Indicado por Trump para Suprema Corte critica tuítes do presidente
Neil Gorsuch chamou de "desmoralizadores e desanimadores" os ataques do presidente americano contra o Judiciário dos EUA
Indicado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para ocupar uma vaga na Suprema Corte, Neil Gorsuch qualificou os ataques recentes de Trump contra o Judiciário americano como “desmoralizadores e desanimadores”, segundo o senador democrata Richard Blumenthal. As declarações foram confirmadas pela equipe encarregada de garantir a nomeação do magistrado.
Integrante do Comitê do Judiciário do Senado e ex-procurador-geral de Connecticut, Blumenthal disse que questionou Gorsuch sobre as recentes críticas de Trump após um juiz federal bloquear o decreto que suspende por noventa dias a entrada de pessoas de sete países de maioria muçulmana – Iraque, Síria, Irã, Líbia, Somália, Sudão e Iêmen – nos EUA.
Em uma série de tuítes, Trump chamou o magistrado James Robart, responsável pela decisão, de “suposto juiz”, afirmou que sua opinião é “ridícula” e insinuou que Robart teria responsabilidade por qualquer ataque terrorista que venha o ocorrer.
“Ele [Gorsuch] disse que [os ataques] foram desmoralizadores e desanimadores – essas foram as palavras dele”, afirmou Blumenthal a repórteres. “Acho que ele tem a obrigação de tornar suas visões conhecidas de maneira mais explícita e inequívoca para o povo americano”, disse o senador.
Os democratas têm buscado usar o processo de confirmação para forçar Gorsuch a condenar o presidente e a reafirmar a independência do Judiciário.
(Com Estadão Conteúdo)