Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Estado Islâmico reivindica atentado terrorista em Viena

Ataque na capital da Áustria deixou quatro mortos e 15 feridos; o autor do crime já havia sido preso por tentar afiliar-se ao grupo

Por Da Redação
Atualizado em 3 nov 2020, 19h07 - Publicado em 3 nov 2020, 19h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Flores e velas foram deixadas em um memorial no local do ataque em Viena, na Áustria - 03/11/2020 (Joe Klamar/AFP)

    O grupo jihadista Estado Islâmico assumiu responsabilidade nesta terça-feira, 3, pelo atentado terrorista em Viena, na Áustria, no dia anterior. O agressor Kujtim Fejzulai, original da Macedônia do Norte, disparou uma arma de fogo contra um bar perto de uma sinagoga, deixando pelo menos quatro mortos e 15 feridos

    Publicidade

    A declaração do Estado Islâmico, publicada no aplicativo de mensagens Telegram, atribuiu o atentado a um “soldado do califado”. A agência de notícias ligada ao grupo, a Amaq, divulgou uma foto do agressor acompanhada de um texto, que menciona “um ataque com arma de fogo realizado ontem [segunda-feira] por um soldado do Estado Islâmico na cidade de Viena”.

    Publicidade

    A Amaq também publicou um vídeo em que o agressor, sozinho em frente à câmera, jura lealdade ao líder da organização jihadista, Abu Ibrahim al Hachemi al Qurachi.

    Depois do ataque, Kujtim Fejzulai foi morto pela polícia austríaca, que realizou 18 buscas e prendeu 14 pessoas. Segundo o ministro do Interior, Karl Nehammer, o autor do crime já havia sido preso em 2019 na Áustria por tentar viajar à Síria para juntar-se ao Estado Islâmico, mas foi solto antes de cumprir a pena completa.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Nesta terça-feira, uma grande parte do centro de Viena ainda estava isolada, ocupada pela polícia forense. A Áustria decretou três dias de luto nacional após o que o chanceler Sebastian Kurz chamou de “repugnante ataque terrorista“, e o presidente, Alexander van der Bellen, participou de uma cerimônia de homenagem às vítimas.

    O rabino da comunidade judaica de Viena, Schlomo Hofmeister, disse estar “preocupado” com a possibilidade do ataque estar vinculado à sinagoga.

    Publicidade

    Entre as quatro vítimas, há um homem e uma mulher idosos, um jovem pedestre e uma garçonete, disse o chanceler Kurz. Além disso, 15 pessoas estão internadas, sete delas em estado grave, segundo a associação de hospitais de Viena.

    Continua após a publicidade

    Os ataques ocorrem em meio a uma grande tensão na Europa. Na última quinta-feira, três pessoas foram assassinadas em um ataque com faca em uma basílica em Nice, na França, por um tunisiano. Alguns dias antes, o professor Samuel Paty foi decapitado nos arredores de Paris, após mostrar caricaturas do profeta Maomé durante uma aula sobre liberdade de expressão.

    Publicidade

    Nesta terça-feira, o Reino Unido aumentou o nível de alerta para ameaças terroristas de “substancial” para “grave”, segundo MI5, o serviço de inteligência britânico.

     

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.