Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Novo presidente de El Salvador assume, encerrando domínio bipartidário

Jovem empresário Nayib Bukele, de 37 anos, foi eleito em fevereiro com 53,2% dos votos

Por Da Redação Atualizado em 1 jun 2019, 23h35 - Publicado em 1 jun 2019, 22h57

O jovem empresário Nayib Bukele, de 37 anos, assumiu a presidência de El Salvador neste sábado, para um mandato de cinco anos. Ex-prefeito de San Salvador, capital do país, o novo presidente prometeu uma nova forma de governar junto ao povo e pediu a participação de todos os setores.

“Juramos que mudaremos nosso país contra todos os obstáculos, contra todos os inimigos, contra todas as barreiras, contra todos os muros. Nada ficará entre Deus e seu povo para poder mudar El Salvador”, disse em seu discurso de posse.

Bukele ainda prometeu prosperidade, trabalho, segurança, moradia decente, água potável, hospitais com medicamentos e escolas dignas. “Quantas vezes já ouvimos isso antes e sempre foi uma mentira, sempre quebraram a promessa.”

  • O país sofre com a crescente violência causada por gangues. O novo presidente também deverá enfrentar altos índices de desemprego e corrupção. Ele prometeu criar a Comissão Contra a Impunidade de El Salvador(CICIES), com o apoio da Organização dos Estados Americanos (OEA) e das Nações Unidas.

    Bukele foi eleito em 3 de fevereiro, com 53,2% dos votos, concorrendo pelo partido de direita Grande Aliança pela União Nacional (Gana). Sua posse põe fim a cerca de 30 anos de domínio bipartidário da Aliança Nacionalista Republicana (Arena) e  da Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN) na nação centro-americana.

    Ele superou o candidato de direita Carlos Calleja, da Arena, partido que governou o país de 1989 a 2009 e desta vez recebeu apoio de 31% do eleitorado. Já o chanceler Hugo Martinez, da FMLN, de esquerda, alcançou 14,4% dos votos. O grupo buscava sua terceira presidência, após ver vencido as eleições em 2009 e em 2014.

    (com Estadão Conteúdo)

    Continua após a publicidade
    Publicidade