Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ricardo Costa conquista primeira medalha de ouro do Brasil

Atleta cego do salto em distância superou americano e ucraniano no Engenhão

O Brasil conquistou sua primeira medalha de ouro na Paralimpíada do Rio de Janeiro nesta quinta-feira com Ricardo Costa de Oliveira, atleta do salto em distância, na categoria T11 (para atletas totalmente cegos). No Engenhão, Ricardo saltou 6m52, contra 6m44 do americano Lex Gillette, o medalhista de prata. O bronze ficou com o ucraniano Ruslan Katyshev, que saltou 6m20.

Esta foi a primeira Paralimpíada da carreira de Ricardo Costa, que jamais havia subido ao pódio em uma competição internacional. Ricardo Costa, de 34 anos, é irmão de Silvânia Costa, recordista mundial do salto em distância feminino e favorita para a disputa no T11 feminino. 

Leia também:
Daniel Dias busca 1ª medalha no Rio; as atrações desta quinta
Emoção no Maracanã: Paralimpíada é aberta com festa espetacular
Odair Santos leva prata, a 1ª medalha do Brasil nos Jogos

Na manhã desta quinta, Ricardo Costa contou com o apoio de um público entusiasmado no Engenhão. Após queimar seu primeiro salto, ele atingiu a marca de 6,41 metros na segunda rodada e liderou a disputa até a quinta e penúltima série, quando o americano Lex Gillette, que é o recordista mundial da prova, saltou 6,44m.

Na sequência, Costa voltou a saltar bem, mas ficou um centímetro abaixo do necessário (6,43m). No último salto, porém, ele voou e marcou 6,52 metros, levantando o público e garantindo seu ouro.

Em VEJA:  Silvânia Costa: Sou recordista mundial, gente!

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Roderlei Bigliazzi

    Dúvida; é Paralimpíada ou Paraolimpíada?

    Curtir