09/12/2011 - 22:35
  • compartilharCOMPARTILHAR
  • imprimirIMPRIMIR
 

Entrevista: Ron Clark

Professores são educadores, não babás

Autor do 2º artigo mais compartilhado no Facebook em 2011, americano diz que pais desrespeitam regras de escolas, pondo em risco o futuro dos filhos

Nathalia Goulart
Ron Clark e seus alunos: em defesa de mais cooperação entre pais e professores

Ron Clark e seus alunos: em defesa de mais cooperação entre pais e professores (Divulgação/Ron Clark Academy)

"Hoje, existe uma preocupação grande com a autoestima da criança. Por isso, muitas pessoas se veem obrigadas a dizer aos pequenos que eles fizeram um ótimo trabalho e que são brilhantes, mesmo quando isso não é verdade"

O segundo artigo mais compartilhado em 2011 por usuários americanos do Facebook foi escrito por um professor, Ron Clark (o primeiro trazia fotos da usina de Fukushima). Mais de 600.000 pessoas curtiram o texto na rede, escrito a pedido da rede de TV CNN e intitulado "O que os professores realmente querem dizer aos pais". O artigo descreve um cenário de guerra, travada entre pais e professores. Na visão de Clark, os pais vêm transferindo suas responsabilidades para a escola, sem, contudo, aceitar que seus filhos se submetam de fato às regras da instituição. Por isso, assim que surge a primeira nota vermelha ou uma advertência, invadem a sala de aula culpando os professores – a pretexto de preservar a reputação e o orgulho de seus filhos. "Precisamos estar mais atentos à excelência acadêmica e menos preocupados com a autoestima das crianças", diz o professor, na entrevista concedida a VEJA.com e reproduzida a seguir. "Essas crianças deixam de aprender que é preciso se esforçar muito para conseguir bons resultados. No futuro, elas não terão sucesso porque, em nenhum momento, exigiu-se excelência delas." Clark conhece sua profissão. Aos 39 anos, vinte deles dedicados à carreira, o americano já lecionou na zona rural da Carolina do Norte, nos subúrbios de Nova York e atualmente comanda uma escola modelo no estado da Geórgia que oferece treinamento a educadores. Graças à função, manteve, desde 2007, contato com cerca de 10.000 educadores de diversas partes do mundo, incluindo brasileiros.

Em seu artigo, o senhor fala de um ambiente escolar em que pais e professores não se entendem mais. O que tornou a situação insustentável, como o senhor descreve? A sociedade se transformou. Hoje, vemos pais muito jovens, temos adolescentes que se veem obrigados a criar uma criança sem ao menos estarem preparados para isso. São pessoas imaturas. Por outro lado, temos famílias abastadas, em que pais trabalham fora e são bem-sucedidos profissionalmente. Pela falta de tempo para lidar com os filhos, empurram toda a responsabilidade da educação para a escola, mas querem ditar as regras da instituição. Ou seja, eles querem que a escola eduque, mas não dão autonomia a ela.

Que tipo de comportamento dos pais irrita os professores? Acho que o ponto principal são as desculpas que os pais criam para livrar os filhos das punições que a escola prevê. Se um aluno tira nota baixa, por exemplo, ou deixa de entregar um trabalho, os pais vão à escola e descarregam todo tipo de desculpa: dizem que o filho precisava se divertir, que a escola é muito rigorosa ou que a criança está passando por um momento difícil. Ou, ainda, culpam os professores, dizendo que eles não são capazes de ensinar a matéria. Mas nunca culpam seus próprios filhos. É muito frustrante para os professores ver que os pais não querem assumir suas responsabilidades.

Problemas com notas são bastante frequentes? Sim. Certa vez tive uma aluna que estava indo mal em matemática. A mãe dela justificou-se dizendo que, na escola em que a filha estudara antes, ela só tirava boas notas, sugerindo, assim, que o problema éramos nós, os novos professores. Infelizmente, essa ideia se instalou na nossa sociedade. Se a nota é boa, o mérito é do aluno; se é baixa, o problema está com o professor. E quando as notas ruins surgem, os pais ficam furiosos com os professores. O resultado disso é que muitos profissionais estão evitando dar nota baixa para não entrar em rota de colisão com os pais, que nos Estados Unidos chegam a levar advogados para intimidar a escola.

Os pais poupam os filhos de lidar com fracassos? Hoje, existe uma preocupação grande com a autoestima da criança. Por isso, muitas pessoas se veem obrigadas a dizer aos pequenos que eles fizeram um ótimo trabalho e que são brilhantes, mesmo quando isso não é verdade. Essas crianças deixam de aprender que é preciso se esforçar muito para conseguir bons resultados. No futuro, elas não terão sucesso porque, em nenhum momento, exigiu-se excelência delas. Precisamos estar mais atentos à excelência acadêmica e menos preocupados com a autoestima das crianças.

