Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Modo Avião Por Tatiana Cunha As dicas certeiras de turismo e os lugares incríveis do planeta para você planejar sua próxima viagem

12 dicas para ganhar um upgrade no seu próximo voo

Apesar de não ser uma ciência exata, conheça alguns truques que podem lhe render uma poltrona na executiva da próxima vez que você for viajar

Por Tatiana Cunha Atualizado em 30 jul 2020, 20h52 - Publicado em 24 Maio 2017, 14h51

Se você já ganhou um upgrade para um voo internacional vai me entender.

Tem sensação melhor do que chegar no aeroporto e saber que, ao invés de passar 11 horas naquela sua poltrona apertada da econômica comendo com garfinho de plástico e tentando esticar o cobertor que cada vez mais se parece com um guardanapo você ganhou um upgrade para a executiva?

Saber que poderá comer com talheres de verdade, beber em copos de vidro, terá um travesseiro de tamanho normal, edredom fofinho e, o melhor de tudo, poderá dormir quase como se estivesse numa cama e chegar descansado ao seu destino… Ah, como é bom!

Eu, infelizmente, não posso gastar três ou quatro vezes mais do que um bilhete de econômica para viajar de executiva e as empresas para as quais trabalhei nunca me deram este “privilégio”. Então, todas as vezes que escapei da econômica foi porque ganhei um upgrade.

Verdade seja dita, antigamente era muito mais fácil ganhar um do que é hoje. Teve uma época que era eu chegar para meu check-in na Air France que eu era colocada na executiva #lifegoals. Uma vez não só me deram um upgrade como também colocaram minha irmã e meu cunhado junto! Bons tempos…

Apesar de não ser uma ciência exata, você sabia que existem algumas dicas que você pode seguir da próxima vez que for viajar para tentar a sorte e quem sabe um lugar na executiva?

Pois bem, papel e caneta na mão e vamos a elas…

1. Seja fiel

Se você ainda não se inscreveu em todos os programas de milhagem possíveis aí vai mais uma boa razão para você fazê-lo. As empresas aéreas costumam dar preferência a seus clientes frequentes na hora de escolher quem vai receber um upgrade em caso de overbooking. Claro que quanto mais status você tiver, maiores serão suas chances. Mas mesmo que você esteja numa categoria baixa, melhor do que não estar em nenhuma!

2. Pague um pouco mais

Se você quer aumentar suas chances, uma boa dica é não escolher os bilhetes mais promocionais possíveis (o que eu sempre acabo fazendo para economizar ). Assim como acontece com os viajantes frequentes, as empresas aéreas tendem a dar preferência a quem pagou mais pela passagem do que aqueles que compraram as tarifas promocionais. Como eu disse, não é uma ciência exata, mas se você quer aumentar suas chances é bom abrir o bolso… Vale lembrar que as tarifas menos promocionais também rendem mais milhas pra você depois.

Continua após a publicidade

3. Chegue cedo

A probabilidade de você ganhar um upgrade chegando no final do check-in é pequena e você precisa ter muita sorte para ter sucesso nesse caso. Por isso tente chegar cedo ao aeroporto, já que as companhias aéreas precisam solucionar o problema do overbooking (se for este o caso) logo. Ou seja, dando as caras logo, suas chances são maiores.

4. Viaje sozinho

Ok, eu disse que já ganhei upgrade para mim e mais dois acompanhantes mas nunca ouvi um caso igual na vida. Acho que a funcionária da Air France devia ter ganhado uma promoção naquele dia e estava muito feliz porque realmente a chance de você ser colocado na executiva com um ou mais acompanhantes é mínima. Sua melhor aposta é estar sozinho para que a companhia possa te acomodar em uma classe superior.

5. Jamais peça uma refeição especial

Esta é uma maneira praticamente infalível de não ganhar um upgrade. Calma, calma, eu explico. Isso acontece porque dificilmente a companhia aérea poderá te oferecer a refeição solicitada (vegetariana, kosher, etc) em outra classe de serviço, já que este planejamento é feito com antecedência. Lembro que uma vez me ofereceram um upgrade e me falaram da refeição especial que eu tinha pedido. Mas eu, obviamente, disse que não me importava em comer qualquer coisa 😉 Mais uma vez foi sorte, porque geralmente o fato de ter pedido uma refeição especial te tira da lista dos prováveis candidatos a upgrade.

6. Tenha uma boa desculpa

Lua de mel, viagem de aniversário, um viajante idoso ou com alguma dificuldade de locomoção, etc acabam contando alguns pontinhos na hora de ganhar um upgrade. Mas não tente um “estou com dor nas costas”, “estou de mau humor porque meu time perdeu” ou algo do gênero porque não vai colar. Na minha última viagem disse ao funcionário que estava doente e não queria incomodar o passageiro ao meu lado tossindo (o que era verdade) e acabei ganhando uma poltrona na economy plus. Não é uma executiva, mas já é alguma coisa!

7. Seja simpático

De nada adianta você ter uma boa desculpa se for antipático. Simpatia é alma do negócio (não só na hora de tentar um upgrade como na vida, né, sejamos sinceros!). Cumprimente os funcionários do check-in, sorria, puxe assunto, pergunte se o voo está cheio, elogie o batom, enfim, use seu charme. Mas cuidado para não parecer falso.

8. Vista-se bem

Calma, você não precisa comprar um terno Zegna nem desembolsar uma fortuna num par de Louboutins para aumentar suas chances. Mas usar uma roupa discreta, uma boa echarpe e dar uma penteada no cabelo certamente podem te ajudar. Chegar para fazer o check-in de Havaianas, regata e uma mochila xexelenta vão te fazer perder alguns pontinhos. Eu, por exemplo, sempre viajo com minha jaqueta de couro, que além de ser quentinha para o avião, ainda dá um ar chique 😉

9. Escolha sua rota

Voos que costumam ser usados por executivos dificilmente irão te render upgrades. Isso porque a maioria das pessoas que viajam a trabalho ou já voam de executiva por conta de suas empresas ou são viajantes frequentes e têm status melhores que o seu com a empresa aérea. Os melhores voos para ganhar upgrades de graça são os lotados (com overbooking) e os que têm famílias viajando (leia o item 4).

10. Tenha azar

Ser mudado de classe depois que você já está dentro do avião é muito, muito raro. Mas pode acontecer se você tiver muita sorte depois de ter azar. Explico: uma poltrona quebrada, o serviço de entretenimento que não funciona, um problema com o seu vizinho ou um bebê que não pára de chorar podem acabar te rendendo um upgrade. Se este for o seu caso, peça com delicadeza para os comissários de bordo e acrescente aí uma boa desculpa para aumentar suas chances. Quem sabe?

11. Seja VIP

Se você é algum tipo de celebridade ou se conhece um funcionário da empresa aérea suas chances de voar de executiva aumentam bastante. Mas atenção para o timming na hora de usar esta carta para que o tiro não saia pela culatra e pareça que você está forçando uma situação. Simpatia, gentileza e saber a hora certa irão ajudar.

12. Peça

Já falei isso antes e repito. Não custa nada chegar no balcão de check-in e perguntar, delicadamente, se o voo está cheio e se existe alguma possibilidade de upgrade. Muitas vezes vão dizer que não, outras vão te oferecer um lugar por um valor X, outras vezes dirão que você pode usar suas milhas e, de vez em quando, vão dizer que… sim! Eu sempre pergunto. Sempre. Não tenho nada a perder, certo? Mesmo que não ganhe um upgrade você pode acabar com uma poltrona melhor, o que já é uma vitória.

Boa sorte!

  • Continua após a publicidade
    Publicidade