Blogs e Colunistas

01/02/2014

às 17:59 \ Economia, Política

Se o investimento do governo brasileiro em Cuba é bom, por que tanto sigilo?

O jornalista Duda Teixeira, da Veja, tocou na ferida com sua matéria na revista desta semana sobre o porto de Mariel em Cuba, financiado por nosso governo petista. Os militantes pagos pelo partido saíram em defesa essa semana da racionalidade econômica da decisão. Sei. Se foi tão bom para o Brasil, por que tudo está tão envolto em sigilo?

Tendo o Brasil enorme carência de portos, uma infraestrutura capenga, um governo que reduz os investimentos para expandir gastos, um PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que é um fracasso na prática, parece muito estranho o governo celebrar esse investimento feito em Cuba.

Ninguém pode ser acusado de paranoico se levantar a suspeita de que foi simples transferência de recursos para a ditadura camarada e agonizante, agora que os petrodólares venezuelanos minguaram, e que no caminho possa ter rolado um toma-lá-dá-cá para ajudar no financiamento da campanha eleitoral do PT este ano. Como diz Duda:

duda teixeira

Tudo muito estranho, muito suspeito. Principalmente quando vemos a reação de sites e blogs que todos sabem servir ao PT de forma escancarada, tentando justificar que o investimento é a melhor coisa do mundo para nossa economia. Piada de mau gosto, que aumenta ainda mais as suspeitas. Como diz Duda, esse investimento está mais para um PAC mesmo: Programa de Amparo a Cuba!

Rodrigo Constantino

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

57 Comentários

  • Cesar

    -

    22/6/2014 às 23:14

    Isso é crime de LESA PÁTRIA.

  • Alice Maria V B Souza

    -

    10/5/2014 às 20:42

    Até quando a gente vai ter q compartilhar esses artigos e não poder fazer nada para mudar essa situação. Perceber que há pessoas que leem e ainda votam nesses calhordas, para não perder uma “bolsa”.! A Preguiça o Egoismo e a baixa-estima desse povo, decidem nosso Futuro. Sem falar nesses pequenos marginais impunes e não são poucos, que são menores para serem punidos, mas estão nas Urnas “eletrônicas” votando! E a Polícia ta se “lascando” de Processos, porque a Lei, não os protege! É uma cambada de “almas sebosas” gerenciando nossas vidas… É tudo uma estupidez tão grande!

  • José

    -

    26/2/2014 às 14:57

    Eo que mais dói, é saber que a dívida interna brasileira já ultrapassou à R$ 1.100.000.000.000,00 (UM TRILHÃO E CEM BILHÕES)será que é assim mesmo que se escreve?, pois devido a tantas numerações eu já nem sei, só sei que se continuarem oPTando por tal governo, as operações de ADIÇÃO e MULTIPLICAÇÃO serão mais devastadoras ainda.

  • Gilberto

    -

    23/2/2014 às 21:57

    “Ah, mas tem os juros.” Imagino os juros que a falida economia cubana tem para oferecer para o Brasil. E olha o tamanho do investimento! Um absurdo. Sou mais investir nos serviços daqui do que esperar pelas esmolas que Fidel Castro dará para o Brasil… ops, para o PT.

  • Valmir

    -

    6/2/2014 às 21:37

    Deve ser uma nova modalidade de desviar dinheiro publico.
    Afinal, quem lembrara deste fato ano que vem ? E em 2027?

  • Fernando Resende

    -

    4/2/2014 às 13:00

    O pior é saber que a Dilma vai ganhar de novo, infelizmente no Brasil quem decide eleição não lê jornal.

  • Mônicka Christi

    -

    3/2/2014 às 17:25

    Está tão óbvio que é mais maracutaia deste governo de corruPTos extorquindo o povo e saqueando a nação após seu total sucateamento encoberto pelos caros comerciais produzidos no intuito de fazer uma lavagem cerebral. No decálogo de Lênin tem uma das orientações que afirma a necessidade de repetir uma mentira até que acreditem, o povo, ser uma verdade.

