Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Gol anuncia cisão do programa Smiles e cria nova empresa

A Smiles S.A. também deverá abrir capital na bolsa de valores - mas a Gol não quis adiantar quando

A companhia aérea Gol informou nesta sexta-feira a segregação das atividades do programa de relacionamento Smiles, que passarão a ser conduzidas pela Smiles S.A., empresa “recentemente constituída”, segundo fato relevante.

Atualmente, as atividades do programa de relacionamento são conduzidas por sua controlada VRG.

A separação entre o programa de milhagens Smiles e a empresa aérea já havia sido adiantada ao longo do ano, quando o presidente da empresa, Paulo Kakinoff, afirmou que haveria uma reestruturação e uma possível estreia da Smiles na bolsa de valores.

Em comunicado, a Gol reiterou que avalia a realização de uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) para a nova empresa, mas que ainda não há “qualquer estimativa ou previsão para conclusão destas análises”, disse a empresa. “A companhia destaca que não foi tomada até o momento qualquer decisão a respeito desse assunto e poderá realizar ou não a oferta pública inicial ou qualquer outra operação alternativa com relação à Smiles S.A.”, completou.

O mercado aguarda que a Gol transforme o programa Smiles em um concorrente direto do Multiplus, da TAM, que também possui capital aberto na bolsa, além de parcerias para a troca de pontos por produtos de várias empresas.

Demanda em queda – A Gol também informou nesta sexta-feira que a demanda total de passageiros recuou 9,3% em novembro ante o mesmo período de 2011. A oferta de assentos do sistema total caiu 15,9%, enquanto a taxa de ocupação subiu 5 pontos porcentuais, para 69,1%, na mesma base de comparação.

No mercado doméstico, a demanda caiu 9,9%, enquanto a oferta de assentos recuou 16,9%, levando a taxa de ocupação a 69,8% no período.

Segundo a companhia, o recuo na oferta de assentos está em linha com a sua estratégia, e ocorreu principalmente pela “redução de oferta nas operações da Webjet”. A estratégia visa ajustar a oferta ao novos patamares de custo da indústria nacional”.

No período, a tarifa por quilômetro (yield) teve um aumento de 8,5%, ficando entre 23,2% e 23,6 centavos de real. Na comparação com outubro, o indicador teve alta de 18%.

Leia também:

Anac notifica Gol sobre cobrança indevida

Gol anuncia parceria entre Smiles e Iberia

Gol remarca passagens da Webjet sem consulta

(Com Reuters)