Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Rio, Salvador, Fortaleza e São Luís retomam vacinação contra Covid-19

A campanha foi retomada após o Ministério da Saúde distribuir novas doses dos imunizantes de Oxford e CoronaVac

Por Da Redação Atualizado em 26 fev 2021, 10h09 - Publicado em 25 fev 2021, 07h03

A cidade do Rio de Janeiro retoma parcialmente, nesta quinta-feira, 25, a vacinação de idosos contra a Covid-19. Ao todo, o município recebeu 105.000 doses dos imunizantes aprovados e disponibilizados no país, sendo 84.000 do fármaco Oxford/AstraZeneca e 21.000 da CoronaVac. O número é suficiente para atender ao público entre 82 e 80 anos. Nesta fase, serão três dias de campanha, até sábado, 27, seguindo de onde o calendário havia parado por falta de unidades, na última quarta-feira, 17. Outras três capitais, Salvador, Fortaleza e São Luís, também retomaram a campanha.

Na capital fluminense, nesta quinta, será a vez de idosos com 82 anos receberem a vacina, na sexta-feira, 26, os de 81 anos, e no sábado, pessoas com 80 anos, além, é claro, dos que tiverem acima dessa idade e perderam seu dia de imunização. De acordo com a gestão municipal, a população estimada dessas três idades é de cerca de 100 mil pessoas.

“A Secretaria Municipal de Saúde está recebendo novos aportes das vacinas e, com isso, vamos retomar o calendário de vacinação. Na quinta e na sexta-feira, todas as unidades de Atenção Primária e alguns pontos extras estarão aplicando a vacina, além de dois postos no sistema drive thru, na UERJ e no Parque Olímpico. No sábado, além das unidades de saúde, teremos nove postos drive thrus”, afirmou Márcio Garcia, superintendente de Vigilância em Saúde da capital fluminense.

Onde se vacinar e horário de funcionamento

Quinta e sexta-feira, dias 25 e 26:

Funcionamento das 8h às 17h

– Clínicas da família e centros municipais de saúde

– Planetário da Gávea

Continua após a publicidade

– Tijuca Tênis Clube

– Museu da República, no Catete

Funcionamento das 9h às 15h

– Drive thru da UERJ, no Maracanã

– Drive thru do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca

Sábado, dia 27:

Funcionamento das 8h às 17h

– Clínicas da família e centros municipais de saúde

– Planetário da Gávea

Continua após a publicidade

– Museu da República, no Catete

Funcionamento das 8h às 14h

– Drive thru do Engenhão, no Engenho de Dentro

Funcionamento das 8h às 15h

– Drive thru da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão

– Drive thru do CMS Belizário Penna, em Campo Grande

– Drive thru do CMS Manoel Guilherme da Silveira, em Bangu

– Drive thru do Parque Madureira

– Drive thru do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca

– Drive thru da Policlínica Lincoln de Freitas Filho, em Santa Cruz

– Drive thru do Sambódromo, em Santo Cristo

– Drive thru do Campus da UFRJ na Praia Vermelha

Vacinação de idosos mais informações

A população pode consultar a unidade de saúde mais próxima da sua residência no serviço Onde ser Atendido (prefeitura.rio/ondeseratendido). É importante que os idosos levem ao posto de vacinação um documento de identidade, o número do CPF e, se tiver, sua caderneta de vacinação.

Para idosos restritos ao leito (acamados), a família deve se dirigir à unidade de referência de seu endereço, que pode ser consultada no serviço Onde ser Atendido, ou preencher o cadastro no link smsrio.org/agendamentovacina. A equipe de saúde fará o cadastro do paciente e marcará a visita domiciliar para vacinação, que acontecerá no prazo de até 30 dias.

SALVADOR

Salvador, que recebeu 29.850 doses da vacina de Oxford, também deu continuidade à imunização a partir de hoje. Profissionais de saúde e idosos a partir de 83 anos podem se dirigir aos postos fixos de vacinação e também ao drive-thru. Nesta sexta, será a vez de idosos com 82 anos. Na próxima segunda-feira, 1º de março, pessoas com 81 anos ou mais poderão receber o fármaco e na terça, 2, aqueles com 80 anos. A aplicação será feita a partir das 8h até 17h.

FORTALEZA

Para Fortaleza, o Ministério da Saúde encaminhou 20.190 novas doses do imunizante de Oxford e 49.200 unidades da CoronaVac. A ideia da gestão municipal é dar continuidade à vacinação dos idosos acima de 75 anos a partir desta quinta-feira, 25. Os sistemas utilizados são o da vacinação domiciliar e drive-thru. A aplicação na modalidade domiciliar acontecerá de 8h às 17h, já o drive-thru, posicionado no Centro de Eventos do Ceará, de 10h às 17h.

SÃO LUÍS

Já São Luís retomou nesta quinta a vacinação em idosos com 83 anos ou mais. Bem como Rio de Janeiro e Salvador, o calendário será escalonado: nesta sexta, idosos com 82 anos receberão a dose, no sábado, 27, aqueles com 81 anos, e na segunda, 1º, pessoas com 80 anos. Ao todo, a prefeitura da capital maranhaense recebeu 9.210 doses do fármaco da AstraZeneca. A imunização será feita no Centro Municipal de VAcinação ou pelo sistema drive-thru entre 8h e 17h.

Continua após a publicidade
Publicidade