Blogs e Colunistas

17/06/2014

às 11:46 \ Cultura, Política

E se o logo da Copa fosse nas cores de nossa bandeira?

Meu texto “paranoico” sobre o vermelho no logo da Copa deu o que falar. Confesso: o PT deixa a gente meio paranoico mesmo, e com razão! Afinal, trata-se de um partido que parou no tempo da Guerra Fria, que ainda prega o “socialismo do século 21″, que flerta com o regime jurássico cubano, que dissemina a luta de classes, colocando “trabalhadores” contra “ricos”, que enxerga o modelo bolivariano como um caminho louvável. Com o PT, todo cuidado é pouco (vide PNDH-3 e, agora, o Decreto 8.243).

No mais, sabemos que o PT é o primeiro a adotar símbolos e misturar estado com partido. A estrela vermelha no jardim do Palácio do Planalto foi a prova máxima disso, ou então quando o ex-presidente Lula foi a uma reunião com Bush usando um broche do PT, em vez de uma bandeira do Brasil, ignorando que não era mais o representante de um partido, e sim de um povo. Bush, naturalmente, usava uma lapela com a bandeira americana.

Portanto, não seria grande surpresa se houvesse alguma pressão para que a agência de publicidade escolhida usasse o vermelho, a cor que o partido gosta de espalhar por todo canto, no logo oficial da Copa. Não custa lembrar que o comunista Oscar Niemeyer participou da escolha, aumentando as suspeitas. Essa turma tem tara pelo vermelho de sangue, fazer o quê?

Muita gente tentou ridicularizar minha “paranoia”, inclusive apelando para slogans manjados dos esquerdistas. Perguntaram se eu via comunistas embaixo da cama também, ou se achava que eles comem criancinhas. Pobres coitados: nem sabem que, de fato, comunistas comeram crianças, ou pior, obrigaram os próprios familiares a comê-las, como no caso chinês. Está tudo em relatos oficiais compilados no Livro Negro do Comunismo, que deveria ser leitura obrigatória em aulas de história. Ignorância é uma bênção, e muitas vezes o “paranoico” é apenas alguém mais informado.

Outro ponto é que eu, em momento algum, disse que acreditava na propaganda subliminar. Não é preciso que eu acredite nisso, ou mesmo que ela funcione de verdade. Basta que alguns petistas acreditem, e ponto final. Não sou adepto a teorias conspiratórias, e tenho esse e esse texto sobre isso. Mas manter alguma paranoia quando se trata de PT é saudável, porque essa turma é capaz de tudo mesmo (Celso Daniel que o diga).

Uma acusação muito comum foi sobre a “harmonia cromática” do verde com o vermelho, justificando, assim, a escolha das cores diferentes de nossa bandeira (sei que não é uma necessidade ter as cores da bandeira, mas tampouco é indesejável). Ora, posso não entender do assunto, mas fosse assim, então esses “especialistas” todos estariam afirmando que nossa bandeira é feia, não possui “harmonia cromática”? É isso mesmo?

Fiz um teste: pintei o ano de azul, utilizando um método caseiro e grosseiro, com um Paint Brush mesmo. Nada perto do que se pode chamar de profissional. Ao contrário: mais amador, impossível. Mesmo assim, não julgo o resultado ruim do ponto de vista estético, e convido os leitores a julgar por conta própria:

Slide1

Confesso que prefiro o azul ao vermelho. Gosto é gosto, cada um tem o seu. Há quem ache lindas aquelas passeatas e manifestações orquestradas pelo PT e o PSOL, repletas de bandeiras vermelhas e com imagens do assassino Che Guevara. Eu prefiro a bandeira brasileira…

Rodrigo Constantino

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

136 Comentários

  • mozart de alcantara vieira

    -

    1/11/2014 às 12:04

    Eu ficava triste e incomodado com o vermelho aparecendo toda hora entre as cores de nossa bandeira no logo da copa passada

  • Marise M. Marchiori

    -

    8/10/2014 às 22:27

    Concordo com você, não sabe como essa data em vermelho me incomodou.
    Ficaria bem em azul, agora já foi e não deu.
    Parabéns.

  • Luiz

    -

    7/8/2014 às 13:31

    Parabéns pela compreensão! Mas não adianta falar de mensagem subliminar com tolos, pois acham que é lenda urbana ou conto de fadas. Enquanto isso, a petralhada faz o Brasil de palhaço na cara dura.

  • Wellington Pablo

    -

    12/7/2014 às 19:07

    Eu também fiz um. Pro inferno com harmonia cromática, ficou bonito com azul e faz muito mais sentido…
    Link das imagens>>> http://imgur.com/a/jROfk

  • Tiluriso

    -

    12/7/2014 às 15:57

    Ficou muito melhor com esse azul. Verde, amarelo e vermelho é pra copa na Jamaica e Africa – já que vários países do continente as tem em suas bandeiras. Conspiraçãp/propaganda subliminar ou não, É claro que o PT percebeu mas, não se incomodou nem um pouco, afinal eles pensam que são donos do Brasil. Fora Dilma em ourubro.

  • Berta Reel

    -

    10/7/2014 às 22:13

    Ficou muito mais bonito com azul, gostei!

  • Berta Reel

    -

    10/7/2014 às 22:12

    E tem mais, valendo a teoria, que concordo, é uma mão amarela forçando o queixo da pessoa para cima, mão de 4 dedos sobre a cabeça e outra mão verde tampando, à direita, os olhos e o nariz. O símbolo quer dizer : faça como eu mando!

  • JELIAS

    -

    7/7/2014 às 23:00

    Não acredita em propaganda subliminar? Os petralhas acreditam.Basta observar na midia comprada, principalmente rede Bobo que todos os dias alguma das reporteres veste vermelho.As outras emissoras tambem determinam tal situação ás suas reporteres.Não se assustem se a quadrilha levar em outubro,com certeza vão tentar inserir uma faixa vermelha na bandeira do Brasil.Vamos ficar assistindo?…

  • Charles Melo

    -

    6/7/2014 às 12:04

    E a cor das cadeiras do Estádio Nacional? Pensaram que era do Chile? da Espanha? ou do América do RJ?

  • Reginaldo Sampaio

    -

    5/7/2014 às 21:16

    Já vi até comentário que os dedos DO LOGO em amarelo representa as quatro letras do nome LULA, e os cinco verde representa o nome DILMA,não dá pra duvidar mais de nada.

  • Reginaldo Sampaio

    -

    5/7/2014 às 21:10

    Concordo plenamente, estes representantes do poder detém sobre si o que querem e o que não querem, nós a população somos manipulados mesmo que inconscientemente, mas há quem diga que tudo isso é besteira mas se formos olhar com veemência percebemos isso claramente, até os menos esclarecidos se perguntam; por que esse vermelho? Se na nossa bandeira em lugar algum existe essa cor.

  • Maria de Lourdes

    -

    5/7/2014 às 20:49

    Concordo com você plenamente, Rodrigo. Achei o logo muito mais bonito com o azul.Identifica o país e não o partido, que no momento, está no poder. Sempre que vi os petistas políticos em eventos, principalmente internacionais com gravatas ou broches vermelho sentia um imenso desprezo, pois eles não nos representavam, e sim o partido deles. Falta de ética e patriotismo. Passei a ver o vermelho, como algo muito ruim, porque associo a cor ao PT e as horrendas manifestações do MTST e MST, patrocinados por eles. Tomei horror ao vermelho. Parei de usar a cor e não sei quando voltarei a usá-la. Paranoia, pode ser.

  • Raissa

    -

    5/7/2014 às 17:05

    O pt se engana ao pensar que pode mais que DEUS.

  • Camilo

    -

    5/7/2014 às 9:45

    Concordo com tudo que foi falado pelo sr. Rodrigo. As cores de nossa bandeiras é verde; amarelo; azul e branco. Não existe o vermelho em nossas cores e se Deus quiser, nunca existirão.

  • freed

    -

    4/7/2014 às 16:34

    Eu não acho, eu tenho certeza, que comunistas comem criancinhas, lutam ferozmente para destruir as famílias, a religião, a moral,inclusive foram eles que andaram querendo tirar os símbolos religiosos da repartições públicas, das escolas etc…,além de serem a favor da liberação das drogas, como se já, não bastassem eles.

  • Álvaro Lazo

    -

    1/7/2014 às 17:34

    A cor vermelha no logo é apenas uma pequena exigência da Coca Cola e Mac Donald’s. Acredito que os raivosos das bandeiras vermelhas não têm nada a ver com isso.

  • enio

    -

    29/6/2014 às 10:08

    Moro em joinville-sc, e o saldo do prefeito anterior ptralha carlitos mers, foi muita corrupção, muita bagunça, muito descaso com os moradores, muitas atrapaTalhadas e muitas luminárias públicas na cor vermelha.
    Como se vê, esses ptralhas só querem uma coisa.Perpetuar-se no poder e usufruir das vantagens, para eles e para seus companheiros. O esquema deles PTralhas, e manter o desemprego (0)zero para todos os companheiros, de preferencia em repartição publica e/ou estatal. E o resto é que pague a conta. PT em nossa cidade nunca mais, never and forever.Amém.

  • Paulo Shimidt

    -

    27/6/2014 às 0:34

    Que paranoia com as cores. Não tem nada a ver com PT ou comunismo. O logo em verde, amarelo e vermelho foi criado pela agência de publicidade África, vencedora da concorrência internacional. O uniforme das crianças em amarelo e vermelho são as cores do patrocinador MC Donalds.

  • José A.

    -

    25/6/2014 às 16:19

    E o que dizer de uma bandeira com um campo vermelho e 4 estrelas amarelas (parecida com a da China Comunista), circundando um mapa do Brasil em azul (PSDB) isolado por um fundo branco (ameaça à paz), e com 13 listras (PT) em branco e preto (cotas raciais)… Ora, é a bandeira do Estado de São Paulo, governado há 20 anos pelo PSDB… Será que quem desenho a bandeira, há mais de 100 anos, também estava fazendo propaganda subliminar para o comunismo-petismo ? Ah, e a dos Estados Unidos com 13 listras (PT) em vermelho e branco ? Quanta bobagem com esta coisa do logo da copa…

  • Marcus Gama

    -

    24/6/2014 às 11:13

    Confira o logo da Copa na Alemanha em 2006. A bandeira alemã é vermelha, amarela e preta. Já o logo é predominantemente verde e azul. Propaganda pro Partido Verde?

  • antonio ausgusto dos anjos

    -

    24/6/2014 às 10:13

    Não se esqueçam que essa turma do pt é formada por ex-ladrões, ex-sequestradores, ex-assassinos, ex-terroristas, ex-guerrilheiros, ex-presidiários, ex-assaltantes. Não se surpreendam com nada que venha desta quadrilha.

  • antonio ausgusto dos anjos

    -

    24/6/2014 às 9:51

    Não se esqueçam que essa turma do pt é formada por ex-ladrões, ex-sequestradores, ex-assassinos, ex-terroristas, ex-guerrilheiros, ex-presidiários, ex-assaltantes. Não se surpreendam com nada que venha de um bando de ‘novos’ pilantras unidos aos velhos pilantras, Collor, Sarney, Renan Calheiros, Paulo Maluf !!!!!!

  • Emilio

    -

    23/6/2014 às 15:53

    Azul é mais bonito nesse contexto.
    E mais condizente já que a copa é no Brasil.

  • Sebastião

    -

    23/6/2014 às 11:08

    O vermelho que é bem melhor significa na minha interpretação, a disputa, a garra, a dedicação que uma competição desta propõe. Muitas empresas tem seu símbolo em vermelho associando a esta disposição. Quanto ao azul, uma cor passiva, obscura como a penumbra do universo, em que, tudo torna-se suspeito,sujeito a influência,domínio,especulação e sem personalidade não poderia representar o esforço, atitudes e as ações que se somaram para a realização deste evento.

  • Rafael

    -

    23/6/2014 às 9:06

    Ora, gente. Não esqueçam que esta é a Copa da Roubalheira. O que você esperavam? Nada mais coerente.

  • E.

    -

    22/6/2014 às 15:42

    O mesmo se aplica ao Estádio Nacional de Brasília, construído com todos os assentos na cor vermelha.

    http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/traves-ja-estao-instaladas-no-estadio-nacional-de-brasilia

  • E.

    -

    22/6/2014 às 15:40

    Quando o Governador do PT Cristóvão Buarque tomou posso, mudou o logotipo do Banco Regional de Brasília, BRB, que sempre foi com cores azuis, para um vermelho e com as letras B indicando que eram um 13, número do PT, situação quem só confirma o que vc, corretamente, afirma.

    http://veja.abril.com.br/280201/p_034.html

  • David R. Ximenes

    -

    21/6/2014 às 23:57

    Com tantas coisas para se escrever sobre os partidos de esquerda você escreve sobre esta besteira que não leva a nada se não de se apresentar como paranoico e abrir um prato cheio a quem queira falar mal de você…

  • Luiza

    -

    20/6/2014 às 22:37

    Deixa de ser apenas a escolha de uma cor,mostra a escolha Do MODO DE GOVERNO COMUNISTA DE SE ADMINISTRAR UM PAÍS. E… isto é muito sério.Quem não conhece a fundo a HISTÓRIA da HUMANIDADE, não consegue avaliar o quanto as palavras de seu texto, Rodrigo Constantino, são verdadeiras.

  • Denise Med

    -

    20/6/2014 às 22:05

    Tembém sendo “paranóica”, vc saberia me dizer por que o uniforme das crianças que entram de mãos dadas com os jogadores é amarelo e vermelho? A propósito, o ano em azul ficou muito mais harmônico.

  • Marcos Hein

    -

    20/6/2014 às 11:39

    Brasil, o único país do mundo onde as elites e os ricos protestam!

  • Anderson Silva

    -

    20/6/2014 às 11:05

    Muito melhor em azul. Certeza que o vermelho foi coisa desses petralhas de uma figa. CAMBADA!

  • Paulo

    -

    20/6/2014 às 7:28

    Assim como eu, este designer americano não riu de você.
    http://paulofreiredsl.tumblr.com/post/89345237762/calma-rodrigo-constantino-este-designer-americano-nao

  • Wilson

    -

    19/6/2014 às 21:39

    O PT já mandou pintar todos os pontos de onibus da Cidade de São Paulo de vermelho um tempo atras, O que dira com esse logo da copa…

  • Roberto Victoriano

    -

    19/6/2014 às 19:54

    Não somente você prefere as cores de nossa bandeira, mas todos os que tem cérebro e o usa para informar-se e construir um caráter reto, e que conhece o que representa o vermelho comunista de sofrimento miséria genocídios e ranger de dentes, sem similar em toda a história da humanidade.

  • André

    -

    19/6/2014 às 13:59

    A minha preferência são as cores da nossa bandeira.

  • André

    -

    19/6/2014 às 13:50

    A cor azul fica bem melhor . a cor vermelha não tem sentido nenhum !

  • André

    -

    19/6/2014 às 13:41

    Esse Decreto 8.243 é inconstitucional e fascista . a dilma vai passar por cima do Congresso ?!

  • João de Marco

    -

    19/6/2014 às 13:26

    ficou uma bosta em azul, fugiu totalmente da palheta de cores

  • Christian Zangrando

    -

    19/6/2014 às 11:45

    Li ambos artigos e ainda acho que tu tá vendo chifre em cabeça de cavalo. Sério, não sou petista nem anti pt. Nos tempos do curso de comunicação tive acesso a informação subliminar, até entendo que o fato dê margem a interpretação, mas vamos ser honestos o vermelho contrasta, e é bem mais efetivo que o azul que ficou apagado. Ou seja medonho, acho que um diretor de arte desaprovaria a ideia.

  • Adélio

    -

    19/6/2014 às 10:02

    Azul fica bem melhor e retrata as cores do país, talvez seja vermelho representando sangue derramado por brasileiros dia após dia, seilá..

  • Tábatta

    -

    19/6/2014 às 9:33

    Acho q o caro jornalista, pelo visto tão patriota, não sabe que vermelho é sim uma das cores oficiais do nosso país. O Brasil tem quatro símbolos oficiais: A Bandeira Nacional, o Hino Nacional, o Selo Nacional e o Brasão de Armas. Este último tem outras cores além do verde/amarelo/azul/branco da bandeira, como prata, dourado, dois tons diferentes de azul e VERMELHO. Apesar da bandeira ser de uso mais comum, o Brasil é tão oficial quanto ela e suas cores também. Segue o link para que vc possa ver o brasão com seus próprios olhos: http://miltonmarchioli.com.br/blog/wp-content/uploads/Brasao-da-Republica-Brasileira1.jpg
    P.S.: Não estou dizendo isso para defender o PT, até pq não votei e nem vou votar neles, mas para que vc veja q realmente está sendo paranoico com algo tão besta.

  • Vinicius

    -

    19/6/2014 às 7:13

    Como já diria o ilustre Fernando Collor, abaixem as bandeiras vermelhas e tremulem as bandeiras brasileiras!

  • Renato

    -

    18/6/2014 às 23:11

    Essa é mais uma entre tantas safadezas que o PT fez nesse país. Não é tão importante mas não deixa de ser um absurdo!

  • Paulo Henrique

    -

    18/6/2014 às 21:28

    Rodrigo, eu sou leitor seu a muito tempo, mas quero deixar uma critica, esses artigos não ajudam em nada, seu blog não é acessado apenas pela direita e pelos liberais, mas também pela esquerda. Como eles vão ser convencidos quando se deparam com um artigo tentando achar mensagens escondidas em logo da copa do mundo? Isso vira motivo de piada internet a fora!

  • Pedro Ivo Souza de Alcântara

    -

    18/6/2014 às 21:01

    Constantino, assuma que seu texto foi paranoico, cara.

    Se a logo foi feita para remeter ao partido do Governo Federal, isso ocorre hora ou outra com vários governos estaduais que variam de símbolo do governo a cada governador. Você, em suas palavras, transformou isso em “motivo de indignação”. Mas você não se reduziu a isso. Você transformou essa porcaria em “notícia” e chegou a insinuar que era possível até haver um suposto L que remetesse à Lula. Para, cara, você falou como se isso tudo fosse uma macabra estratégia de lobotomia. Apesar de não ter dito isso com todas as letras, você sabe que tá insinuado naquele “não sei, deixo aos especialistas”.

    Para de andar com esses religiosos illuminatizetes, na moral. Fale de política falando de fato de política e de economia, volta ao normal.

  • pedro gm

    -

    18/6/2014 às 20:34

    Rodrigo! Parabens pela coragem de estar a frente de seu tempo e falar o q deve, permanecendo firme mesmo quando a opinião da massa se revolta com a verdade!!! E sim! A suspeita das pessoas eh um indicio de como vc eata certo, pq uma das premissas basicas da propaando subliminar, eh de q ela seja tao sutil, q deixe duvidas da sua propria existência!! Ela nunca dwve mostrar nada concreto, mas sim apenas sugerir! Note tbm q as letras 2014 formam a palavra LOLA, q para um eatrangeiro, soa como LULA… deppis de vc ver isso pulando na tela duas vezes, vc ja comeca a ser invadido pela mensagem automaticamente, sem nem se dar conta. Msg subliminar eh assim mesmo!! Eh isso ai meu caro!!! Meua parabens pela coragem e pela visao!! Segue um estudo de um estudoio americano que repensou esse logo feio, e o deixou de acordo com as cores do NOSSO PAIS e de acordo com proporções esteticas de fayo agtadaveis! Ah!! E mais importante, sem propaganda partidaria:http://www.logodesignlove.com/brazil-2014-world-cup-logo

  • Joel Leandro

    -

    18/6/2014 às 18:15

    Senhores, vai longe o tempo que os comunist
    as comiam criancinhas, hoje sao naturebas. Quem nao desejar ver o vermelho no logo colocar a TV em preto e branco. Deus seja Louvafo.

  • Rodrigo Silva

    -

    18/6/2014 às 17:07

    Também acho que o azul do PSDB fica melhor, bem melhor……

  • mrib

    -

    18/6/2014 às 17:03

    veja o que os petista de sãojose dos campos e ubatuba estão fazendo
    Lei quer incluir o vermelho nas cores oficiais de Ubatuba
    São José dos Campos: taxistas reprovam cor vermelha nos pontos

    A cor vermelha — um dos principais símbolos do Partido dos Trabalhadores (PT) — está mais evidente nas ruas de São José dos Campos (SP) que agora é administrada pelo petista Carlinhos Almeida, de 49 anos, após 16 anos de gestão do PSDB.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados