De fake news do papa a romance gay: 8 lançamentos da Bienal do Livro 2018
Evento deste ano, que vai até domingo (12), traz 197 expositores, entre livrarias, editoras e centros culturais
Um dos maiores eventos do mercado editorial brasileiro, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo abriga, a cada dois anos, estandes gigantescos de editoras e livrarias, que oferecem ao leitor lançamentos, relançamentos e ações com escritores. É no evento — que em 2018 traz 197 expositores e tem orçamento de 32 milhões de reais — que as editoras trabalham seus principais lançamentos do meio do ano. Confira abaixo alguns destaques, da feira, que vai até domingo (12):
Fernanda Montenegro: Itinerário Fotobiográfico (Edições Sesc São Paulo)
Lançada oficialmente na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), a fotobiografia está sendo trabalhada também na Bienal do Livro. Considerada uma das maiores atrizes brasileiras, Fernanda Montenegro participou pessoalmente da escolha e organização das fotos que estampam as 500 páginas do livro e representam os 70 anos de sua carreira. Além disso, a obra traz depoimentos de colegas, amigos e críticos de arte sobre o extenso e importantíssimo trabalho da atriz.
Fernanda participará de um bate-papo com o público da Bienal do Livro no sábado (11), às 16 horas, na Arena Cultural.
O Tiradentes: Uma biografia de Joaquim José da Silva Xavier (Companhia das Letras)
A empreitada do jornalista Lucas Figueiredo se propõe a desmistificar a figura de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, morto por enforcamento em 21 de abril de 1792. Após uma investigação profunda em acervos nacionais e estrangeiros, o autor reconstitui a vida do alferes e a época em que ele viveu: explora sua família, trabalho e envolvimento na Conjuração Mineira, ao mesmo tempo em que revela costumes e personagens do Rio de Janeiro e Minas Gerais do século XVIII.
J.R.R. Tolkien: Uma Biografia (HarperCollins)
Criador de uma das sagas mais famosas da literatura e também do cinema, O Senhor dos Anéis, o britânico J.R.R. Tolkien tem sua vida dissecada pelo escritor Humphrey Carpenter, que teve acesso irrestrito a documentos do autor e conseguiu entrevistar seus amigos e familiares. O livro repassa a trajetória de Tolkien, que ficou órfão na infância e perdeu vários amigos íntimos durante a Primeira Guerra Mundial, onde também serviu, e criou o universo habitado por hobbits, dragões, anões e elfos meio por acaso, enquanto corrigia provas de seus alunos da Universidade de Oxford — foi no verso de uma das avaliações em que escreveu “Numa toca no chão vivia um hobbit”, a primeira frase do livro protagonizado por Bilbo Bolseiro, de 1937.
Oryx e Crake (Rocco)
Aproveitando o burburinho em torno do nome de Margaret Atwood iniciado por causa da série The Handmaid’s Tale, vencedora do Emmy, a Rocco relança o romance Oryx e Crake, o primeiro da trilogia Maddadão, que também vai ser adaptada para a TV. Na distopia, o mundo pós-apocalíptico é visto pelos olhos do Homem das Neves, narrador que viu de perto as experiências genéticas que levaram ao surgimento de pessoas biologicamente modificadas e tomadas pelo vício.
Um Milhão de Finais Felizes (GloboAlt)
Segundo romance do “booktuber” e ilustrador Vitor Martins, de Quinze Dias, traz como protagonista um jovem de 19 anos que teme revelar que é gay para os pais — sua mãe é muito religiosa e seu pai é grosseiro e intolerante. Ainda sem saber qual seu lugar no mundo, Jonas tem uma vida dupla: feliz ao lado dos amigos e do garoto por quem se apaixona, Arthur, e reprimido em casa.
Na Bienal do Livro de São Paulo, Vitor participará de um encontro com fãs e outros jovens escritores no sábado (11).
A Guerra: A ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil (Todavia)
O livro-reportagem do jornalista e doutor em ciência política Bruno Paes Manso e da doutora em sociologia e professora da Universidade Federal do ABC Camila Nunes Dias conta como o PCC (Primeiro Comando da Capital), criado em 1993, cerca de um ano após o massacre do Carandiru, estabeleceu um nível de organização até então inédito nos presídios brasileiros. Usando de violência, a facção expandiu sua atuação, indo para além dos limites do estado de São Paulo e até mesmo das fronteiras do Brasil — o grupo já tem bases em países como Venezuela, Colômbia e Argentina.
Fake Pope – As falsas notícias sobre o Papa Francisco (Paulus)
Nem o papa escapou das fake news, as notícias falsas. Os jornalistas Nello Scavo e Roberto Beretta dão 80 exemplos de histórias que já circularam sobre o líder da Igreja Católica na internet — como a de que tem ligação com a maçonaria ou a de que havia tirado sua primeira selfie em 2015 — e as desconstroem, explicando de onde vieram as mentiras. Algumas, apontam eles, são frutos do mero acaso, enquanto outras fazem parte de estratégias elaboradas para arranhar a imagem do pontífice.
Pós-F.: Para Além do Masculino e do Feminino (Leya)
Autora de romances e seriados, Fernanda Young se volta pela primeira vez à não-ficção para apresentar sua visão do que significa ser homem e mulher. Conta sobre suas experiências e prega o respeito, sem deixar de expor suas opiniões — uma delas, a de que é necessário superar polarizações para alcançar um mundo em que caibam todos, de quaisquer gêneros.