Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Policial de UPP é preso por sequestrar comerciante

PM agia com comparsa para extorquir 7.000 reais de vítima pela segunda vez em um mês. Acusado está lotado na unidade de onde foram afastados 30 policiais acusados de receber mesada do tráfico de drogas

Uma equipa da Polícia Civil prendeu em flagrante na tarde de quinta-feira, no Rio de Janeiro, um policial militar acusado de sequestrar e exigir 7.000 reais de um comerciante. O PM Rafael Barbosa Leonel, segundo informam policiais da 6ª DP (Cidade Nova) atuava auxiliado por Renato Raposo da Silva, também preso. O comerciante, do bairro do Estácio, já tinha sido sequestrado no dia 18 deste mês, e na ocasião chegou a pagar 6.000 reais de resgate.

O PM Barbosa Leonel é lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do morro do Fallet, na região central da cidade. Ou seja: ele deveria fazer parte da nova forma de policiamento que consiste em afastar o poder armado dos traficantes, aproximar-se da população e contribuir para o aumento da credibilidade da corporação. Em vez disso, é acusado de integrar o crime que, no momento, ameaça a imagem das polícias no Rio: os sequestros cometidos por policiais.

A UPP do Fallet tem um histórico de problemas. Em setembro do ano passado, foram afastados 30 policiais – entre eles oficiais – acusados de receber uma mesada de traficantes, para não atrapalhar o movimento da venda de drogas. Em junho deste ano, 12 policiais da UPP da Mangueira também foram afastados. A acusação: extorsão contra traficantes.

Barbosa Leonel é o quinto preso em duas semanas. Os outros quatro policiais foram presos em São Gonçalo, e integravam o 7º BPM – o mesmo de onde partiram os assassinos da juíza Patrícia Acioly, no ano passado. Patrícia investigava exatamente os policiais acuados de extorsão e de cometer execuções disfarçadas de autos de resistência. Em São Gonçalo, os policiais fizeram dois reféns. Os dois foram presos pela Corregedoria da Polícia MIilitar.

Nos últimos dois anos a PM prendeu, com base no Art. 244 do Código Penal Militar (extorsão mediante sequestro), 26 policiais.

A edição de VEJA desta semana mostrou como agem os grupos de policiais que sequestram traficantes e parentes de criminosos presos para extorquir grandes somas de dinheiro.

LEIA TAMBÉM:

Polícia prende, em dois anos, 26 policiais sequestradores