Blogs e Colunistas

04/01/2013

às 17:00 \ Tema Livre

Da droga para a lama: imagens chocantes mostram a destruição física de viciados

Publicado originalmente em 25 de julho de 2011.

Depois de algum tempo, os cabelos já não são os mesmos. O rosto perde a cor. As bochechas somem. Os dentes caem.  A pele ganha manchas, olheiras, rugas, machucados. Os olhos perdem completamente o brilho.

Esses são os efeitos físicos mais visíveis causados pela uso de uma drogas muito pesada, que vicia rapidamente e de cuja dependência é muito difícil curar-se: a metanfetamina – como você pode ver nas chocantes imagens abaixo.

As fotos à esquerda mostram viciados em drogas ao serem presos pela primeira vez.

As da direita revelam as mesmas pessoas algum tempo depois, durante a segunda, terceira ou quarta passagem pela cadeia. As imagens foram organizadas pelo gabinete do xerife do Condado de Multnomah, no Estado de Oregon, nos Estados Unidos, com o objetivo de alertar a população para os efeitos reais das drogas.

E são apenas os efeitos físicos. Imaginem os efeitos psicológicos. Assustador, não?!

LEIA TAMBÉM:

Reportagem imperdível: como é e o que mostra o documentário sobre drogas que teve FHC como fio condutor.

Drogas: entenda a real posição de FHC sobre o assunto. Não é nada de “liberou geral”.

viciado-drogas

Fotos com diferença de 7 anos

viciado-drogas3

Diferença de 3 anos

viciado-drogas4

Diferença de 3 anos

viciado-drogas5

Diferença de  4 anos

viciado-drogas6

Diferença de 2 anos

viciado-drogas7

Diferença de 4 anos

viciado-drogas8

Diferença de 7 anos

viciado-drogas9

Diferença de 6 meses

viciado-drogas10

Diferença de 4 anos

viciado-drogas11

Diferença de 11 anos

viciado-drogas12

Diferença de 8 meses

viciado-drogas14

Diferença de 1,5 anos

viciado-drogas16

Diferença de 2,5 anos

viciado-drogas17

Diferença de 1 ano

viciado-drogas18

Diferença de 3 meses

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

1.278 Comentários

  • Aragão

    -

    24/1/2015 às 16:07

    Só Jesus pode mudar, tais situações.
    Estas fotos deviriam ir para os grandes centros urbanos como outdoors, como exemplos para os viciados.

  • maria

    -

    23/1/2015 às 14:15

    muito triste

  • Bernadete

    -

    23/1/2015 às 13:51

    Vendo essas fotos, dou toda razão ao Presidente da Indonésia em punir traficantes com pena mais rígida.

  • William Rocha Lacerda

    -

    21/1/2015 às 14:28

    Estas fotos deveriam se tornar outdoors em minha cidade, Montes Claros. Incluíndo uma versão nacional, mostrando também a residência e o dia-a-dia de quem se aventura na maldição das drogas.

  • Radassa

    -

    19/1/2015 às 10:35

    Sinceramente, o que leva uma pessoa a entrar nessa, todos mundo sabe que e caminho sem volta, quem entra nessa de drogas o caminho e o cemiterio ou a prisão, sinto muito por varias familias que por causa de uma pessoa imatura sofre muito eu não tenho dor de nenhum e sim dos familiares.

  • HUMBERTO DE ALENCAR SILVA

    -

    18/1/2015 às 22:06

    PASSANHO QUE COME PEDRA SABE O BICO QUE TEM!

  • humberto de alencar silva

    -

    18/1/2015 às 22:05

    ENTRA QUEM QUER!!!!!!FODA-SE!!!

  • Elizabeth

    -

    18/1/2015 às 19:32

    Meu luto é por esses e pelas mães deles quantas mães estão sofrendo por que perderam seus filhos e filhas para as drogas, quantos orfãos de pais vivos que vivem como mortos, por causa do vicio, quantas familias que foram destruidas, e quantos enriqueceram nas custas dessas familias,e não tiveram dó e nem piedade, a unica coisa que para eles é importante é vender a mercadoria que mata milhares de familias inteiras, por essas familias eu faço luto.