  • Antonio Hortencio

    -

    2/2/2014 às 21:26

    Quem pensa que este episódio vai afetar o PT está redondamente errado, pois a maioria dos eleitores, àqueles que recebem bolsa família, jamais tomarão conhecimento . Estes miseráveis que acreditam no governo dos “PTralhas” continuarão votando e a manutenção do poder continuará nas mãos desta quadrilha.

  • DIZ

    -

    2/2/2014 às 20:40

    Se lá em 2027 os “empréstimos” serem ilegais, punir quem? O fantasma do molusco???

  • Leda

    -

    2/2/2014 às 19:08

    Deve ser pagamento de dívidas do PT, passadas e futuras.

  • RPCS

    -

    2/2/2014 às 18:38

    A muito tempo que o BNDES não tem dinheiro para emprestar a ninguém.
    Os recursos que ele tinha emprestou para o Eike, o Friboi, etc, e não verá mais essa grana pois todos estão falindo.
    O dinheiro que ele está emprestando agora, e do nosso imposto e de empréstimo que o governo PETRALHA está pegando a juros de mercado e repassa para o banco emprestar a juros camarada.
    Deve-se dizer que desse dinheiro só voltara parte, em função da diferença de juros.
    De que adianta os otários ficarem comentando aqui indignado? Temos que obrigarmos a esses canalhas dos políticos a pararem com essas sangrias.

  • maria jose' mesquita

    -

    2/2/2014 às 15:44

    Ha um grande molusco, ate’ condecorado internacionalmente,por incrivel que pareca, que esta por traz dessa bandalheira!

  • Hércules Deibe

    -

    2/2/2014 às 15:40

    isso que esta acontecendo faz parte da …”Agenda” um cronograma Marxista, comunista que começou no inicio do século 20. E pt é um instrumento dessa mudança que quer destruir a nossa sociedade como a conhecemos.

  • DK

    -

    2/2/2014 às 15:04

    Como, numa democracia regida por uma Constituição existe a possibilidade
    da aplicação de 2 bilhões de reais (ou dólares?) por decisão de uma imperadora e de mais alguns membros (ou bobos) da Corte, sem aval, nem do Congresso Nacional (para que existe?) nem do Supremo.
    Por que, para aplicação em obras no Brasil, os recursos só podem podem ser aplicados após uma licitação?

  • Gabriel Pereira

    -

    2/2/2014 às 13:39

    Rodrigo
    Por que o congresso não tem direito de saber e entender o que está por trás dessa loucura? Não há nenhum instrumento legal que permita abrir esta caixa preta? Gostaria de entender melhor este dispositivo legal que dá ao governante este poder de alegar sigilo em qualquer situação que lhe convenha. Abraço

  • 'Bob

    -

    2/2/2014 às 13:11

    Pois é Rodrigo, enquanto o PT envia para países comunistas o nosso suado dinheiro pago com impostos, ou com endividamento publico, fica o alerta para todos nós brasileiros, ou qualquer outro cidadão forasteiro que acha esses regimes uma maravilha:
    .
    “Um giro por Havana”
    http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1793
    .
    “Por que Cuba é pobre”
    http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1792

  • JL

    -

    2/2/2014 às 12:47

    Acho que o nome correto é PACCu – Programa de Aceleração do Crescimento Cubano, a mais nova ideia da governanta desgovernada!

  • Toninho Malvadeza

    -

    2/2/2014 às 12:37

    Já posso até ver,na próxima manifestação de rua um grande e colorido cartaz dizendo:” QUEREMOS PORTOS PADRÃO MARIEL DE CUBA ”

    PS- NÃOVAITERCOPA

  • Rodrigo Bastos

    -

    2/2/2014 às 12:11

    Agora fica a pergunta Rodrigo: você já viu algum país comunista fazendo acordos com países que não são comunistas?!

    É dificil!!! #ForaPT

    Parabens pelo blog!Já o acompanho há temposss!!

    Abraços!

