Com quase nove anos de atraso, as brasileiras do atletismo Lucimar Moura, Rosangela Santos, Rosemar Coelho Neto e Thaissa Presti receberam na noite desta quarta-feira as medalhas de bronze do revezamento 4x100m rasos da Olimpíada de Pequim, em 2008. A cerimônia, com direito a uma réplica do pódio, aconteceu durante o Prêmio Brasil Olímpico, no Rio de Janeiro.
A equipe brasileira havia terminado a prova na China na quarta colocação, mas, em agosto do ano passado, o Comitê Olímpico Internacional (COI) cassou o ouro conquistado pela Rússia, depois da reanálise de exames da atleta Yulia Chermoshanskaya. Ela era uma das integrantes do gigante esquema de acobertamento do doping no atletismo russo. Com isso, a Bélgica ficou com o ouro, a Nigéria com a prata e o Brasil com o bronze.
Lucimar Moura, Rosangela Santos, Rosemar Coelho Neto e Thaissa Presti receberam as medalhas do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman, e ouviram o hino olímpico.
Em janeiro deste ano, o COI também anunciou que a equipe masculina do revezamento 4×100 metros de Pequim-2008, formada por Vicente Lenílson, Sandro Viana, Bruno Lins e José Carlos Moreira, também herdará a medalha de bronze, porque um dos atletas da campeã Jamaica, Nesta Carter, estava dopado. O astro Usain Bolt já abriu mão de sua medalha, mas os objetos ainda não foram entregues ao time masculino.