para as pessoas para além do evento inicial no mercado de Wuhan e nenhuma evidência de que qualquer pessoa tenha se infectado por Covid-19 nos Estados Unidos por meio de animais, incluindo cães e gatos e estimação”.

Autoridades de controle de doenças chinesas identificaram em animais selvagens vendidos em um mercado de Wuhan a origem da pandemia do novo coronavírus que infectou mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo.

Segundo o site do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, não há “informes de animais de estimação ou outros” nos Estados Unidos que tenham adoecido com o coronavírus antes da notícia sobre a tigresa Nádia. “Ainda se recomenda que pessoas doentes por Covid-19 limitem o contato com animais até que se tenha mais informações sobre o vírus”, diz o site do departamento.

Continua após a publicidade

(Com AFP e Reuters)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.