Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Carlton’ de ‘Um Maluco no Pedaço’ processa video game por plágio de dança

Alfonso Ribeiro afirma que duas empresas infringiram sua propriedade intelectual ao utilizar a dança de seu personagem na sitcom

O ator Alfonso Ribeiro está processando as empresas Epic Games e Take Two Interactive, criadoras dos jogos Fortnite e NBA 2K, respectivamente, por plágio. Segundo o ator, os criadores dos video games incluíram a dança de Carlton Banks, seu personagem no seriado dos anos 1990 Um Maluco no Pedaço, sem pedir permissão ou dar crédito a ele.

A dança foi ao ar na sitcom pela primeira vez em 1991. Embora ainda esteja no processo de adquirir os direitos autorais da coreografia, Ribeiro quer que ambas as empresas retirem os movimentos dos jogos.

“É amplamente reconhecido que a imagem e propriedade intelectual do Sr. Ribeiro foram infringidos pela Epic Games no video game mais popular do mundo atualmente, o Fortnite”, disse David L. Hecht, advogado do caso, à revista Variety.

Não é a primeira vez que a Epic Games se envolve em polêmicas deste tipo. O rapper 2 Milly também processou a empresa pelo uso da dança The Milly Rock em um dos jogos.