Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Covid-19: cai pela metade a média de pessoas vacinadas por dia no Brasil

Nos últimos sete dias, a média de brasileiros que receberam a primeira dose caiu para 104.093, muito abaixo da taxa de 219.517 verificada há duas semanas

Por Da Redação Atualizado em 26 fev 2021, 10h11 - Publicado em 25 fev 2021, 20h18

A média de pessoas vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19 no Brasil caiu na última semana em comparação com a verificada há duas semanas atrás, segundo levantamento feito por VEJA com base nos dados colhidos diariamente pela plataforma Coronavírus Brasil com as secretarias estaduais de Saúde.

Nos últimos sete dias (de 19 a 25 de fevereiro), foram vacinadas em média 104.093 pessoas, menos da metade da taxa verificada no período de 5 a 11 de fevereiro, que foi de 219.517 brasileiros imunizados por dia.

O número dos últimos sete dias também representa uma retração em relação ao índice de 149.001 imunizados diariamente registrada no mesmo período imediatamente anterior (veja quadro abaixo).

 

Um dos motivos para a queda é a falta de vacinas que já preocupa alguns estados, onde acabou o total reservado à primeira dose – que deve ser de 50% do total enviado pelo Ministério da Saúde, segundo o Plano Nacional de Imunização.

Continua após a publicidade

Boa parte dos estados, no entanto, não interrompeu a campanha porque estão usando vacinas que deveriam ser reservadas à segunda dose, entre eles São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul (veja tabela abaixo).

” /]

Os estados com maiores percentuais de cidadãos imunizados até agora são Amazonas (5,6%) e Roraima (4,4%). Já entre os que menos imunizaram estão o Pará (1,5%), Maranhão (1,9%) e Sergipe (1,9%).

Pressão

A falta de vacinas e o risco de algumas unidades da federação terem que interromper a imunização ou não conseguirem cumprir o calendário original para a segunda dose tem feito os governadores e os prefeitos colocarem pressão sobre o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

O ministro apresentou na semana passada um calendário que prevê a entrega de mais de 454 milhões de doses e prometeu a imunização de toda a população ainda em 2021. “Temos uma previsão fantástica de recebimento de vacinas”, afirmou.

Continua após a publicidade

Até agora, o governo já disponibilizou 10,9 milhões de doses. Nas contas de Pazuello, outras 11,3 milhões devem ser entregues em fevereiro, sendo 2 milhões da vacina da Astrazeneca/Oxford e outros 9,3 milhões da CoronaVac, que pode atrasar a produção pela demora no recebimento de insumos.

Pazuello ainda promete distribuir 46 milhões de doses em março, mas o seu planejamento inclui vacinas que ainda não foram aprovadas para uso no Brasil, como a russa Sputnik V e a indiana Covaxin.

Apesar dos problemas, o Brasil, em números absolutos, é o sexto país que mais aplica doses da vacina diárias, em média, no mundo, com uma taxa de 234.492 desde o início da campanha, segundo monitoramento feito pela Bloomberg – fica atrás apenas, pela ordem, da China, Estados Unidos, Índia, Reino Unido e Turquia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.