Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

7 coisas que acontecem ao voar de executiva pela primeira vez

Comer com talheres de verdade, beber em taças de vidro, ter espaço de sobra e não ter que disputar o apoio de braço com o vizinho são alguns dos benefícios

coisas que acontecem a quem viaja de executiva pela primeira vez

Sempre me surpreendo como nos acostumamos num piscar de olhos com as coisas boas da vida. Nossa adaptação a alguma coisa melhor do que aquela que estamos acostumados acontece de maneira quase natural. Já o contrário… bem, este geralmente é penoso.

Em meus quase 30 anos de viagem, nunca paguei por um bilhete de executiva. Não porque eu não acho que valha a pena (o que é discutível), mas sim porque nunca pude mesmo.

Mas, por conta do trabalho e das incontáveis viagens que sempre fiz, acabei ganhando também incontáveis upgrades em voos curtos e longos também. Sabe aquela história de que dinheiro atrai dinheiro? É meio assim com quem viaja frequentemente. Quanto mais voos, mais milhas, mais status, mais upgrades e claro, mais mordomias.

Já não me lembro mais quando foi a primeira vez que meu cartão de embarque ficou vermelho na hora de entrar no avião e me disseram: “O voo está cheio e houve uma mudança no seu assento. Você ganhou um upgrade” (pausa para os emojis de festa    )

coisas que acontecem quando você viaja de executiva pela primeira vez

Ah se todo mundo pudesse viajar de executiva… não haveria mais guerras, as pessoas seriam mais gentis umas com as outras e o mundo seria um lugar melhor.

Tá, não é para tanto, foi só uma brincadeira. Mas verdade seja dita, voar se torna uma experiência completamente diferente.

Para quem não está acostumado, viajar de executiva pode ser um pouco intimidador. Muita mordomia, muitos botões, compartimentos à disposição, mesinhas escondidas. Fora que em cada companhia aérea é diferente. Eu confesso que demorei alguns _muitos_ upgrades para deixar de me sentir um peixe fora d’água.

E, como falei antes, depois que me acostumei… hoje em dia entro com dor no coração no avião quando vejo aquelas poltronas que viram camas e os passageiros já bebericando champanhe enquanto a gente caminha para a econômica.

Mas não me dou por vencida e sempre uso alguns truques para tentar um upgrade quando viajo. Afinal de contas já me acostumei com algumas destas coisas:

Lounge da companhia aérea Qantas

1. Mimos em terra

Se você já comprou o bilhete de executiva ou se ganhou um upgrade no momento de fazer o check-in no balcão do aeroporto, as mordomias começam ainda em terra. Nada de ficar esperando o voo no portão de embarque ou gastando uma fortuna para fazer um lanche antes de embarcar. Seu lugar é o lounge da empresa aérea que você está voando. Internet de graça, comes e bebes, poltronas mais confortáveis e, dependendo do lounge, pode até rolar uma massagem ou uma ducha. (Mas saiba que também dá pra ser VIP no aeroporto sem voar de executiva)

 

2. Espaço

Pra quem está acostumado com as intermináveis lutas de cotovelo pelo apoio de braço na econômica, voar de executiva vai ser uma experiência quase solitária. As poltronas (em geral) são amplas, há espaço sobrando no compartimento de bagagens e casacos e paletós são acomodados pelos comissários em um compartimento extra. Dá até para fazer alongamento na poltrona durante a viagem.

coisas que acontecem quando você viaja de executiva pela primeira vez

3. Champanhe? Sim, claro

Você mal sentou na sua poltrona gigante e ainda está tentando entender para o que serve cada botão e já surge um comissário com uma taça de champanhe numa bandeijinha para te oferecer. Não importa o país, a empresa aérea ou a hora do dia. E, como reza a lenda que comida e bebida no avião não conta, não recuse 😉 (Juízo, heim!)

 

4. Cardápio

Claro que o serviço varia de uma empresa para a outra, da duração do voo e do tipo de aeronave. Mas em geral os passageiros da executiva recebem um menu para as refeições principais onde podem escolher entrada, prato principal e sobremesa. Nada de “frango ou pasta” aqui… Lembro até hoje minha surpresa quando ganhei um upgrade da Air France e na hora da sobremesa os comissários passaram com um carrinho cheio de guloseimas da Fauchon pra eu escolher. Ó dúvida cruel!

coisas que acontecem quando você viaja de executiva pela primeira vez

5. Talheres e copos de verdade

Sim, o 11 de Setembro obrigou a todos nós, passageiros da econômica, a comer com talheres de plástico e beber vinho em copos do mesmo material. Mas não na executiva, meu amor! Lá os comissários forram a mesinha com guardanapos de pano (que aliás é o lugar mais sujo do avião), servem bebidas em taças de vidro, café em xícaras de porcelana e os talheres são de verdade! Ah, os pequenos prazeres desta vida…

 

6. Dormir ou não dormir?

Eis a questão… Sim, a poltrona em geral é maravilhosa e praticamente vira uma cama (algumas são melhores que a minha, pra falar a verdade, com mostrei neste post sobre cabines de primeira classe). Mas com tantas coisas para aproveitar, tantas novidades e praticamente um cinema particular na sua frente, sempre rola a dúvida: durmo ou não durmo? Bem, se você tiver que trabalhar quando desembarcar, durma. Caso contrário, aproveite!

coisas que acontecem quando você viaja de executiva pela primeira vez

7. Mimos no ar

Tá bom, eu vou confessar, mas abafa o caso… eu sou a louca da necessaire de avião. Tenho dezenas em casa, juro. Algumas nem foram abertas. Não sei bem explicar meu fascínio por elas, mas amo, peço pros amigos, guardo, enfim… Mas enquanto na econômica hoje em dia elas são uma raridade, na executiva (e na primeira, óbvio) elas estão cada vez mais luxuosas. As empresas aéreas têm feito parcerias com marcas famosas e todos saem ganhando. A última que eu ganhei, da Delta, é uma caixinha dura da Tumi, recheada com tudo aquilo que a gente gosta: meias, protetor de ouvido, máscara para dormir, hidratante para o corpo e para os lábios, kit de higiene pessoal entre outros mimos. E esse da Asiana (foto) que vem até com um ursinho de pelúcia? #quero

 

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Ah! Esses luxinhos fazem a viagem ser outra! E nas viagens longas, como EUA e Europa, você ganha o dia da chegada, porque dormiu bem e está disposta para aproveitar. Também amo as necessaires! Aquelas meias são ótimas para usar em casa! A propósito, também voo com milhas. Compro até o pãozinho com cartão de crédito, só pra ganhar milhas. 🙂

    Curtir