  • Absalon Alves

    -

    16/1/2015 às 15:42

    Eu, definitivamente, sou contra o narcotráfico. Não existe forma mais desumana de se acabar com a vida de uma péssoa. O crack – droga proveniente do way of life Hip-Hop, RAP norte americano, é a droga mais devastadora dos últimos tempos. Os traficantes matam e mandam matar viciados; que, por seu turno, matam mulheres, crianças inocentes (recem nascidas) com o objetivo de conseguir dinheiro para sustentar o vício e pagar suas dívidas com os barões do narco. Ainda existem pessoas idiotas, sem noção e ignorantes, que insistem em afirmar que: “o brasileiro tem a obrigação de divulgar o Hip-Hop e o RAP norte americano”!!!

  • iraci manfrin

    -

    16/1/2015 às 0:51

    muito triste !

  • Galber

    -

    15/1/2015 às 21:54

    É um verdadeiro processo de zumbificaçäo.
    Talvez se as escolas fizessem “terror” com
    as crianças, mostrando no que elas podem se
    transformar,houvesse algum efeito a médio prazo.
    Näo vejo campanhas contra o uso de drogas aqui
    no Brasil.

  • Onilda

    -

    15/1/2015 às 11:26

    Lamentável ver estas fotos de pessoas que tinham saúde, beleza e terminam assim deformadas pelas drogas, sem saúde mais física e mental. O mundo precisa combater mais pesado as drogas e a educação começa dentro de casa desde cedo, isto é a base acho que geral para o ser humano não entra nesta de drogas afer.

  • Tatiane Kelly Rodrigues Ferreira

    -

    14/1/2015 às 14:14

    Graças à Deus, eu nunca quis ver minha vida devastada por esse mal. Já aos 8 anos de idade, eu sabia que não queria isso pra mim. E não pense que não tive ninguém que me oferecesse, mas sempre esteve na minha mente as palavras da minha mãe: ” Quem aos porcos se junta, farelos vêm a comer”

  • cristiano

    -

    9/1/2015 às 19:31

    amigos só deus em 1ª lugar e uma entrega totoal ao senhor jesus,eu teve 18 anos da minha vida consumida pela droga,alcool,cigarro,cola de sapateiro,lolo,besitrati,prostituição,festas orgias amanhecia nas ruas tomando cachaça pura ate chegar ao ponto de eu beber 7 dias consecutivos no 8ª dia não dei mais conta de beber, defequei pedaços de sangue que seriam pedacos do meu figado se decompondo essa foi minha vida quando eu era usuario de drogas e alcoolatra graças a Deus ele me enviol um anjo a amigos, esse servo de DEUS o nome ate hoje eu numca vou esquecer OBREIRO REINALDO DA, IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS,GRAÇAS A DEUS ESSE RAPAS CUIDOU DE MIM E FALOU QUE TINHA UM DEUS QUE IRIA MUDAR A MINHA VIDA ASSIM COMO TINHA MUDADO A DELE E EU NÃO TINHA NADA A PERDER ACEITEI O CONVITI E FUI PARA A IGREJA. MAIS A GENTE TEM QUE TER FORÇA DE VONTADE EM 1ª LUGAR NÃO E FACIL SO DEUS PARA NOS DAR FORÇAS PARA VENCERMOS O VICIO,ASSIM EU CUEGUEI NA IGREJA UNIVERSAL, CEM FAMILIA, CEM CASA, CEM NADA, CEM NADA MESMO COM UMA VIDA DEVASTADA DESTRUIDA,AMIGOS LEITORES HOJE EM DIA ESTOU LIVRE LIBERTO DE TUDO ISSO, SOU CASADO TENHO MINHA CASA PROPRIA SOU FELIZ, GRAÇAS A DEUS, NÃO INPORTA O QUE DIZEM AI FORA DA IGREJA ISSO E TUDO MENTIRA APRENDÃO A USAR A FÉ E ACREDITEM EM DEUS POQUE ELE EZISTE SIM DE VERDADE A MINHA VIDA E UM TESTEMUNHO VIVO PENSEM NISSO AMIGOS LEITORES FIQUEM COM DEUS.

  • Verdade doa a quem doer

    -

    8/1/2015 às 14:09

    A solução é colocar veneno na droga. Os responsáveis deveriam envenenar a droga de modo que todos que consomem morressem (inclusive o cigarro e o álcool a partir de certo índice alcóolico),sem dó e piedade, pois não há como acabar com um problema sem pagar um preço alto para que isso aconteça. Neste caso, os maus pagam pelos bons, o que sempre deveria acontecer. Controle de natalidade e mudança radical na educação são indispensáveis para termos um país melhor, inclusive sem drogas e violência!

  • CARLOS ROBERTO SAMPAIO LEITE

    -

    8/1/2015 às 12:04

    …SOMENTE DEUS,O CRISTO E SEUS ANJOS E TAMBÉM MUITA MAIS MUITA VONTADE DO DEPENDENTE QUÍMICO.,EM QUERER BUSCAR SUA REABILITAÇÃO DE PODER CONVIVER DIGA-SE VOLTAR AO CONVÍVIO,DE ESTAR EM SOCIEDADE POIS ESTES NOSSOS IGUAIS TAMBÉM FAZEM PARTE DESTA NOSSA SOCIEDADE UM TANTO QUANTO AINDA DESORGANIZADA!!!

  • José Maria dos Santos

    -

    7/1/2015 às 19:43

    Haddad e seus pupilos insistem em que viciados precisam de dinheiro e não de internação. Se você ainda pensa que eles estão em condições de decidir por si e cabe respeitar o livre arbítrio, veja as fotos e dê um passeio na ex-Cracolândia, atual Haddadolândia.

  • edinalva

    -

    7/1/2015 às 18:57

    Só DEUS na causa!

  • Anna Paula

    -

    7/1/2015 às 2:35

    Que coisa terrível, é muito triste, essas pessoas tem família. E o que eu me pego pensando é que ninguém usa drogas por nada, é uma especie de fuga dos problemas, desilusões, solidão. E a solução de todos os problemas se encontram em Jesus.

  • JOSE PENZ

    -

    5/1/2015 às 23:01

    infelizmente aos governos deve ser atribuída a culpa desta praga… não existe combate efetivo que penalize os grandes chefes…sempre há uma desculpa para não penaliza-los… outra coisa o dinheiro recolhido dos contraventores vai para onde ??? este dinheiro deveria ser utilizado na construção do hospitais para tratamento esclusivo de dependentes tóxicos …

  • Solismar Lacerda

    -

    5/1/2015 às 10:27

    Alguem falou algo interessante que vou até repassar, faço as minhas palavras a dele.
    apacont – 4/1/2015 às 13:41
    Não use, não experimente, não aceite. Afaste-se da destruição. http://www.apacont.org.br

  • MARELUZ R. PEREIRA

    -

    4/1/2015 às 17:06

    EU VEJOS ESSAS FOTOS E FICO MUITO TRISTE, MAS GOSTARIA DE DIZER QUE PODEMOS FAZER DIFERENCA, BUSCANDO ALGUMA FORMA DE AJUDAR ESSAS PESSOAS QUE PRECISAM DE AMOR, E UAM CLINICA PRA AJUDA- OS, PRECISAMOS NOS UNIR E PENSARMOS :O QUE CADA UAM DE NOS ESTA FAZENDO PRA MUDARMOS ESTA TRISTE REALIDADE?

  • apacont

    -

    4/1/2015 às 13:41

    Não use, não experimente, não aceite. Afaste-se da destruição. http://www.apacont.org.br

  • solix

    -

    3/1/2015 às 3:06

    putz, fiquei chocado

  • Mary

    -

    2/1/2015 às 3:42

    É estarrecedor estas fotos. Pessoas no início de suas carreiras Profissionais se envolvem com todos os tipos de drogas, sabendo-se que os levará ao fundo do poço. Às vezes, fico pensando “O que leva um jovem traçar um caminho sem volta”? A não ser que esta pessoa tome uma decisão a tempo, mas, para isto precisará de ajuda da própria família, do contrário, procurar o único que poderá salvá-lo “Jesus Cristo” O Autor da nossa fé!

  • paulo

    -

    1/1/2015 às 11:46

    QUE PENA. A VIDA NOS PREPARA PARA TANTAS COISAS MAS NÓS NÃO SABEMOS LIDAR COM TUDO ISTO.E ENTÃO DEIXE A VIDA ME LEVAR POIS SE EU TENTAR LEVA-LA, ELA ME ENGOLE. UM BEIJÃO NO TEU CORAÇÃO. SE VOCE LER, É PARA VOCE.

  • maria torres

    -

    30/12/2014 às 22:11

    O único meio de uma mae ver seu filho liberto da droga,
    é entregando-o inteiramente nas maos de Deus; e tomando severa decisao de abandoná-lo por completo. Porém, advertindo-o de tal decisao…Foi assim que meu filho foi restaurado. Graças a Deus, e hoje é um grande pregador e defesor da causa do “Ide por todo mundo e pregai o evangelho do reino a toda criatura “.
    abraços e feliz Ano Novo !

  • Elisyum

    -

    26/12/2014 às 11:23

    Em compensação o Ferdinand Henrik está até bem conservado isto considerando que ele é já um ancião. As dorgas devem estar fazendo bem pra saúde e até pra estética e imagem dele não é….
    Ora bolas, pois conheço um senhor artista plástico na minha cidade, este fuma maconha todo dia, tem lá seus 50 anos mas representa que tem 2000 anos, eu chamo ele de faraó. De repente é o DNA do velho que influência no envelhecimento ou na degradação precoce, não entendo muito bem de biologia. A maconha lógicamente não faz mal aos idosos!

  • Wilde Tavares Cunha

    -

    21/12/2014 às 20:11

    Agora vejam se o antes não destoa do depois por visivelmente demonstrar pessoas mal resolvidas ou com aspecto de serem arrogantes.

  • carlos eliel martins da silva

    -

    20/12/2014 às 13:40

    muito bom esse tema das drogas

  • zoiudo

    -

    15/12/2014 às 12:22

    Nao notei muita diferenca entre o ANTES e o DEPOIS,sao horrorosos do mesmo jeito….

  • SELMA

    -

    11/12/2014 às 10:26

    Infelizmente é uma situação que não envolve apenas as pessoas que adentram nas drogas, envolve todo um conjunto de pessoas, sejam elas amigos, família, colegas. Não querermos o mal para estas pessoas. Infelizmente pelos seus pontos fracos, acabam sendo levadas pelos outros, os famosos “amigos”. Só nos resta orar para que uma luz recaia sobre elas e que possam “acordar” deste pesadelo, tentando retomar a vida de uma forma lúcida, limpa e feliz!

  • Paulo Rafael Gonçalves

    -

    3/12/2014 às 23:18

    eu estive doente, já não estou… Pago pelos meus erros, como qualquer outro, Errei como qualquer outro, mas ao inves do meu erro só me prejudicar a mim, também prejudicou os meus pais, irmãos, familia, as pessoas que eu magoei, as pessoas que eu usei para matar o meu vicio, a minha imagem, a minha vida profissional, tudo tudo tudo, a troco de uns bafos de castanha e da branquinha, nunca injectei mas podia ter acontecido…. quem andar nessa onda, que se lembre que o mar a pode engolir e mais ninguém a poderá socorrer…

  • Paulo Rafael Gonçalves

    -

    3/12/2014 às 23:06

    Eu fumo tabaco, tenho 25 anos, sou de Santarém, Portugal estive viciado em heroína e cocaína uns bons anos, estive quase a ir preso… Graças aos meus pais que me ajudaram muito não fui, estou de pena suspensa, deixei os consumos há 3 anos, não quero voltar mais…. Eu vi bem de perto aquela vida, e hoje já estou a sofrer de problemas cardíacos graças ao meu pior erro… Ando medicado mas podia ter evitado tudo isto…. Fui “burro”, agora sofro… Mas eu dei um passo em frente para mudar o rumo à minha vida…
    Se voce que está a ler esta mensagem, faça um favor a si mesmo, saia enquanto tem tempo. Eu tive os meus pais do meu lado, mas um dia voce pode não ter ninguem e vai acabar morrendo à fome e sede, ou com uma overdose depois de sacar um bom guito de alguém que lutou tanto para o ter… Eu saí, e você?? Vai ficar à espera que a morte lhe bata a porta?? Vergonha é continuar na droga, assumir que se é toxicodependente e que tem uma doença e que ja roubou, isso não é vergonha, é verdade consequente de “só desta vez”…

  • yara

    -

    1/12/2014 às 10:14

    droga e o diabo disfarçado de cigarro acho que quem inventou tinha que ir para o manicornio estava louco maluco de pedra

  • lisboa

    -

    29/11/2014 às 13:59

    Não vamos esquecer que a droga “pt” está sendo muito consumida e esta consumindo além do corpo, a dignidade de uma nação,infelizmente sem noção, que está tão viciada nesta droga, que deu mais 4 anos pra ela agir de forma devastadora nos quatro cantos do país. É uma droga perigosíssima seus vendedores(mensaleiros, petroleiros, políticos corruptos) estão enricando, enquanto os viciados e até os não viciados estão indo pra lama. Drogas não!!! droga “PT”, NÃO!!!!!!FORA DROGA “PT”,(pra tapados)

  • diana

    -

    16/11/2014 às 2:34

    Sou a favor da internação compulsória. Não como castigo, claro que não. Mas porque uma pessoa com esse problema não tem a capacidade do livre-arbítrio e não pode ser deixada à sua própria sorte. Claro que o tratamento e os tratadores têm que ser sérios e muito responsáveis. O que, lamentavelmente, não é o que se constata muitas das vezes.

  • nena

    -

    11/11/2014 às 23:53

    Setti, daria para acrescentar mais um ‘antes’ e ‘depois’ embora não por efeito das drogas convencionais, mas outras tão massacrantes quanto, como ódio, rancor, avareza, inveja. Refiro-me ao ex-presidento lula.

  • Terezinha Paiva

    -

    7/11/2014 às 0:36

    O que não dá pra entender que o povo parece que pensa que corrupção começou no governo do PT. No governo do PT a Federal investigou e não tinha como não investigar. A midia está aí mesmo pra esclarecer até demais. Então eu não saio por ai jogando pedra em ninguém. “Sabe de nada inocente”…

  • Pedro silva

    -

    4/11/2014 às 21:22

    Faltou detalhe importante (comt.1237). Por gentileza.Nos anos 50, cursávamos(eu e a linda) o 4º ano primário em Divinopolis-MG. Em 2010/11, a vi numa rua entregando propagandas de loja. Comprei-lhe cigarros e um café e ela contou-me a sua história nas drogas. Agora, kbô.

  • Pedro silva

    -

    4/11/2014 às 21:00

    Parabéns! É verdadeiramente estonteante!Conheci uma menina linda, uma princesa da beleza feminina, nos anos 50.Até hoje consigo ter a sua imagem na memória.Embora o tempo seja o senhor da razão, há dois ou três anos a reconheci dentro de um banco lotado(dia de pagamento de funcionalismo público, em Contagem-MG, porque levei um empurrão…a reconheci pelos olhos(tenho memória de elefante, modéstia à parte)…Chamei-a pelo nome, prá confirmar, porque não acreditava no estrago…”maracujá de geladeira é miss…
    Ôhh dó…

  • Francinaide Lopes

    -

    3/11/2014 às 11:15

    Nossa como a droga mata a pessoa tão rápido fico me imaginando como nossos irmãos entra nessa vida tão cruel que por se mesmo se destrói e não ver o tempo passar.
    Só o nosso pai celestial para ajudar essas pessoas.DEUS TEM COMPAIXÃO DESSAS CRIATURAS QUE PRECISA DE AJUDA.Essa é a realidade do nosso mundo com tanta infelicidade por causa da danada da droga que mata aos poucos.

  • parriaomarinhoalessandro

    -

    2/11/2014 às 2:39

    Você não tem nível para estar neste blog. Fora!

  • jose zacarias de sousa

    -

    1/11/2014 às 14:36

    Infelizmente a maldita droga segue destruindo vidas e sonhos, pessoas se iludem com o rápido prazer ilusório que se imagina ter. e a destruição é rápida,aterrorizante,chocante,fatal, tem-se que tomarem medidas enérgicas contra este câncer(drogas), que assola as pessoas e o mundo, conscientizar incessantemente as crianças desde o nascimento para as escolhas certas no decorrer da vida, para que não entre neste inferno chamado droga,pois é uma ida sem volta,pois quando se entra no inferno a volta se torna impossível para muitos.E são raros os que conseguem realmente voltarem a realidade atual.Digam não a liberação das drogas para uso corriqueiros, liberação só para fins medicinais, para tratamentos de doentes. Deus nos deixa nascer e fazer nossas escolhas neste mundo, e viver sem drogas é sem duvida o melhor, o mais certo, o mais correto,e mais prazeroso.

  • Orlando Leupize

    -

    30/10/2014 às 12:54

    Há muitos anos quando o Brasil produzia muito algodão,dizem que o Bicudo foi uma praga introduzida pelos norte americanos.
    Poderiamos desenvolver um bicudo(praga do algodão)especifico para as folhas da coca e espalhar isto na Bolivia e Colombia e que se dane quem depende da folha da coca pra sobreviver,e as milhares de vidas que eles ceifam no Brasil e no mundo?

  • Elias Rodrigues da Silva

    -

    29/10/2014 às 18:52

    É realmente lamentável, ver o ser humano ser reduzido a trapos. Triste, deprimente e por que não dizer, inacreditável. Agora, eles são dignos de muita pena e muita oração. Que Deus tenha misericórdia de suas almas.

  • romildo aparecido fernandes

    -

    29/10/2014 às 10:02

    É o fim a droga esta levando a população (parte)a serem zumbis somente Deus para trazer a cura pois não estou vendo outra saida para este sério problema que com toda certeza vai dizimar a maioria dos seres humanos principalmente o mais jovens temos que trabalhar em cima desta situação

  • JOSE

    -

    24/10/2014 às 16:28

    As regras para publicação de comentários no blog, conforme relembrei aos amigos leitores incontáveis vezes, não aceitam textos escritos somente em maiúsculas, em respeito à boa educação, aos leitores e seguindo uma norma internacionalmente praticada na web.
    Como presumo que você saiba, palavras em maiúsculas significam palavras gritadas, não é mesmo?
    99% dos leitores escrevem assim, como neste texto, em maiúsculas e minúsculas.
    Peço que você faça o mesmo das próximas vezes.
    Confira as regras no link http://goo.gl/u3JHm
    Obrigado

  • Barbosa

    -

    23/10/2014 às 8:22

    Não se entre na cabeças das pessoas para livra-las das drogas.Não é algo a se convencer e sim a tratar no campo físico e espiritual.

  • Arivonil Policarpo

    -

    22/10/2014 às 21:50

    Isso é ótimo!
    Drogue-se, pule de cabeça! Tem muita gente querendo fazer parte do mercado do trabalho, crescer, empreender, ser uma pessoa feliz e bem suscedida e pedaços de lixo como são os idiotas que optam por seguir esse caminho sao concorrentes a menos para quem quer melhorar.

5 Trackbacks

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados