PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios

A tensa reunião entre João Emanuel Carneiro e direção de ‘Mania de Você’

Novela vem enfrentando rejeição do público

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 nov 2024, 19h54 - Publicado em 11 nov 2024, 07h00

Não anda fácil o bastidor de Mania de Você. Desde a estreia, a novela vem passando por ajustes ininterruptos. Segundo dados de audiência, nesta primeira semana de novembro, a trama atingiu 21,6 pontos na Grande São Paulo, três décimos a menos do que a produção das 19h, a animada Volta por Cima, que obteve 21,9 de média.

Leia também: O que está causando o divórcio do público com as novelas da TV Globo

Em meio a isso, os capítulos são picotados na ilha de edição momentos antes de irem ao ar, para ficarem mais ágeis e dinâmicos, na tentativa de fisgar o telespectador, apático até agora com o folhetim das 21h. Resultado: descaracteriza-se a obra pensada pelo seu autor, João Emanuel Carneiro. A coluna GENTE soube que há cerca de três semanas chegou a acontecer uma reunião virtual, tensa por sinal, entre João, os diretores Isabella Teixeira, Philippe Barcinski, Guilherme Azevedo, Igor Verde e Walter Carvalho, e a direção geral.

Assista também: Novela, uma atração em declínio na TV brasileira?

Em pauta, os sucessivos cortes que têm prejudicado o andamento da novela. João anda bastante insatisfeito com o rumo do que tem ido ao ar. As reviravoltas pensadas para mais à frente, por exemplo, foram antecipadas. Isso também aconteceu em outra recente novela das 9, Terra e Paixão, quando a direção precisou intervir e antecipar reviravoltas planejadas na escaleta inicial. Na ocasião, a novela de Walcyr Carrasco ficou os três meses finais se arrastando sem novidades no ar. É o risco que se periga ver de novo em Mania de Você, que tem até março para entreter o público. Nesta reunião, a direção, sob batuta de José Villamarim, manteve firme a posição de passar a tesoura no que considera inoportuno de ser exibido e pontuou ajustes que devem ser frisados no andamento de alguns personagens. Mavi (Chay Suede), por exemplo, precisa ser claramente um vilão. E nem pensar sobre seu envolvimento com o amigo. Também foi exigido maior tempo de permanência no ar do núcleo cômico, sobretudo as cenas de embate entre Mariana Ximenez e Eliane Giardini. Mércia (Adriana Esteves) foi classificada como um papel inverossímil demais, um talento sendo desperdiçado justamente por cenas que não foram o ar. O público não comprou a ideia da personagem.

Continua após a publicidade

Mas não é só. Todas essas mudanças repentinas vêm gerando desconforto também com o elenco. Já tem atores reclamando, e muito, que gravam cenas que não chegam nem a ir ao ar. Trabalho, tempo e dinheiro que são jogados fora. A desorganização gera insegurança. Tem outros atores, escalados para a trama, que deveriam já ter ido ao ar, e nada até agora. Por se tratar de uma “obra aberta”, mudança de rumo em novela não é novidade. Quem manda é sempre a audiência. Mas a arrancada no leme do barco em movimento pode causar mais avarias do que se imagina. A conferir.

Em contato com a coluna, entretanto, a assessoria da TV Globo esclarece que não costuma falar sobre reuniões internas e frisa que a reunião acima detalhada por fonte interna, em específico, não aconteceu.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.