Que conselho o senhor dá aos professores? É possível evitar que os pais surtem diante de notas ruins e do mau comportamento dos filhos se for construída uma relação de confiança. Em vez  de só procurar os pais quando as crianças vão mal na escola, oriento que os professores conversem com os responsáveis também quando a criança vai bem. Na minha escola, procuro conhecer os pais de todos os meus alunos. Procuro encontrá-los com frequência e envio cartas a eles com boas notícias. Assim, quando tenho que dizer que a criança não está rendendo o esperado, eles me darão credibilidade e confiarão na minha avaliação.

É possível determinar quando termina a responsabilidade dos pais e começa a da escola? As duas partes precisam trabalhar em conjunto. Os pais precisam da escola e a escola precisa do apoio da família para realizar um bom trabalho. Um conselho que sempre dou aos pais é que nunca falem mal da instituição de ensino ou do professor na frente dos filhos. Se a criança ouve os próprios pais desmerecerem seus mestres, perde o respeito por eles. O contrário também é verdadeiro. Os professores precisam respeitar os pais, porque eles são parte fundamental na educação de uma criança.

Em algumas situações a discussão sobre responsabilidades da família e da escola surge com muita força. Em casos de bullying, por exemplo, pais e professores trocam acusações. Sobre quem recai a maior parte da responsabilidade nesses casos? A minha resposta novamente é que precisamos trabalhar em conjunto. Quando o bullying acontece na escola, é obrigação dos professores intervir imediatamente. Mas muitos não agem assim porque querem evitar conflitos com os pais. E isso é muito grave. O bullying está devastando nossas crianças. Precisamos combatê-lo. Para que os professores tenham liberdade para agir, precisam do apoio dos pais. Mas você sabe o que acontece? Muitas vezes, quando os pais são chamados na escola para serem alertados de que seu filho está praticando bullying contra um colega de classe, o que ouvimos é: "Mas qual o problema disso? Tenho certeza de que outros colegas também zombam do meu filho e ele não se sente mal por isso." Mais uma vez, vemos os pais se esquivando da responsabilidade.

A que o senhor atribui o sucesso do artigo que estourou no Facebook? Eu escrevi o que todos os professores tinham vontade de dizer aos pais, mas não podiam dizer, porque isso os enfureceria. O que eu fiz foi dar voz a milhões de profissionais. Fiquei sabendo que muitas escolas imprimiram o texto e enviaram uma cópia a cada família. Na internet, pessoas de outros países também compartilharam a minha mensagem.

O senhor criou uma escola modelo, a Ron Clark Academy. Como é a relação de seus professores com os pais? Procuramos estabelecer uma relação próxima. Como eu disse, estamos constantemente em contato com os pais, nos bons e nos maus momentos. Também promovemos encontros semanalmente, nos quais ofereço aos pais a oportunidade de assistir a uma aula na escola, destinada exclusivamente a eles, para que acompanhem o que está sendo ensinado a seus filhos. Ou seja, trabalhamos muito para conquistar uma relação harmônica. Não estou dizendo que é fácil lidar com os pais. Alguns deles podem ser bem malucos.

O senhor, na sua escola, recebe professores de diversas partes dos Estados Unidos e tambem de outros países, como o Brasil. Além dos problemas de relacionamento com os pais, do que mais professores de todo o mundo reclamam? As avaliações tiram o sono dos professores. Não sei exatamente como funciona no Brasil, mas nos Estados Unidos os professores são constantemente cobrados a melhorar o desempenho de suas escolas em testes padronizados. E todo o processo educacional passa a girar em torno de algumas provas. Isso é massacrante, para os alunos e para os professores. Os professores precisam de mais diversão na sala de aula.

Comentários


comentar

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para aprovação de comentários no site de VEJA

Iraci

Gostei desse artigo, pois é essa a realidade das instituições de ensino,hoje o professor não é visto pelos pais,como um educador, e sim como um auxiliar das atividades que é de responsábilidades dos mesmo.

09.02.2012

Aline Queiroz

Otima materia. É terrivel concordar, mas verdade seja dita. Muitos pais não tem base para pelo menos tentar dar uma educação aos filhos, e o pior transferir toda responsabilidade a terceiros. Isso é lamentável.

01.02.2012

jose monteiro teixeira

Educação no Brasil? Está igual a cantiga da perua: de pior a pior. E só olhar o último censo do IBGE. Quem pode paga escola boa para os filhos. Que não pode, coloca nas escolas públicas com os professores ganhando salário de fome e com medo de morrer em muitas periferias onde leciona. A elite política tem seus flhos nas bo(..)

30.01.2012

| Ler Mais

Paulo Ubirajara De Mattos Filho

Infelizmente nos dias atuais famílias têm sido constituídas de modo eventual: algumas por interesses comerciais e/ou familiares; outras para recepção de Programas Sociais Assistencialistas ou em consequências de uma relação sexual mal sucedida, obra do destino, etc. Logo, o relacionamento desse casal não tem como ser exempla(..)

29.01.2012

| Ler Mais

marcele

é aquela velha história a gente finge que dá aula e o aluno finge que aprende e assim vai o Brasil

29.01.2012

Irilda Maria de Campos Simões

Fui professora até alguns anos atrás e nesse tempo quem educava os filhos eram os pais, muito diferente do que é atualmente. Hoje está tudo mudado! Que horror!

29.01.2012

Rafael

Muitos aqui culpam os professores e dizem que o problema do Brasil está na falta de preparo, conhecimento entre outras coisas, mas um assunto muito importante quase ninguém considerou, Você é capaz de trabalhar com crianças que vão a escola por causa da merenda ou então que a criança ficou 5 anos na pré-escola e não reconhec(..)

29.01.2012

| Ler Mais

Joao

O problema é q diretores tratam a educação como comércio, nos obrigam a passar alunos e fazem de tudo para q o aluno continue na escola pagando e eles lucrando.

29.01.2012

Lia

Contraditório! Fechou o texto com aquilo que mais irrita os professores e atrapalha o que ele mesmo chama de desempenho acadêmico:a diversão em sala de aula, que virou parquinho, corredor de shopping center, a pedagogia do 'lúdico' até quande se trta de assunto como doenças. Ponto positivo foi ver alunos uniformizados, uma (..)

28.01.2012

| Ler Mais

Ana Maria de Campos Oliveira

Concordo em parte com o Professor,Ron Clark nossa sociedade estão,a merce de Muitas Curiosiedades esquecem, do que es para, viver tem que por limites mas como se os pais não,consegue por limites, pois tambem não tiveram,eu vejo que nas escola,professor não estão sabendo ensinar muito menos educar, temos poucos Proficionais q(..)

28.01.2012

| Ler Mais

aparecida oliveira

Os pais hoje joga a responsabilidade toda a escola e aos profissionais culpando e responsabilizando pelo fracasso dos filhos.Esquecendo que a escola complementar a educação que deve vir de casa.90º/º dos alunos não trazem nehuma educação ,nós temos que ser pai ,mãe e educador na maioria das vezes,em uma sala com mais de (..)

28.12.2011

| Ler Mais

Daniela

Engraçado que muito se fala a respeito do que os professores passam, mas ninguém vê o que o aluno de escola pública enfrenta no Brasil, eu já estudei em escola pública e o que eu via eram professores acomodados que não preparavam nem aula, chegavam na sala e não sabiam nem o conteúdo a ser aplicado, além de claro não terem e(..)

27.12.2011

| Ler Mais

Daniela

Seria lindo se no Brasil os professores se portassem como tal, o que não é o caso, já fui aluna, e o que eu presenciava nas salas de aula do estado, eram professoras neuróticas, que não estavam nem aí para o conteúdo a ser aplicado, muitas nem preparavam aula e chegavam na sala de aula e enrolavam, e xingavam os alunos de bo(..)

25.12.2011

| Ler Mais

Raquel de Medeiros Alexandre

Olá, VEJA. Só quero dizer que agora que conheço o artigo de Ron Clark, como professora também vou usá-lo nas discuções com pais e colegas sobre o que nos tem incomodado e preocupado quanto a formação de nossas crianças. Penso que estamos caminhando tão mal neste sentido que nosso slogan, enquanto educadores (família + instit(..)

22.12.2011

| Ler Mais

silvia figueiredo

Na educação infantil é pior ainda,pois somos vistas como babas tanto pais quanto instituição.

20.12.2011

L.Fernando

Concordo com o posicionamento assumido e defendido pelo educadorna entrevista. Um texto muito importante que poderia ser apresentado e trabalh com os pais pelos gestores.

19.12.2011

Palo

Como Professor do Estado do RJ, compartilho da opinião do Ron Clark. os alunos não querem se esforçar para alcançar os seus objetivos, culpando os professores, inclusive, por passar muitos exercícios. Agora, se é a profissão que escolhemos, devemos (tentar) fazer o melhor. Porém, é IMPRESCINDÍVEL o apoio das instituições, o (..)

19.12.2011

| Ler Mais

Maria Luzia Gomes

Excelente artigo. Sou professora a quase trinta anos numa cidade do interior da Bahia, onde os problemas são idênticos àqueles abordados pelo professor Ron Clark, com uma diferença: os pais só aparecem na escola (quando o fazem)ao final do ano letivo em que não há muito o que fazer.

18.12.2011

paulo sky

Não sou nenhum especialista em educação mas tenho a certeza se todos acompanhar melhor o desenpenho de seus filhos e exigir aquilo que aprende em sala de aula não tem como tirar nota baixa.

18.12.2011

João Cavalcante Filho

>>Há muito tempo educação no Brasil assumiu o papel da mediocridade. Nossos governantes pouco ou nenhum interesse têm em investir na qualidade do ensino - pasmo vejo no dia de hoje (17/12/2011) na globo, o luciano hulk fazer mais pelo ensino do que os governos do Rio de Janeiro, pois em seu programa foram doados mais de 470 (..)

18.12.2011

| Ler Mais

C. Nobre

Aprendi o respeito aos professores ainda pequeno. Minha homenagem a esses educadores que são humilhados por quem nunca os reconheceu. Você está lendo isso? Agradeça a um professor.

17.12.2011

Marlene Chobanian

Espetacular reportagem; retrata o quatidiano que nós professores, enfretamos. Vou trabalhar com essa matéria na sala de aula, como tema transversal, uma vez que tenho a felicidade de estar professora de Língua Portuguesa. Não poderia, um assunto de tal envergadura chegar ao conhecimento de todos os públicos que compreende o (..)

17.12.2011

| Ler Mais

Samuel Thompson

Leis absurdas que foram elaboradas e outras que estão sendo votadas por políticos mal preparados,tem contribuído para a degradação moral e social. A falta de respeito dentro dos lares, são automaticamente transferidas para dentro das escolas e demais organizações. Por falta de limites que precisam ser estabelecidos a partir (..)

17.12.2011

| Ler Mais

Observer

imagine se uma escola no Brasil exigir uniforme igual para meninos e meninas..... veja na foto todos com roupas iguais......IGUALDADE.....

17.12.2011

Loraine Schuch

Poucas vezes li uma avaliação tão perspicaz sobre educação, seus meandros e sutilezas. Meu marido e eu somos educadores e reconhecemos nesse autor a autoridade necessária para falar do tema. Muito bom saber que essa visão tenha tido repercussão nas redes sociais internacionais.

17.12.2011

Túlio Pereira

A função de um professor, é a de ensinar o que aprendeu também em escola passando os seus conhecimentos para o seu semelhante seguir a que se pretende na vida de cada um. Hoje em dia, muitos pais transferem para eles o que os pais deveriam e devem fazer com seus filhos: dar carinho, orientar sobre as coisas ruins e boas dest(..)

17.12.2011

| Ler Mais

Daniela

Sou professora e na maior parte do tempo penso que os pais, exatamente, procuram babás para seus filhos. Na escola, os professores. Em casa, os games e a internet. Tudo o que for possível para evitar conflitos, pois os pais trabalham e quando chegam em casa, o que não querem é problema para resolver. Então os filhos já sab(..)

16.12.2011

| Ler Mais

vanda

hoje no encrramento do ano me deparei com pais, professors, não admitindo a retenção da filha - em 5 diciplinas - recorrendo que reavaliemos o resultado; mesmo sabendo da irresponsabilidade, omissão, falta de compromisso e rendimento abaixo da média e frequência reduzida. Conversamos muito, explicamos o prejuizo que sua filh(..)

15.12.2011

| Ler Mais

Marli de Brito Brunelo

Infelizmente é a nossa realidade. Feliz o filho que tem os pais presentes no seu dia a dia e parceiros do professor.

15.12.2011

Iris

Esse artigo mostra a realidade vivida por muitos educadores.Os pais querem jogar todas as responsabilidades para a escola,acham que os professores é que tem o direito de educar e com isso acabam esquecendo que a escola somente acrescenta valores aos seus filhos.

15.12.2011

Iris

Esse artigo mostra a realidade vivida por muitos educadores. Os pais acham que todas as responsabilidades são da escola e esquecem que a escola é para acrescentar valores aos seus filhos.

15.12.2011

carmen

ccccccccc

14.12.2011

Cláudia

Leia!!!!!!!!!

14.12.2011

Solange

Ja fui professora e o meu esposo atualmente é professor e esta matéria coube certinho nos nossos pensamentos e obviamente de muitos professores...

14.12.2011

Jorge

A entrevista é um retrato da realidade nas Escolas brasileiras. É a pura e seca Verdade!!

14.12.2011

jorge luis

Isso de depositos de crianças já ocorre no Estado de São Paulo desde a criação da progressão continuada instituidas pelo PSDB com o já morto Graças a Deus Mário Covas que começou afundar as instituições do Estado de São Paulo, depois o nosferato do Serra aprovou e continuou a ferrar os professores criando provas inúteis para(..)

14.12.2011

| Ler Mais

Wilton

O professor Ron Clark é bastante simplista em algumas de suas afirmações. Autoestima e excelência acadêmica não são antagônicas, não é preciso deixar uma de lado para promover outra. Percebo que a argumentação do professor se desenvolve na idéia de transferir responsabilidades do professor para o estudante. Isso resolveria a(..)

14.12.2011

| Ler Mais

Marizi

Reportagem excelente todos pais deveriam tomar conhecimento desta reportagem, ela deveria ser colocada em todas as escolas .Parabéns ao Ron Clark.

13.12.2011

Maria da Graça Orlandi

O artigo é pertinente, os pais não entendem que queremos o melhor para seus filhos,sem disciplina e foco eles não terão sucesso. Os de 1a. a 4a. não conseguem ponderar sobre muitos assuntos da Internet. Apenas copiam textos sem entendê-los. A parceria escola/pais de alunos é primordial para alcançarmos um bom resultado.

13.12.2011

Nercy Luiza

O que diz Ron Clark é interessante sim, porém, absolutamente discutido entre professores e afins. O que muda é que o o professor citado é americano. Daí tanto auê. Acho que a revista precisa olhar para a educação do Brasil, fazer matérias com professores daqui. É preciso valorizar e dar voz a nós (também sou professora) e (..)

13.12.2011

| Ler Mais

SUELENA

A Educação básica deve vir de casa. Ao professor compete o ensino do conteúdo de sua área e o aperfeiçoamento de conduta. Fiquei 27 anos em sala de aula procurando ensinar Português/ Lireratura. tarefa árdua e pouco reconhecida. Sempre foi difícil administrar conflitos e desinteresse.

13.12.2011

Renato

A geração de pais de hoje não quer saber de fazer nada e só se acomodar e empurrar as suas obrigações para os outros, as escolas fazem o papel delas que é alfabetizar e prepara-las para o desenvolvimento cultural, os demais cabe a família para ajudar em seu desenvolvimento.

13.12.2011

Iza Antunes Araujo

Estou passando para a minha filha ler o artigo. Na minha época eu fui orientada pelos meus pais a respeitar o professor. Na verdade, os alunos hoje, muitas vezes, convivem mais com os professores do que com os próprios pais. Gostei muito de ler o artigo.

13.12.2011

Mari Labbate *44 Milhões*

OS PROFESSORES SÃO BABÁS! Motivo: É Missão dos Mestres aprimorarem a Educação, que os queridos educandos recebem, em casa. Sou professora de Língua Portuguesa há quarenta anos e amo a minha profissão.

13.12.2011

Katia

Sou Professora e mãe, e sei exatamente do que o Professor Ron está falando, concordo plenamente; mas, primeiramente é necessário que os governos tenham uma única fala, pois cada vez que mudam governates, seja prefeito, governador e/ou presidente mudam-se as políticas, e ficamos como bola de ping-pong.Ás vezes ficamos sem sab(..)

13.12.2011

| Ler Mais

Claudio

A geração de pais de hoje não quer saber de fazer nada e só se acomodar e empurrar as suas obrigações para os outros, as escolas fazem o papel delas que é alfabetizar e prepara-las para o desenvolvimento cultural, os demais cabe a família para ajudar em seu desenvolvimento.

13.12.2011

Odair Firmino

Como é dificil enxergar coisas que estão diante de nossos olhos, ou seja, admitirmos que estamos falhando de uma certa forma, pricipalmente no papel de pais. Quando eramos filhos, obedeciamos nossos pais, hoje sou pai e obedeço meus filhos, os papéis se inverteram, não queremos ser aborecidos? damos aparelhos de ultima geraç(..)

13.12.2011

| Ler Mais

Antonio Fábio

Parabéns. Sou professor, 27 anos de magistério e é exatamente o que encontramos no dia a dia. A revista podia fazer um reportagem de capa sobre o assunto.

12.12.2011

Noeli Asbahr

A sociedade mudou como disse Elaine.Temos hoje muitos adolecentes pais e que não sabem ao certo o quie fazer.Trabalho num Centro Infantil e vejo que em muitos casos a família quer que o educador eduque .Como disse um médico : A criança hoje em alguns casos está tercerizada para a escola e até para a ligreja.Muitos não sabem (..)

12.12.2011

| Ler Mais

Fabíola

Fui professora durante 10 anos e, graças a Deus, sai dessa profissão. Pensava a mesma coisa que o professor Ron Clark. Educação se transmite em casa, já que esse papel é dos genitores e responsáveis. Professores transmitem conhecimento científico.

12.12.2011

paulo sérgio

Amizade (fortalecer), Modesto (ser simples), Obediente (a Deus, aos Pais, aos Professores, aos alunos - harmonia), Renúncia (a um instante de sua vida, pra ser solução e não o problema), parabéns! pelo artigo professor, Ron Clark e pela entrevista da veja.

12.12.2011

Cintia

Excelente a reportagem! Parabéns ao autor por sua maturidade e competência. A Educação precisa ser feita assim, com clareza, sinceridade, respeito, participação e autonomia. Eu aprovo a reportagem!!

12.12.2011

Karina

Aproveitando a fala do colega de profissão, indago a estimada revista. Por que não fazer uma reportagem de capa sobre o assunto ?? Por que não dar voz aos professores massacrados e mal pagos ?? Este foi o 2º artigo mais compartilhado do facebook ... Imaginem a repercussão do tema. E quando Amanda Gurgel surge em nosso país t(..)

12.12.2011

| Ler Mais

Paula

Alguém pode fornecer o tal texto na íntegra?

12.12.2011

Isabel

Concordo com o que disse o leitor Gabriel, seria ótimo que essa entrevista estivesse nas páginas marelas da revista impressa.

12.12.2011

maria das merces soares andrade

CONCORDO PLENAMENTE. SÓ QUE PARA MIM ISSO NÃO É NOVIDADE SEMPRE DIGO PARA MEUS ALUNOS QUE NÃO SOU BABÁ DELESE TAMBÉM FALO PARA OS PAIS DOS MESMOS SE NÃO ESTUDAR NA PASSA. ESSE NEGÓCIO DE PREOCUPAÇÃO COM NOTA APROVATIVA É PARA ALUNO RELAPSO. ESTUDANTE SEMPRE FAZ UM ESFORÇO EM APRENDER E SER APROVADO.

12.12.2011

Elaine Bueno

Como educadora,questiono alguns pontos das respostas de Clark e aprovo outros... 1) Se a sociedade mudou, e isso é notório, estamos diante de famílias diferentes de outras épocas. E o professor, mudou? Ou continua fazendo suas aulas como antigamente? Diante das transformações, que soluções efetivas estamos buscando para int(..)

12.12.2011

| Ler Mais

Maria de Lourdes Justo Garcia

Estamos cansados de pais omissos, que deixam toda responsabilidade para a escola. Pais, vamos cuidar dos nossos filhos, antes que outros o façam.

12.12.2011

neto

não vejo novidade no discurso do professor, sou educador e esta tema é conversa diaaria nos encontros pedagogicos.

11.12.2011

Maria

Nós professores realmente sofremos aqui no Brasil.

11.12.2011

LUIZ GONZAGA DIMAMPERA

A CRIANÇA PERDEU O ESPAÇO NAS RUAS E PRAÇAS PARA BRINCAR , PELO TRANSITO CAÓTICO, PELAS GANANCIAS IMOBILÍARIAS , DROGAS, ASSALTOS, A MALDITA E BENDITA INTERNET, FALTA DE RELIGIOSIDADES DOS PAIS, CRIANÇAS SEM LIMITES, A MÍDIA DIZENDO QUE PROFESSORES SÃO MAL FORMADOS, UM CÓDIGO QUE QUE A CRIANÇA PODE FAZER TUDO, QUE O LIMITE(..)

11.12.2011

| Ler Mais

katia magro de souza

Ron, realmente você foi porta voz de milhares de professores...diretivo e verdadeiro.Vamos aguardar a plena conscientização das familias nessa parceria!

11.12.2011

Carlos Musse

Excelente entrevista. Tenía que ser alguien de la talla de Ron Clark que lo dijera para que le hicieran caso. En Brasilia solo se encuentra "colegios" donde los alumnos son más clientes que alumnos. Inclusive en colegios religiosos lo único que les interesa es conseguir más alumnos y temen perder los que tienen para lo cual (..)

11.12.2011

| Ler Mais

Lúcia Cristina Rudge Bortoli

Sou Professora e Pedagoga há 23 anos e sempre trabalhei em escolas públicas brasileiras, o que corresponde parabenizar em pé e aplaudindo muito, o conteúdo desta matéria, pois a verdade sobre o relacionamento pais-alunos-escola foi magistralmente bem retratada, mostrando que o aprendizado e o sucesso do aluno só acontecem qu(..)

11.12.2011

| Ler Mais

Claudio

estou formando este final de ano e é exatamente este meu conceito. Mesmo no estágio, minha postura refletia as considerações do Sr. Ron.Aqui no Brasil o que mais se vê são babás de crianças mal educadas e seus pais prepotentes, mas devemos lutar para que essa situação se reverta.

11.12.2011

Gina

Excelente artigo!!! Tinha que ser publicado nas páginas amarelas da revista. Descreveu o que 90% dos professores estão passando.

11.12.2011

silvia taraleskof

Tudo o que este professor falou esta absolutamente correto. Nos, professores, adoecemos e envelhecemos precocemente porque nossos alunos nao demonstram nenhum interesse pelo conteudo apresentado. Estou CERTYA de que este modelo de escola vai acabar em breve, mto breve. Ha que modificar todo o programa escolar para conecta-l(..)

11.12.2011

| Ler Mais

suzana

Até que enfim apareceu alguém para dar opinião sobre a sala de aula, ele pelo menos entra na sala de aula e sabe a realidade que enfrentamos, o pior é quando os consultores que só conhecem a escola atráves de literatura e vão para a imprensa como grandes reformuladores e atribuem o fracasso do aluno a nós professoras. Goosta(..)

11.12.2011

| Ler Mais

Matheus Salvi

Realmente, isso é verdade. Quando lecionava, pude sentir na pele isso. Ser pai, padre, conselheiro e amigo é uma coisa, lecionar é totalmente diferente. Ou dava minha aula ou dava atenção à carência dos alunos. Como não pudia dar minha aula decidi ir para uma outra carreira.

11.12.2011

Monica

Ah....e pais, não são educadores!!!!!!!!!!! Eles mandam conteúdos pro alunos e que se danem em casa ou com professoras particulares!!!

11.12.2011

Monica

O que vejo são professores, mal pagos que fazem bullyng contra alunos, grupos fechados de pais que tem mais condições(ou pensam que tem)e professores nesses grupinhos.é vergonhoso....professor tem que ter profissionalismo sim!!!!!!!!!

11.12.2011

lara cris

ja falo isso faz tempo ,os pais colocam os filhos na escola e pronto ,os professores tem que suportar as birras deles ,as xingações ,gestos obcenos, enfim o espelho dos pais em casa que tbn não tem educação pra dizer um bom dia ou obrigada com licença ,tem alunos que nen os dentes escovam ,os que se dizem pais sao uns sem no(..)

11.12.2011

| Ler Mais

Shirley Hornung

Seu artigo fala de questões pertinentes,o aluno deve respeitar o professor e a escola, a relação escola e familiar deve também ser respeitada e ouvida.A escola se preocupa com o aprendizado do aluno, este é o foco, mas assim como pais não entendem a filosofia do educar voltado ao aprendizado e a importância desta formação,o (..)

11.12.2011

| Ler Mais

Rodrigo Ribeiro

Atuo também como professor e sei que este assunto é muito delicado para se tomar partido. Infelizmente, existem professores despreparados, desmotivados e, sobretudo, mal pagos. Entretanto, percebe-se pelas atitudes de muitos alunos da infância e adolescência que existe atualmente uma séria deficiência na educação básica, que(..)

11.12.2011

| Ler Mais

marcelo

Qual foi o primeiro artigo mais compartilhado em 2011 por usuários americanos do Facebook?

11.12.2011

Ricardo Yamada

Muito interessante a matéria, vivemos estas dificuldades todos os dias, dicas importantes foram dadas, mas precisamos diminuir os discursos e partir para a prática, criar realmente laços estreitos entre família e escola que estejam integrados para que não seja somente uma utopia.

11.12.2011

freitas

Com efeito, gostei dessa frase: "No futuro, elas não terão sucesso porque, em nenhum momento, exigiu-se excelência delas". Porque somente o professor tem que chamar atenção das crianças e os pais levar as festinhas?. Cuidem de seus filhos, pais! ele merecem. valeuu...!!!

11.12.2011

Ernandes

Os país tem que assumir suas responsabilidades com os filhos e não colocar tudo a cargo das escolas e dos professores.

11.12.2011

leila leperin

Segue um relato de fato que ilustra o tema do artigo. Este semestre, comentei com duas estudantes que a foto que elas disponibilizaram em seus sites (construir sites faz parte do conteúdo desta disciplina) estavam muito sensuais e elas deveriam considerar a troca da foto. Uma das estudantes agradeceu, dizendo que não havia p(..)

11.12.2011

| Ler Mais

Altomar de Macedo

Existem gestores de escolas que são muito bons, lá o coro come! Mas outros ficam com tanto medo que parecem gerir uma penitenciária. Os bandidinhos começam lá!!!

11.12.2011

José Marcos

Aqui no Brasil ainda é pior. Com a lei (ECA) mal interpretada e mal aplicada, o Ministário Público, coadjuvado pelo Conselhos Tutelares, insistem na inclusão do aluno A QUALQUER CUSTO. E a ainda passam a mão na cabeça do mau aluno.

11.12.2011

Lauro Almeida de Oliveira

No Brasil os educadores são edu... ca... dores... dos governantes omissos, sejam os de casa, dos executivos, dos legislativos e dos judicários...todos mandam nos educadores entretanto não educam a si próprio. Cada um faz o que bem entendem com a educação e seus educadores. As 'crianças' refletem isso dentro das salas de conh(..)

10.12.2011

| Ler Mais

Anselmo

Claro que nós precisamos, regularmente, de avaliações sobre o nosso trabalho, assim como qualquer outra categoria profissional, oras! Eu simplesmente não entendo porque professores se acham tão especiais. Vem cá, se tu for ao mercado e comprar qualquer produto estragado, não volta lá para trocar? Se o mecânico trocar uma pe(..)

10.12.2011

| Ler Mais

luciana

Esse problema é muito sério! Será que esses pais devem voltar para escola para aprender que educação é responsabilidade principalmente deles? Que a escola até tenta educar mas, o aluno chega em sua casa e os pais não dão bons exemplos destruindo todo o nosso trabalho! E simplismente jogam os seus filhos na escola, como se fo(..)

10.12.2011

| Ler Mais

Nevio Caparica

Quem educa é pai e mãe.A escola pode apenas auxiliar nessa tarefa através de parceria.Os pais devem confiar na escola escolhida para seus filhos e conversar permanentemente.

10.12.2011

Rosangela

Tudo isto é verdade!!! Esqueceu de mencionar as agressões físicas e verbais feitas contra o educador pelos alunos ou pelos seus pais.

10.12.2011

Marcos Gardene

seria ótimo ver este assunto nas páginas amarelas. Um educador que dá conta do seu recado, náo pode nem deve temer os embates, seja com pais pagantes ou náo, seja com diretores ou com o Mp.

10.12.2011

GRACE

o Governador de Minas Gerais poderia ler esta matéria e ver a situação do ensino em minas, onde NAO HA REPROVAÇÃO.Somos obrigados a passar o aluno , ele NAO PODE TOMAR BOMBA, ou seja, REPROVADO !!!!!

10.12.2011

José Carlos

Nenhuma novidade.Esse tema já foi exaustivamente abordado por vários especialistas em educação aqui no Brasil.

10.12.2011

Claudia

A veja poderia disponibilar o texto citado do professor, na integra!!! fica a sugestão!

10.12.2011

José Carlos

Cadê a novidade?

10.12.2011

Marcelo

Este artigo deveria ser mandado para diretores e coordenadores das escolas do Brasil,pois eles preferem bajular os pais,com medo de perder o aluno ou sofrer algum tipo de processo,do que apoiar o seu professor.

10.12.2011

Diana

Os alunos acham que sala de aula é ponto de encontro, local para diversão, para extravasar. Eles precisam olhar com outros olhos os estudos, ter mais seriedade e descobrir na seriedade suas vantagens e até o prazer.E isto é possível, mas tem que ser aprendido!

10.12.2011

Diana

Excelente o texto do professor, só discordo no final quando ele fala que as escolas precisam mais de diversão, se olharmos nas escolas do Brasil as piores são pura diversão ( para os alunos). Eles precisam mesmo é de levar a escola com mais seriedade, se falta diversão em suas vidas estas devem ser feitas em locais e horário(..)

10.12.2011

| Ler Mais

ERIVÂNIA

O ARTIGO É SUPER INTERSSANTE E NÃO FOGE DE NOSSA REALIDADE AQUI DO BRASIL , É PRECISO Q TENHAMOS MAIS PROFISSIONAIS CLARK, E PODE TER A CERTEZA Q SOU UM DELES.

10.12.2011

Cecília Regis

Compartilha o artigo na íntegra com a gente! Obrigada

10.12.2011

jj

Permita-me discordar do titulo da matéria, professôres "as" não são babás e nem educadôres, e sim instrutôres.

10.12.2011

Regina

E o que dizer de professores pais? quando no primeiro papel reclamam, com razão, do comportamento dos pais; porém quando na qualidade de pais, caem matando o professor que deu nota baixa pro aluno mal educado, preguiçoso e arrogante que o papai criou?

10.12.2011

Luciane

Essa ultima parte em que ele fala de como essas avaliaçãoes padronizadas tiram o sonos dos professores é a mais pura verdade, e o Brasil já esta se tornando esse inferninho tbm, do ensino infantil ate o ensino superior somos "avalidados" prova brasil, provinha brasil, enem, enade... avaliação essas que são inuteis por só ex(..)

10.12.2011

| Ler Mais

geran

Esse ron é da pesada mesmo. Realmente, ser babá de crianças mal educadas, mormente AQUI NO BRASIL nunca foi e nunca será responsabilidade de professor, principalmente do ensino fundamental e que NORMALMENTE ganham uma m#@#a. Conheço um a professora alfabetizadora das melhoras e que ´depois de 31 anos de trabalho bem feito, g(..)

10.12.2011

| Ler Mais

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados