Blogs e Colunistas

04/01/2013

às 17:00 \ Tema Livre

Da droga para a lama: imagens chocantes mostram a destruição física de viciados

Publicado originalmente em 25 de julho de 2011.

Depois de algum tempo, os cabelos já não são os mesmos. O rosto perde a cor. As bochechas somem. Os dentes caem.  A pele ganha manchas, olheiras, rugas, machucados. Os olhos perdem completamente o brilho.

Esses são os efeitos físicos mais visíveis causados pela uso de uma drogas muito pesada, que vicia rapidamente e de cuja dependência é muito difícil curar-se: a metanfetamina – como você pode ver nas chocantes imagens abaixo.

As fotos à esquerda mostram viciados em drogas ao serem presos pela primeira vez.

As da direita revelam as mesmas pessoas algum tempo depois, durante a segunda, terceira ou quarta passagem pela cadeia. As imagens foram organizadas pelo gabinete do xerife do Condado de Multnomah, no Estado de Oregon, nos Estados Unidos, com o objetivo de alertar a população para os efeitos reais das drogas.

E são apenas os efeitos físicos. Imaginem os efeitos psicológicos. Assustador, não?!

LEIA TAMBÉM:

Reportagem imperdível: como é e o que mostra o documentário sobre drogas que teve FHC como fio condutor.

Drogas: entenda a real posição de FHC sobre o assunto. Não é nada de “liberou geral”.

viciado-drogas

Fotos com diferença de 7 anos

viciado-drogas3

Diferença de 3 anos

viciado-drogas4

Diferença de 3 anos

viciado-drogas5

Diferença de  4 anos

viciado-drogas6

Diferença de 2 anos

viciado-drogas7

Diferença de 4 anos

viciado-drogas8

Diferença de 7 anos

viciado-drogas9

Diferença de 6 meses

viciado-drogas10

Diferença de 4 anos

viciado-drogas11

Diferença de 11 anos

viciado-drogas12

Diferença de 8 meses

viciado-drogas14

Diferença de 1,5 anos

viciado-drogas16

Diferença de 2,5 anos

viciado-drogas17

Diferença de 1 ano

viciado-drogas18

Diferença de 3 meses

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

1.249 Comentários

  • carlos eliel martins da silva

    -

    20/12/2014 às 13:40

    muito bom esse tema das drogas

  • zoiudo

    -

    15/12/2014 às 12:22

    Nao notei muita diferenca entre o ANTES e o DEPOIS,sao horrorosos do mesmo jeito….

  • SELMA

    -

    11/12/2014 às 10:26

    Infelizmente é uma situação que não envolve apenas as pessoas que adentram nas drogas, envolve todo um conjunto de pessoas, sejam elas amigos, família, colegas. Não querermos o mal para estas pessoas. Infelizmente pelos seus pontos fracos, acabam sendo levadas pelos outros, os famosos “amigos”. Só nos resta orar para que uma luz recaia sobre elas e que possam “acordar” deste pesadelo, tentando retomar a vida de uma forma lúcida, limpa e feliz!

  • Paulo Rafael Gonçalves

    -

    3/12/2014 às 23:18

    eu estive doente, já não estou… Pago pelos meus erros, como qualquer outro, Errei como qualquer outro, mas ao inves do meu erro só me prejudicar a mim, também prejudicou os meus pais, irmãos, familia, as pessoas que eu magoei, as pessoas que eu usei para matar o meu vicio, a minha imagem, a minha vida profissional, tudo tudo tudo, a troco de uns bafos de castanha e da branquinha, nunca injectei mas podia ter acontecido…. quem andar nessa onda, que se lembre que o mar a pode engolir e mais ninguém a poderá socorrer…

  • Paulo Rafael Gonçalves

    -

    3/12/2014 às 23:06

    Eu fumo tabaco, tenho 25 anos, sou de Santarém, Portugal estive viciado em heroína e cocaína uns bons anos, estive quase a ir preso… Graças aos meus pais que me ajudaram muito não fui, estou de pena suspensa, deixei os consumos há 3 anos, não quero voltar mais…. Eu vi bem de perto aquela vida, e hoje já estou a sofrer de problemas cardíacos graças ao meu pior erro… Ando medicado mas podia ter evitado tudo isto…. Fui “burro”, agora sofro… Mas eu dei um passo em frente para mudar o rumo à minha vida…
    Se voce que está a ler esta mensagem, faça um favor a si mesmo, saia enquanto tem tempo. Eu tive os meus pais do meu lado, mas um dia voce pode não ter ninguem e vai acabar morrendo à fome e sede, ou com uma overdose depois de sacar um bom guito de alguém que lutou tanto para o ter… Eu saí, e você?? Vai ficar à espera que a morte lhe bata a porta?? Vergonha é continuar na droga, assumir que se é toxicodependente e que tem uma doença e que ja roubou, isso não é vergonha, é verdade consequente de “só desta vez”…

  • yara

    -

    1/12/2014 às 10:14

    droga e o diabo disfarçado de cigarro acho que quem inventou tinha que ir para o manicornio estava louco maluco de pedra

  • lisboa

    -

    29/11/2014 às 13:59

    Não vamos esquecer que a droga “pt” está sendo muito consumida e esta consumindo além do corpo, a dignidade de uma nação,infelizmente sem noção, que está tão viciada nesta droga, que deu mais 4 anos pra ela agir de forma devastadora nos quatro cantos do país. É uma droga perigosíssima seus vendedores(mensaleiros, petroleiros, políticos corruptos) estão enricando, enquanto os viciados e até os não viciados estão indo pra lama. Drogas não!!! droga “PT”, NÃO!!!!!!FORA DROGA “PT”,(pra tapados)

  • diana

    -

    16/11/2014 às 2:34

    Sou a favor da internação compulsória. Não como castigo, claro que não. Mas porque uma pessoa com esse problema não tem a capacidade do livre-arbítrio e não pode ser deixada à sua própria sorte. Claro que o tratamento e os tratadores têm que ser sérios e muito responsáveis. O que, lamentavelmente, não é o que se constata muitas das vezes.

  • nena

    -

    11/11/2014 às 23:53

    Setti, daria para acrescentar mais um ‘antes’ e ‘depois’ embora não por efeito das drogas convencionais, mas outras tão massacrantes quanto, como ódio, rancor, avareza, inveja. Refiro-me ao ex-presidento lula.

  • Terezinha Paiva

    -

    7/11/2014 às 0:36

    O que não dá pra entender que o povo parece que pensa que corrupção começou no governo do PT. No governo do PT a Federal investigou e não tinha como não investigar. A midia está aí mesmo pra esclarecer até demais. Então eu não saio por ai jogando pedra em ninguém. “Sabe de nada inocente”…

  • Pedro silva

    -

    4/11/2014 às 21:22

    Faltou detalhe importante (comt.1237). Por gentileza.Nos anos 50, cursávamos(eu e a linda) o 4º ano primário em Divinopolis-MG. Em 2010/11, a vi numa rua entregando propagandas de loja. Comprei-lhe cigarros e um café e ela contou-me a sua história nas drogas. Agora, kbô.

  • Pedro silva

    -

    4/11/2014 às 21:00

    Parabéns! É verdadeiramente estonteante!Conheci uma menina linda, uma princesa da beleza feminina, nos anos 50.Até hoje consigo ter a sua imagem na memória.Embora o tempo seja o senhor da razão, há dois ou três anos a reconheci dentro de um banco lotado(dia de pagamento de funcionalismo público, em Contagem-MG, porque levei um empurrão…a reconheci pelos olhos(tenho memória de elefante, modéstia à parte)…Chamei-a pelo nome, prá confirmar, porque não acreditava no estrago…”maracujá de geladeira é miss…
    Ôhh dó…

  • Francinaide Lopes

    -

    3/11/2014 às 11:15

    Nossa como a droga mata a pessoa tão rápido fico me imaginando como nossos irmãos entra nessa vida tão cruel que por se mesmo se destrói e não ver o tempo passar.
    Só o nosso pai celestial para ajudar essas pessoas.DEUS TEM COMPAIXÃO DESSAS CRIATURAS QUE PRECISA DE AJUDA.Essa é a realidade do nosso mundo com tanta infelicidade por causa da danada da droga que mata aos poucos.

  • parriaomarinhoalessandro

    -

    2/11/2014 às 2:39

    Você não tem nível para estar neste blog. Fora!

  • jose zacarias de sousa

    -

    1/11/2014 às 14:36

    Infelizmente a maldita droga segue destruindo vidas e sonhos, pessoas se iludem com o rápido prazer ilusório que se imagina ter. e a destruição é rápida,aterrorizante,chocante,fatal, tem-se que tomarem medidas enérgicas contra este câncer(drogas), que assola as pessoas e o mundo, conscientizar incessantemente as crianças desde o nascimento para as escolhas certas no decorrer da vida, para que não entre neste inferno chamado droga,pois é uma ida sem volta,pois quando se entra no inferno a volta se torna impossível para muitos.E são raros os que conseguem realmente voltarem a realidade atual.Digam não a liberação das drogas para uso corriqueiros, liberação só para fins medicinais, para tratamentos de doentes. Deus nos deixa nascer e fazer nossas escolhas neste mundo, e viver sem drogas é sem duvida o melhor, o mais certo, o mais correto,e mais prazeroso.

  • Orlando Leupize

    -

    30/10/2014 às 12:54

    Há muitos anos quando o Brasil produzia muito algodão,dizem que o Bicudo foi uma praga introduzida pelos norte americanos.
    Poderiamos desenvolver um bicudo(praga do algodão)especifico para as folhas da coca e espalhar isto na Bolivia e Colombia e que se dane quem depende da folha da coca pra sobreviver,e as milhares de vidas que eles ceifam no Brasil e no mundo?

  • Elias Rodrigues da Silva

    -

    29/10/2014 às 18:52

    É realmente lamentável, ver o ser humano ser reduzido a trapos. Triste, deprimente e por que não dizer, inacreditável. Agora, eles são dignos de muita pena e muita oração. Que Deus tenha misericórdia de suas almas.

  • romildo aparecido fernandes

    -

    29/10/2014 às 10:02

    É o fim a droga esta levando a população (parte)a serem zumbis somente Deus para trazer a cura pois não estou vendo outra saida para este sério problema que com toda certeza vai dizimar a maioria dos seres humanos principalmente o mais jovens temos que trabalhar em cima desta situação

  • JOSE

    -

    24/10/2014 às 16:28

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    99% dos leitores escrevem assim, como neste texto, em maiúsculas e minúsculas.
    Peço que você faça o mesmo das próximas vezes.
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  • Barbosa

    -

    23/10/2014 às 8:22

    Não se entre na cabeças das pessoas para livra-las das drogas.Não é algo a se convencer e sim a tratar no campo físico e espiritual.

  • Arivonil Policarpo

    -

    22/10/2014 às 21:50

    Isso é ótimo!
    Drogue-se, pule de cabeça! Tem muita gente querendo fazer parte do mercado do trabalho, crescer, empreender, ser uma pessoa feliz e bem suscedida e pedaços de lixo como são os idiotas que optam por seguir esse caminho sao concorrentes a menos para quem quer melhorar.

  • Telma Dias

    -

    22/10/2014 às 12:36

    Realmente os DANOS que as DROGAS desde o CIGARRO até as mais LETAIS CAUSAM aos USUÁRIOS é PENOSA por DEMAIS.
    Não IMPORTA A TEZ da PELE, A SITUAÇÃO FINANCEIRA e ECONÔMICA, o PAÍS/NAÇÃO, a RELIGIÃO… As DROGAS DETONAM COM O ORGANISMO DE QUALQUER SER VIVENTE DEIXANDO ESTE SEM VIDA… SEM FORÇA… SEM SAÚDE… SEM EQUILÍBRIO… SE DIGNIDADE… SEM PAZ!
    VAMOS INCLUIR nas DROGAS os USUÁRIOS do NARGUILE que SILENCIOSAMENTE é PIOR QUE o CIGARRO na VIDA dos CONSUMIDORES desta MODALIDADE.

    Saiba Mais sobre perigos do NARGUILE a SAÚDE do SER HUMANO:
    A Fumaça temperatura Onde, como Vezes, TEM UM narguile – E E aí Que mora o Perigo! MESMO o Porque o tradicional cachimbo d’água USADO HÁ milênios no countries do Sudeste Asiático e Oriente do Médio ágora E uma nova moda Entre OS Jovens no Brasil. Tudo começou com a exibição na Televisão de UMA novela. Em SEGUIDA, bares e restaurantes aderiram à onda de para agradar aos Clientes. E, de boca boca em, o Opaco era moda tornou-se UMA Febre. Em Virtude da Mistura de inúmeras Essências, o narguile temperatura aromas Variados. E Feito com hum fumo especial (um Melaçoo, Subproduto do Açúcar). Os sabores Mais conhecidos, São: Pêssego, Maçã-verde, cocos, flores e mel.

    O narguile é POR UMA PEÇA Formado central, Que parece hum vaso, Onde se Coloca a Água. Conectada à base de ESTA UMA PEÇA cilíndrica Opaco sustenta o fornilho, Onde se Coloca o tabaco, e em Cima do Tabaco, o Carvão. A Mangueira, Por onde se aspira a Fumaça, resfriada Pela Água, se encaixa na Parte Superior do narguile e terminação numa piteira. Pode Haver Mais de UMA Mangueira. Para VARIAS PESSOAS fumarem juntas. Ele. Funciona e aspirado POR UM tubo Opaco reduz a Pressão no interior do Aparelho, Fazendo com Que o ar aquecido Pelo Carvão fumo Pelo passe, produzindo uma Fumaça. Essa Fumaça desce Ate a base, Onde E resfriada e filtrada Pela Água, Que retém algumas Partículas solidas. A Fumaça Segue Pelo tubo ATÉ Ser consumida Pelo Looks Favoritos com o sabor da Essência Escolhida.

    Segundo o Dr. Sérgio Ricardo Santos, pneumologista, ó Narguile Causa AINDA MAIS machos fazem Que o Cigarro, Pelô potenciais de transmitir tambem Doenças Infecciosas – JÁ Opaco E USADO POR Mais de UMA Pessoa AO MESMO SEM um ritmo DEVIDA Esterilização. Vale lembrar Que SEU USO É PROIBIDO para Menores de 18 Anos, ASSIM Como o Cigarro.

    Efeitos maléficos à Saúde:

    Também conhecido Como ‘hookah’ nos countries de Língua Inglesa, OU POR ‘shisha’ no norte da África, o narguile PODE causar DIVERSAS Doenças, Sendo como respiratórias como Mais observadas. Especialistas em Doenças respiratórias advertem Opaco 50 tragadas São suficientes para viciar. De Isso ocorre devido à nicotina, Que Causa uma sensação Chamada de Bem-Estar, Adverte o Dr. José Eduardo Delfini Cançado, Presidente da SPPT.

    Recentes Estudos contrariam a Crença popular, de um Opaco Água ajudaria um Filtrar como Impurezas fazer fumo, tornando-o menos Nocivo. Uma Organização Mundial de Saúde (OMS) Alerta Opaco uma Fumaça inalada los UMA Sessão de narguile, Opaco PODE durar Entre 20 Minutos e UMA Hora, CORRESPONDE à inalação de 100 a 200 Cigarros. e São consumidos ATÉ 10 litros de Fumaça, Pois uma Presença da Água FAZ COM Que se aspirar Mais Fumaça, Que se Torna Mais tolerável. Dessa Maneira, Inala-se Maior QUANTIDADE de Toxinas.
    Fonte:Os perigos do narguile
    Saúde | Prevenção
    Escrito por Cléo Tassitani 08/09/2014.

    Desta forma é MUITO RELEVANTE DESTACAR A NECESSIDADE DOS MEIOS de COMUNICAÇÃO JUNTAMENTE com o GOVERNO ALERTAR A POPULAÇÃO DEVIDO ao CRESCENTE USO deste APARELHO com esta PRATICA por JOVENS de várias nações.
    OBS: Caso algo não seja feito IMEDIATAMENTE CREIO que TEREMOS uma POPULAÇÃO JOVEM MUITO DOENTE! E os PROGRAMAS de SAÚDE Não se ATENTARAM para este ALARMANTE PERIGO.

    QUE CAMPANHAS URGENTES SEJAM EMERGENCIAIS.

  • Ana Cristina Pereira

    -

    20/10/2014 às 16:19

    Isso só vai mudar, no dia em que nossos governantes reconhecerem que se trata de uma doença e como tal deve ser tratada. Permitem que esses dependentes fiquem livres para se auto exterminarem pouco a pouco a cada dia, é crime, é negligência, é desumano.

  • Gesner Rocha de Oliveira

    -

    19/10/2014 às 20:51

    Essa história de que o dependente de drogas não pode ser internado sem a livre e espontânea vontade, não funciona e nem nunca funcionara! A família tem que dar o consentimento e internar o indivíduo, queira ele ou não. A droga é uma droga mesmo!

  • José Benedito Abrantes

    -

    19/10/2014 às 16:17

    A degradação do ser humano é devido seu afastamento do criador.A bíblia sagrada continua instando o Homem a voltar para os braços de Deus para ser protegido!Mas o coração do Homem continua endurecido, ele não consegue mais ouvir a voz do Senhor a chamar porque seus ouvidos e olhos estão fechados pelas mãos do inimigo!

  • joyce

    -

    18/10/2014 às 12:19

    saia das drogas va em hospitais procure ajuda

  • joyce

    -

    18/10/2014 às 12:17

    meu deus isso nao pode mas acomtecer o mundo esta perdido

  • cristiano

    -

    15/10/2014 às 11:33

    gostaria de saber como parar de usar droga. alguém pode me ajudar

  • keili

    -

    11/10/2014 às 17:33

    é só o negro que não esta tão horrível, mas o resto precisa nascer de novo.

  • Mintira

    -

    11/10/2014 às 13:56

    corrupição . . .

  • sebastiao luiz da silva

    -

    10/10/2014 às 16:27

    E isto que os basileiros querem? Com aecio fernando henrrique e cia liberarem as drosgas, sera o caos para o brasil, Eu sou a dilma com muito orgulho e amor, bjus pensem bem antes de votarem treze na cabeca

  • Edio

    -

    9/10/2014 às 20:56

    Cheio de gente aqui dizendo que é por falta de Deus, como se soubessem que eles não tem religião, será? Todo mundo é livre até pra se enganar!

  • eduardo barbosa

    -

    9/10/2014 às 11:06

    A palavra de Deus afirma em joão 8;32 conheceres a verdades e ela vos libertara. essas pessoas só vão sair dessa vida si eles o conhece…. DEUS é a solução pra sua vida

  • margarida martins

    -

    8/10/2014 às 14:13

    As pessoas são tão idiotas e ignorantes que as vezes me da pena.
    Cada um tem um motivo para entrar nas drogas dizem os drogados,mas será que a ignorância é maior que a vontade de viver de bem com a vida,sera que a droga deixa as pessoas cega poxa que lastima .
    Muito triste queria eu entrar na mente de cada um e arrancar isso deles e traze-lo cada um de volta ao mundo real onde a luz e não trevas que peninha.

  • DIRCE R. BORDIN

    -

    8/10/2014 às 11:31

    Decadencia humana…muito triste

  • Anne

    -

    5/10/2014 às 1:11

    Precisa ser levado em conta a passagem do tempo também, a pessoas envelhcem naturalmente.

  • Luis felipe

    -

    3/10/2014 às 18:38

    Que droga é essa que dá mancha vermelha na pele? tá loco hein…

  • NELSON

    -

    2/10/2014 às 22:27

    O inimigo tomou posse dessas vidas, devemos ter Deus no coração para não cair em tentação, orai e vigiai. Que tenha piedade. Amém.

  • mizael

    -

    2/10/2014 às 21:27

    nossa como as pessoas caem nesse ponço sem fundo onde só a miséria fazer isso e dizer não a Deus

  • silvio

    -

    1/10/2014 às 21:18

    Realmente é muito triste ver como pessoas se destroem por causa do vicio, pais mostrem aos seus filhos antes que eles façam parte dessas imagens tristes, fiquem com DEUS.

  • Delaide

    -

    26/9/2014 às 15:20

    É chocante visualizar essas fotos,a gente fica querendo fazer alguma coisa para ajudar essas pessoas mais infelizmente não podemos. só uma pessoa no mundo todo tem a solução, é JESUS ele sim pode libertar a pessoa de qualquer tipo de vicio, ELE é a dose mais forte. O mal só fica perto da gente, se a gente ficar longe de DEUS, a droga é um mal.vamos ficar pertinho de JESUS juntamente com nossa família e seremos guardados por ELE.

  • Monique Lima Diniz

    -

    20/9/2014 às 14:53

    É estranho saber que neste mundo tão corrompido ainda existem pessoas ingênuas a ponto de não acreditarem nos efeitos da droga. Já vi de perto o que a droga pode fazer com o ser humano e posso garantir. NÃO É NADA BONITO DE SE VER! A degradação física e moral dá-se por meio individual depende realmente a que condições a pessoa está exposta a droga. E dependendo do nível de exposição essa degradação ocorre em curtíssimo espaço de tempo. Vamos cuidar de nossos amigos e filhos. As vezes, um abraço, uma palavra de força faz toda a diferença.

    Aliás excelente blog parabéns.

    Obrigado por suas boas palavras sobre o blog, cara Monique. Volte mais vezes!
    Abração

  • Gilmar

    -

    19/9/2014 às 21:33

    È muito triste, e a criatura pega com suas próprias mãos e se fode! por sí próprio, é inacreditável que é o livre arbítrio da criatura se destruir sendo que vida é tão boa!

  • Mayara

    -

    19/9/2014 às 15:44

    Bela reportagem, uma pura realidade… Pena não devemos sentir de ninguem, mais infelizmente, da pena de ver o resultado da droga nas pessoas.

  • gustavo

    -

    19/9/2014 às 14:11

    Parabéns pelo blog, Ricardo, antes de mais nada. Depois: vendo essas fotos, é muito visível que as drogas podem destruir seriamente as pessoas. Um abraço.

  • Natália Prado

    -

    19/9/2014 às 9:45

    O efeito do uso é tão visível e muda o rosto da pessoa,é uma atitude infeliz entrar nesse vício ainda mais hoje com tanta informação sobre o assunto.

  • jhoydy santos

    -

    18/9/2014 às 10:03

    velho do céu não vi isso pessoas bonitas que fumam,cheiram e tem um fim tão tragico que e de desesperar e perder a fé no futuro como um viralata essa pessoas mal desimformadas da tristeza de ver vi videos no youtube que me assustou meio que da um calafrio sem lá numca vou querer fumar cherar bafora nada,nada !!!

  • sérgio nunes

    -

    18/9/2014 às 1:38

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  • JOSE CARDOSO

    -

    16/9/2014 às 18:55

    Deus na sua imensa sabedoria, nos dotou daquilo que temos de mais nobre direito O LIVRE ARBITRIO , se estas pessoas usando deste direito optassem em trilhar os caminhos retos, abstendo-se dos prazeres que sempre, conduzem a este estado lastimável, degradação humana, fugindo dos padrões morais e humanos, não de seres sub-humanos em que se transformaram, em muito o pais, como a sociedade lucrariam . Imaginemos estas pessoas, no uso de seus poderes intelectuais, usando-os para influenciar nossos jovens e adolescentes, no engrandecimento da nação. Nosso pais seria outro, nossas crianças teriam mais apêgo as coisas certa, mais temor de Deus, mais amor ao próximo, mais respeito aos velhinhos, mais respeito aos cegos, aos cadeirantes, aqueles

  • Bartolomeu de Arruda

    -

    12/9/2014 às 21:07

    e ai vamos liberar a droga ? cambada de imbecis sem alma!

5 Trackbacks

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados