A 99 anunciou nesta sexta-feira que vai alterar sua estratégia de preços para passageiros e motoristas. Com a mudança, corridas podem ficar até 23% mais baratas. Para os motoristas, o aplicativo vai diminuir o valor da taxa de serviço cobrada – a tarifa vai de 19,99% para 17,99%.
A redução de preço das corridas será sentida apenas pelos passageiros da modalidade 99Pop, aquela operada por carros particulares. Segundo o aplicativo, é possível conseguir uma corrida mais barata durante qualquer hora do dia, independentemente do trajeto escolhido. Em média, o passageiro vai conseguir economizar 15%.
A alteração abrange as cidades de Manaus, Vitória, Belém, Aracaju, Maceió, São José dos Campos, Natal, Florianópolis, Uberlândia, Santos, João Pessoa, Teresina, Sorocaba, São Luís, Cuiabá, Campo Grande, Ribeirão Preto, Joinville, São José do Rio Preto e Jundiaí. Ao todo, são 180 municípios.
“Estamos nos tornando o aplicativo mais barato para o passageiro e também o mais rentável para o motorista”, disse em nota o diretor de estratégia e planejamento da 99, Davi Miyake.
Uma simulação da 99 demonstra a diferença de preços com a nova medida:
Cidade | Origem/ Hora | Destino | 99Pop | Concorrente | Economia passageiro |
São José do Rio Preto (SP) | Rio Preto Shopping / 16h13 | Iguatemi São José do Rio Preto | R$7,97 | R$9,38 | 15% |
João Pessoa | Manaíra Shopping / 17h27 |
Rodoviária | R$13,66 | R$15,48 | 11,76% |
Campo Grande | Shopping Campo Grande / 11h39 |
Rodoviária | R$14,73 | R$16,81 | 12,37% |
Florianópolis | Iguatemi Florianópolis / 9h40 | Rodoviária | R$12,13 | R$15,26 | 20,51% |
Teresina | Teresina Shopping /14h56 | Rodoviária | R$12,26 | R$16,13 | 23,99% |
Cuiabá | Pantanal Shopping/ 17h00 | Shopping 3 Américas | R$11,48 | R$14,49 | 20,77% |
Manaus | Aeroporto/ 14h05 | Shopping Manaus Via Norte | R$17,38 | R$21,36 | 18,63% |
Natal | Rodoviária / 19h18 | Natal Shopping | R$10,56 | R$11,73 | 9,97% |
Em janeiro deste ano, a 99 foi comprada pela chinesa DiDi Chuxing. Desde então, a 99 investiu em uma atualização para o aplicativo (criticada pelos usuários) e inaugurou um espaço novo para fidelizar mais motoristas. Na época do negócio, as empresas afirmaram que pretendiam “oferecer mais opções de transporte inteligente aos seus clientes”.