  • Antonio

    -

    2/2/2014 às 11:44

    Uma pequeníssima parte já voltou para as vaquinhas do Genoíno e do Delúbio, outra parte é da Odebrecht e vai financiar os companheiros na próxima eleição, e ainda outra parte, não tão pequena, deve ter ido para as contas do Barba e da Vana nos paraísos fiscais. Não acredito em solidariedade vinda desse tipo de gente.

  • copa do lula: R$ 33 BILHÕES

    -

    2/2/2014 às 11:37

    O curioso é que jornalistas chapas brancas como o quenedi Alencar, de forma enrustida e disfarçada, fazem a defesa dessas DOAÇÕES à Ditadura Cubana, mas os Jornalistas independentes e os veículos de comunicação que não servem ao petismo se OMITEM e se CALAM. Porquê ?????????

  • Roberto Figueiredo

    -

    2/2/2014 às 11:32

    Faço apenas um pequeno reparo ao excelente texto do jornalista Duda Teixeira: a classificação do acordo como secreto impede apenas, nos termos da Lei de Acesso à Informação, o acesso a qualquer um do povo. Não é possível impedir que os órgãos de controle do Poder Executivo, notadamente o Poder Legislativo e o Tribunal de Contas da União, fiscalizem os termos do financiamento. Só falta, caro Rodrigo, que eles queiram investigar…

  • Sergio Braga

    -

    2/2/2014 às 10:57

    Meu prezado Constantino. Se os incompetentes chefes da quadrilha PeTralha pensam que estão à frente, tenha certeza que nós, cidadãos competentes sabemos muito bem que esse investimento em Cuba é fifty-fifty , no mínimo.Ao mesmo tempo, é um meio seguro de mandar dinheiro para fora do Brasil, para beneficiar o comando PeTralha, que depois vai desfrutar a grana sem ser incomodado. Quer coisa melhor????Trouxas………..

  • Bacalhau protuguês

    -

    2/2/2014 às 10:57

    -
    Pelo memso motivo que escondram OS REAIS MOTIVOS DA visita a portugual – segredo de estado, k k k

  • Marco

    -

    2/2/2014 às 10:07

    É um assalto descarado!!!! Perderam a noção e a vergonha. Claro que não tenho provas, até porque em 2027 não sei nem se estarei vivo, mas os cofres das campanhas do governo agrafecem. Temos que fazer alguma coisa.
    Como pode nosso dinheiro ir para um lugar, fiscalizado pelo Fidel? Que garantias teremos que não terá desvios?
    Tá muito difícil não se revoltar. Até começo a compreender os mais radicais.

  • Luiz

    -

    2/2/2014 às 9:52

    Com tanto sigilo, soh pode ter maracuanis, e da pesado por trás disso. Enquanto isso, nós pagamos pesados impostos pra termos serviços públicos péssimos, que são uma afronta, um desrespeito absoluto com o cidadão honesto. Quem defende Cuba ou aqueles ditadores assassinos decrépitos dos castros, ou eh completamente ignorante ou eh um total canalha.

  • Luiz Carlos (não o Barretão)

    -

    2/2/2014 às 9:48

    O porto de Mariel, vai sim ter uma grande serventia para o “povo” brasileiro. A partir dessa inauguração os charutos COHIBA ( 200 dólares a caixa com 20) vão chegar rapidinho para a rica petralhada. Os vagabundos fumaram e gostaram!

  • Socialismo cheio de bandido!!

    -

    2/2/2014 às 9:02

    Nem os militares na chamada ditadura, enganaram, maquiaram e traíram o povo e o pais como esse PT. Em outubro, votemos em massa, para salvar o país. Nunca mais PT!

  • Nadijane Cervice

    -

    2/2/2014 às 7:24

    esse PT tem um plano de poder e nao de governo do Brasil. Querem implantar e apoiar o comunismo regionalmente. Viraram as costas para os EUA para apoiar todo esquerdista bandido da america latina. Paises que são descentes como o Chile o Brasil ignora. OS MILITARES deveriam estar alertas.

  • Gui

    -

    2/2/2014 às 2:50

    sobre esse ABSURDO, nem o mais idiota esquerdista tem como defender que foi uma boa.

  • Bruno

    -

    2/2/2014 às 0:27

    Finalmente. Posso concordar plenamente com o artigo. E dou até parabéns ao autor por não jogar a culpa desse investimento obsceno nos homossexuais.

  • adriano

    -

    1/2/2014 às 22:23

    “Se o investimento do governo brasileiro em Cuba é bom, por que tanto sigilo?”
    porque o pt continua roubando o Brasil, oras bolas, bem simples ou tu acha que ladrões fazem o quê?

  • wilson

    -

    1/2/2014 às 22:22

    Cuba 50 anos de fracasso espetacular precisa de capitalismo de Banania que faz socialismo com o dinheiro dos desdentados.

  • Ricardo A

    -

    1/2/2014 às 21:45

    Está claro que Dilma e sua turma são comunistas, e querem mesmo perpetuar os castros no poder na ilha do mal, por muito tempo ainda. Esta amizade já vem de tempos atrás, desde quando os militares acabaram com seus objetivos de implantar o socialismo no BR. E agora, esse escárnio com o dinheiro público, e com o poder nas mãos, Dilma e PT vão continuar com o plano de poder daqueles tempos. Já aparelharam o Estado, o judiciário, parte da imprensa, denegriram a imagem da PM e das forças armadas. Daqui a pouco vem o controle da imprensa e internet, e depois o bolivarianismo lulopetista estará alojado no BR, de acordo com as orientações do Foro de S.Paulo. Por hora só nos resta a urna em 2014 para expulsar essa gentália do BR.

  • Eduardo

    -

    1/2/2014 às 21:37

    Dinheirinho vai pra cuba lançar seus produtos no mercado global e dinheirinho volta pra cueca da presidentA SorridentA eficientA gastar com os marketeiros e garantir sua reeleição para pder mandar mais do nosso dinheirinho pro milico ditador!!!

  • Romell

    -

    1/2/2014 às 21:32

    Também acho uma aberração o investimento no porto de Mariel, mas fico surpreso por não haver críticas e comentários jornalísticos sobre os investimentos, via BNDES, em países da África, pois o montante é muito maior, procure se informar, gostaria ler sobre o assunto.

  • Floripano

    -

    1/2/2014 às 21:26

    Engraçado que qualquer crítica que se faz ao PT, a patrulha já tenta achar algum problema durante o governo FHC como se todo mundo que fizesse críticas ao PT fossem do PSDB. Sobre este assunto eu vi blogs petistas resgatando uma notícia de que o FHC teria emprestado dinheiro para Cuba tb (11 milhões de dólares) como se isso enfraquecesse o absurdo que é “doar” uma cifra bilionária a Cuba.

  • jose luis freitas de oliveira

    -

    1/2/2014 às 21:12

    E PARTE DE MONTANTE É UM SUPERFATURAMENTO PARA CUSTEAR A CAMPANHA,PARA TENTAR A REELEIÇÃO DE DILMA !

  • Veja bem...

    -

    1/2/2014 às 20:53

    No país fictício que todos conhecemos, chamado Banânia, existem orgãos de fiscalização, como o TCU, bem como Ministério Público, imprensa livre, xeretas como o Constantino, etc.

    Os recursos canalizados para a ilha-presídio, no entanto, podem regressar a Banânia (em parte, é claro) de forma discreta, numa relação de absoluta confiança entre camaradas vermelhos que cooperam há décadas e nunca perderam o contato. Ficam assim, livres de qualquer controle, fiscalização ou limites estabelecidos pela justiça eleitoral para o financiamento de campanhas, pagamentos de fianças milionárias e qualquer outra destinação desejada. Quem se ocupa de fazer esse remanejamento? Naturalmente, gigantescos conglomerados econômicos que também se beneficiam com essa alegre farra socialista. Tudo isso é fição, é claro…

  • Cau Marques

    -

    1/2/2014 às 20:46

    A análise desses investimentos em Cuba não pode ser feita somente através de critérios econômicos ou político/eleitorais. Temos que incluir uma outra variável: o fator UTÓPICO/EXISTENCIAL! Para Dilma e para o PT, o Brasil está se aproximando do Jardim do Éden, ao investir em Cuba. Só Freud explica.

  • sergio matias

    -

    1/2/2014 às 20:42

    veja o teste político abaixo que interessante

    http://testepolitico.com/index.php

  • Bruno Sampaio

    -

    1/2/2014 às 20:41

    PAC – “Programa de Amparo a Cuba” é muito bom!
    Ruim é ser brasileiro nesses tempos que correm, com essa petralhada no phoder!

  • Marcelo Danton Silva

    -

    1/2/2014 às 20:36

    O Brasil vai tomar outro TOCO!! Quando Cuba se abrir, quem vai rolar em cima vão ser os cubanos de Miami….o Brasil só vai ficar com as dividas não pagas pelos fideis….ou alguém tem alguma dúvida sobre isso?

  • Einstein Bohr

    -

    1/2/2014 às 20:24

    O investimento em Cuba é uma obscenidade. É o fundo do poço que o Brasil chegou. Digo, fundo do poço porque o governo do PT não foi deposto após termos descoberto mais essa aberração. Só Deus sabe a quantidade de negócios obscuros que estão por trás dessa operação. E depois, as pessoas estranham como o PT arrecada milhões em poucos minutos para pagar multas de mensaleiros.

  • Rodolfo

    -

    1/2/2014 às 19:59

    Agora, deixando de lado os “malfeitos” transnacionais do PT, já que o Eike Batista acaba de vender o Hotel Glória para um fundo suíço, será que algum Diretor da Previ ou da Postalis entrará com uma ação na Justiça exigindo que o bloqueio desses recursos para que o Eike ressarça os prejuízos dos fundos com as ações da OGX? Ou vão deixar tudo por isso mesmo?

  • Marcelo Mateus

    -

    1/2/2014 às 19:56

    Ora bolas! Dizer que o PAC é um fracasso…
    O PAC (Programa de Aceleração Cubano)é um sucesso!
    E será ainda mais durante as eleições com tantos doleiros, perdão quis dizer médicos, espalhados pelo Brasil.

  • Ana

    -

    1/2/2014 às 19:36

    Quer dizer que o Kennedy Alencar tá no payroll do PT também?

  • arlete

    -

    1/2/2014 às 19:02

    PARABÉNS… PARABÉNS… PARABÉNS!!!
    Uau… Graças à Deus!!!
    A história sobre a parada da presidentA em Portugal estava tomando conta dos noticiários e das críticas… não que não a mereça.
    MAS, o ponto alto da viagem deveria focar EXATAMENTE este.
    O BNDES financiando um porto em… CUBA!!! (a mim parece brincadeira de mau-gosto).
    Por todas as razões colocadas acima deve-se cobrar, e muito, essa história.
    Se o PT fosse oposição já estaria com a militância nas ruas…

  • Odilon Rocha

    -

    1/2/2014 às 18:58

    PACTO DE AMPARO À CANALHICE. POIS O DINHEIRO VAI E VOLTA.
    COMO QUE É???? BENS E SERVIÇOS DO BRASIL? ENTÃO POR QUE ESCONDER?
    UM PAÍS DE TROUXAS E CEGOS!
    JÁ AVISO: VAI DAR EM NADA! E O DINHEIRO QUE A VENEZUELA NOS DEVE NA REFINARIA ABREU E LIMA? ESQUECERAM?
    E A SUSPEITA DE FRAUDE NA MEGA 3 SEMANAS ATRÁS, CUJO DESVIO DE GRANA PRETA (SÓ 78 MILHÕES! SÓ!) DA CAIXA – QUE ADMITIU SER O MAIOR ROMBO DA SUA HISTÓRIA – COMO FICA?

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados