Blogs e Colunistas

21/08/2012

às 18:15 \ Política & Cia

As mulheres no Exército receberão treinamento para entrar em combate. Vocês sabiam?

Jociele, Vanessa e Ana Paula ficaram animadas com a chance de ingressar na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) (Foto: Jefferson Botega / Agencia RBS)

Jociele, Vanessa e Ana Paula ficaram animadas com a chance de ingressar na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) (Foto: Jefferson Botega / Agencia RBS)

Artigo publicado por Kamila Almeida no jornal Zero Hora em 20 de agosto

LEI AMPLIA AÇÃO FEMININA NO EXÉRCITO E PERMITE QUE ELAS RECEBAM FORMAÇÃO PARA ATUAR NO FRONT

Projeto sancionado pela presidente Dilma Rousseff obriga o Exército a abrir concurso para mulheres combatentes

As mulheres avançam sobre uma das últimas trincheiras ocupadas exclusivamente por homens no Brasil.

Depois de 20 anos dedicadas a cargos técnicos do Exército, atuando na Saúde, na Educação e na Informática, surge uma nova opção: o quadro de combatentes.

A Aeronáutica e as forças policiais de quase todo o país já ampliaram a ação feminina na linha de frente há anos. Em pleno século 21, a Lei nº 12.705, que entrou em vigor no dia 8 passado, quebra paradigmas, mas é mais tardia do que parece. Isto porque o Exército ainda terá cinco anos para se ajustar a uma realidade mais do que presente no Brasil, que tem, inclusive, uma representante do gênero no comando — a presidente Dilma Rousseff.

Alojamentos e escolas de formação precisarão de reformas estruturais, e até o conteúdo técnico pode sofrer adaptações para recepcionar as novatas na linha militar bélica de ensino. Elas devem ser formadas para atuar em Campanha e poderão até ser vistas a bordo de um blindado, portando fuzis e pistolas, durante patrulhamentos nas missões de paz, por exemplo.

O grau de dificuldades durante a capacitação em escolas como a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e na Escola de Sargentos das Armas (EsSA), tradicionalmente frequentada apenas por homens, deverá ser o mesmo, independentemente do sexo. Mas alojamentos devem passar por adaptações, incluindo os quartéis.

O coronel da reserva Paulo Roberto de Almeida Rosa, da Comunicação Social da 3° Divisão de Exército, situada em Santa Maria, região central do Estado [do Rio Grande do Sul], lembra que as militares, quando vão para uma missão, recebem um preparo específico, com instrução de tiro e condicionamento psicológico para resistir às adversidades dos locais para onde serão enviadas.

— Embora formalmente não estejam na linha de frente, tecnicamente fazem tudo o que os homens fazem em uma situação extrema. Uma oficial na selva enfrentará adversidades, como exposição ao calor, ao frio, ficará sem banho e dormirá sem conforto. É uma questão de semântica — avalia o coronel Rosa.

Livres de preconceitos, não estarão. Para recebê-las, deve haver muitas mudanças. Há quem comemore a novidade.

— A entrada do segmento feminino já mudou muito o nosso meio, até o jeito como nós nos comportamos. Isso é muito positivo. Ficamos mais sensíveis também — afirma o coronel Francis de Oliveira Gonçalves, comandante e diretor de Ensino do Colégio Militar.

— O homem é impetuoso. A mulher, prudente — lembra o coronel.

A aposta do diretor é de que ambos serão complementos na linha de frente.

 

Vocação familiar

 

Jociele se inspirou no amor do pai à carreira militar para almejar um posto na linha de combate do Exército (Foto: Ricardo Duarte / Agencia RBS)

Jociele se inspirou no amor do pai à carreira militar para almejar um posto na linha de combate do Exército (Foto: Ricardo Duarte / Agencia RBS)

Jociele Moreira Rezende, 16 anos, é filha única de um subtenente do Exército. Admira desde menina as medalhas do pai, Joacir de Oliveira Rezende, 44 anos. Quando o assunto eram os treinamentos de guerra, o coração se enchia de esperanças de um dia fazer igual. Mas sabia que era impossível.

— Como sempre disseram que a gente não podia, saímos em busca de outras possibilidades. Querendo ou não, ficou um pouco de lado esse sonho. Agora, ele renasceu — diz Jociele.

 

Jociele se inspirou no pai para escolher a carreira militar

Ela e as colegas Ana Paula dos Santos Cavalheiro, 16 anos, também filha de subtenente e Vanessa Ferreira Abdalla, 17 anos, cujo pai é coronel, também cultivavam o sonho antigo de entrar para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), castrado pelo rigor da carreira bélica, destinada ao sexo masculino.

No último ano do Ensino Médio do Colégio Militar, as três já definiram carreiras na Engenharia militar e na Força Aérea. A idade máxima para prestar concurso no Exército é 21 anos. Estão chuleando que as vagas sejam abertas antes desse prazo. Jociele largaria tudo para ser intendente no Exército.

— É claro que não é uma profissão normal. O juramento mesmo diz que defenderemos o Brasil com o sacrifício da própria vida, que é o nosso bem maior. Mesmo assim teria muito orgulho se ela conseguisse entrar — argumenta Joacir.

Elas são de uma escola onde muitas moçoilas partilham do mesmo sonho e sentiam a exclusão desde o ambiente escolar. O Colégio Militar tem por hábito organizar excursões para as tradicionais academias militares do país nas férias de julho, mas só os garotos podiam se inscrever para o passeio ao Rio de Janeiro e São Paulo, conta o major Flávio Marcelo Lima dos Santos, comandante da 3ª Companhia de alunos, que congrega o 2º e 3° ano do Ensino Médio:

— É sonho de muitas aqui no colégio. Ficavam fora da viagem porque sabíamos que não era permitido o ingresso delas na maioria das academias. Agora estão animadas para o ano que vem, quando devemos fechar um ônibus só com elas.

 

Forças Armadas têm prazo de cinco anos para formar mulheres combatentes

A Lei nº 12.705/12, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, dá prazo de cinco anos para que as Forças Armadas viabilizem o ingresso das mulheres na linha militar bélica. Assim, em breve teremos infantas, cavalarianas, artilheiras, engenheiras e comunicantes (ou será comunicantas?).

Confira:

“Art. 7o O ingresso na linha militar bélica de ensino permitido a candidatos do sexo feminino deverá ser viabilizado em até 5 (cinco) anos a contar da data de publicação desta Lei”.

Quer saber? Já era tempo. Boas vindas à mulherada!

LEIAM TAMBÉM:

Post do leitor: “Sou absolutamente contra mulheres combatentes nas Forças Armadas”

Veja as fotos de mulheres soldados de diversos países. É uma conquista, mas problemas e preconceitos continuam a existir

Deixe o seu comentário

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para a aprovação de comentários no site de VEJA

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado

129 Comentários

  • Vitor Martins

    -

    27/10/2014 às 0:26

    Totalmente errado. No Exército a condição física é primordial, ou seja, as mulheres não são capazes de realizar certas atividades que os homens realizam. O Exército não é um mar de rosas como as mulheres que querem ingressar pensam. O Exército é a maior defesa da nação, seus membros devem ser extremamente fortes e cruéis, pois em uma guerra o inimigo não te receberá com flores. Não estou sendo hipócrita nem machista, mas realista.

  • kedina marques nascimento

    -

    23/10/2014 às 15:50

    ola,me chamo kedina tenho 17 anos moro no Rio de Janeiro e é o meu sonho trabalhar no exercito ou na area da musica ou ser veterinaria,estou no segundo ano na formaçao de professoares,assim que terminar a formaçao de professores eu farei a faculdadede de musica,e tenho certeza que vou lutar ate consegui entrar para o exercito por que esse é o meu maior sonho ESLOG me espera que ano em 2016 estou ai.

  • Samira Furquim Gomes

    -

    21/10/2014 às 15:22

    Olá, estou fazendo um curso preparatório pela IOPEM. Tenho 16 anos e em 2016 pretendo fazer a prova para a EsSA, na apostila já cita que mulheres podem ingressas como Sargento e vi fotos na Pagina do Exército, mulheres como Sargentas na EsSa. Estou começando a me preparar para a prova este ano e estou também para o TAF. Meu professor disse que já tem infantaria feminina, isto é verdade?

  • Bruna Maria Pereira DosReis

    -

    19/10/2014 às 12:59

    Sou Bruna Maria tenho 18 anos e estou ainda cursando o ensino médio do 2ano e estou morando no Rio de Janeir,então estou querendo falar com alguém responsável por este projeto importante .quero realizar meu sonho e miha vocação desde criança quer foi entrar nas Forças Armadas do Exército brasileiro por favor mim ajudem só quero uma chance de mostrar tudo quer sei desde crianç e eu não. sou carioca sou do Maranhão. quero só uma chance paara servir meu país e mostrar quer as mulheres também podem servir o Brasil

    Cara Bruna,
    Entre os requisitos para que alguém seja um bom profissional da área militar está a capacidade de tomar iniciativas.
    Em vez de perguntar para o blog e esperar sentada, sugiro que você pesquise pelo Google e vá atrás do que quer.
    É um bom começo.
    Procure pelos sites do Exército, da Marinha e da Força Aérea Brasileira.
    Não forneço os links porque você precisaria desde já a ter iniciativa, a correr atrás, a se virar.
    Você também precisa melhorar seu português, lendo e estudando. A pontuação de seu texto é muito deficiente. Sem um bom português, você não conseguirá estar no Exército.
    Ao fazer isso, creio estar ajudando-a.
    Boa sorte.

  • Thais

    -

    16/10/2014 às 10:56

    Gostaria de saber quando realmente as mulhere poderam ingressar nas forças armadas,e qual a idade.
    desde ja agradeço

  • capetao

    -

    3/10/2014 às 14:13

    NADA A VER, O DISMORFISMO SEXUAL TORNA IMPRATICAVEL MULHERES NO EXERCITO, SENDO QUE ALGUMAS MULHERES DAS TROPAS FEMININAS NOS EUA TIVERAM INUMEROS PROBLEMAS COM A GUERRA, INCLUSIVE INFERTILIDADE. CONFIEM EM MULHERES PARA SUA DEFESA E MORRAM. “— A entrada do segmento feminino já mudou muito o nosso meio, até o jeito como nós nos comportamos. Isso é muito positivo. Ficamos mais sensíveis também — afirma o coronel Francis de Oliveira Gonçalves, comandante e diretor de Ensino do Colégio Militar.” – RIDÍCULO. QUANDO VC QUER SERVIR E LUTAR, É PRECISO ESTAR PRONTO PRA SER CRUEL E MATAR, NADA DE SENSIBILIDADE, GRANDE MANGINÃO ESSE.

  • ninha

    -

    21/9/2014 às 22:41

    Super apoiado! Estou com 17 anos. O meu objetivo profissional é justamente esse: crescer em uma carreira militar. Sempre sonhei com isso,mas me encontrava em um estado de inconformação com a situação de não existir mulheres combatentes. Acho que hoje só me resta estudar e esperar passar os anos que faltam para as vagas serem abertas. Estou feliz demais, feliz por saber que vou poder seguir carreira militar e ainda como uma combatente. \o/ Selva!

  • elisangela novais

    -

    18/9/2014 às 22:15

    olá meu nome e Elisângela tenho 13 anos estou no 8ºano e queria muito entrar na carreira de militar olhei em alguns sites achei varias coisas mais não achei o que tava procurando, então gostaria de saber se eu tenho chanse de entrar e se ainda estar tendo inscrições? eu sou de joão pessoa. obrigada pela atenção.

    Entre os requisitos para que alguém seja um bom profissional da área militar está a capacidade de tomar iniciativas.
    Em vez de perguntar para o blog e esperar sentada, sugiro que você pesquise pelo Google e vá atrás do que quer.
    É um bom começo.
    Procure pelos sites do Exército, da Marinha e da Força Aérea Brasileira.
    Não forneço os links porque você precisaria desde já a ter iniciativa, a correr atrás, a se virar.
    Você também precisa melhorar seu português, lendo e estudando. A pontuação de seu texto é muito deficiente e “chance” se escreve assim, e não “chanse”.
    Ao fazer isso, creio estar ajudando-a.
    Boa sorte.

  • thais

    -

    16/9/2014 às 23:31

    Olá tenho 17 anos to no 1ºano e queria muito entra na carreira militar..e nao tenho pais militares como faço pra entra?

    Entre os requisitos para que alguém seja um bom profissional da área militar está a capacidade de tomar iniciativas.
    Em vez de perguntar para o blog e esperar sentada, sugiro que você pesquise pelo Google e vá atrás do que quer.
    É um bom começo.
    Procure pelos sites do Exército, da Marinha e da Força Aérea Brasileira.
    Não forneço os links porque você precisaria desde já a ter iniciativa, a correr atrás, a se virar.
    Você também precisa melhorar MUITO seu português, lendo e estudando. Em uma só frase já há vários problemas, como, por exemplo, o verbo, que é ENTRAR. “Como é que eu faço para ENTRAR?”, e não “para entra”.
    Ao fazer isso, creio estar ajudando-a.
    Boa sorte.

  • suzane

    -

    10/9/2014 às 10:31

    Como faço pra mim entrar na carreira militar se nao tenho nivel superior e nenhum familiar nesse meio pra mim ajuadar nesse meio.

    Entre os requisitos para que alguém seja um bom profissional da área militar está a capacidade de tomar iniciativas.
    Em vez de perguntar para o blog e esperar sentada, sugiro que você pesquise pelo Google e vá atrás do que quer.
    É um bom começo.
    Procure pelos sites do Exército, da Marinha e da Força Aérea Brasileira.
    Não forneço os links porque você precisaria desde já a ter iniciativa, a correr atrás, a se virar.
    Ao fazer isso, creio estar ajudando-a.
    Boa sorte.

  • veronicarocha

    -

    4/9/2014 às 18:17

    Oi meu nome é Veronica tenho 18 anos e gostaria de saber como eu faço para me alistar para a PE(policia do exercito)gostaria muito que alguem me ajudasse.

    Entre os requisitos para que alguém seja um bom profissional da área militar está a capacidade de tomar iniciativas.
    Em vez de perguntar para o blog e esperar sentada, sugiro que você pesquise pelo Google e vá atrás do que quer.
    É um bom começo.
    Procure pelos sites do Exército, da Marinha e da Força Aérea Brasileira.
    Não forneço os links porque você precisaria desde já a ter iniciativa, a correr atrás, a se virar.
    Ao fazer isso, creio estar ajudando-a.
    Boa sorte.

  • Carina Fernanda Wais

    -

    29/8/2014 às 21:05

    oii..Desde criança tenho esse sonho de servir a nosso pais,mas tenho bastante duvidas sobre isso pq morro em uma pequena cidade do RS,andei me informando e ouvi dizer que deveria ter técnico,estou me formando no ensino medio esse ano que tenho que mi resolve logo,como aqui nao tem nd de cursos ou quarteis proximos minha ideia era ir pra Porto Alegre cursa tecnico em enfermagem depois presta concurso em um dos quarteis proxias,mas meu sonho mesmo era fazer parte de compatentes…e agora oq q eu faço?Qual é mais indicado a mulheres e se no RS a mulher ja pode entra no carga de batentes?

    Entre os requisitos para que alguém seja um bom profissional da área militar está a capacidade de tomar iniciativas.
    Em vez de perguntar para o blog e esperar sentada, sugiro que você pesquise pelo Google e vá atrás do que quer.
    É um bom começo.
    Procure pelos sites do Exército, da Marinha e da Força Aérea Brasileira.
    Não forneço os links porque você precisaria desde já a ter iniciativa, a correr atrás, a se virar.
    Ao fazer isso, creio estar ajudando-a.
    Boa sorte.

  • sinilaine oliveira

    -

    26/8/2014 às 23:53

    Ola,tenho 15 anos e sou apaixonada desde pequena pela policia começei a gostar, apreciar esse trabalho e comecei a gostar bastante e hj em dia meu sonho é esse vejo meus primos,meu vô q foi policial são minha inspiração e hj estou estudando o primeiro ano do ensino médio mas quero muito entrar na policia e isso se tornou minha paixão…. E vamo que vamo mulheres

  • aline

    -

    24/8/2014 às 9:40

    oi….tenho 15 de anos e gostaria de sabe se de menor pode se alista com essa idade

  • Daniel Lindemberg

    -

    24/8/2014 às 1:15

    Como somos cheios de hipocrisia, ficamos falando como se elas fossem realmente vitimas de preconceito sendo a ausência feminina nas forças militares é o fato de as próprias mulheres não desejarem PEGAR NO PESADO e ser obrigas a prestar serviço militar e muito menos ir levar chumbo em campo de guerra. Desejar ir para o serviço militar é vontade de poucas, não é atoa que a questão nunca nunca foi de interesse das feministas nunca foram fazer protesto exigindo serviço militar obrigatório para as mulheres também. PRA MIM TEM QUE SER OBRIGATÓRIO O SERVIÇO MILITAR TAMBÉM PARA AS MULHERES. Por que só nós “machos” temos que ir levar chumbo na guerra?

  • Rafaela

    -

    23/8/2014 às 0:12

    Olá,
    Gostaria de saber se irá ter inscrição esse ano ainda?
    Aguardo retorno.

    Att,
    Rafaela Fernanda

  • Amannda

    -

    22/8/2014 às 10:35

    tenho 15 anoos e ja quero me alista coomo faço , pode menor de idade

  • tayna ribeiro

    -

    20/8/2014 às 11:25

    Ola! Tenho 17 anos queria e quero entra para o serviço militar como eu faço?

  • Anna Karen Pereira Freire

    -

    19/8/2014 às 20:03

    Ola meu nome é Anna Karen tenho 18 anos e estou concluindo o ensino medio e moro em Ubajara no Ceara. Como posso fazer para entrar no serviço militar mais próximo da minha cidade?

  • isabella amorim moreira

    -

    18/8/2014 às 20:14

    eu tenho 9 anis e gosto muito do excercito que quando fizer 18 anos vou me escrever para entara vamo defende o pais URRRULL

  • jessica oliveira

    -

    15/8/2014 às 9:32

    queria saber de para mulheres entrar para forças armadas precisa de algum curso técnico ou não ?

  • thalia

    -

    9/8/2014 às 15:59

    tenho 13 anos é meu sonho entrar no exercito…e vou conseguir se deus quiser

  • Carolina Sales

    -

    9/8/2014 às 11:50

    Oi eu tenho 19 anos e procurei em vários sites para verificar até que idade as mulheres podem se alistar mas não achei em lugar algum . Como é agora que posso sair de minha cidade pois a mesma não tem essa de mulher se alistar a não ser que seja formada em alguma coisa . Quero me formar em veterinária mais quero começar lá de dentro mesmo !

  • Cassia Coelho Rodrigues

    -

    9/8/2014 às 10:35

    Como alistar ?

    Entre os requisitos para que alguém seja um bom profissional da área militar está a capacidade de tomar iniciativas.
    Em vez de perguntar para o blog e esperar sentada, sugiro que você pesquise pelo Google e vá atrás do que quer.
    É um bom começo.
    Procure pelos sites do Exército, da Marinha e da Força Aérea Brasileira.
    Não forneço os links porque você precisaria desde já a ter iniciativa, a correr atrás, a se virar.
    Ao fazer isso, creio estar ajudando-a.
    Boa sorte.

  • karolina guedes cordeiro

    -

    5/8/2014 às 20:45

    infelizmente eu tenho 13 anos o meu maior sonho é me alistar é um sonho que eu vou realizar com certeza quando eu fizer 18 a primeira coisa que eu vou fazer é ir me alistar!!!!

  • anicacia souza

    -

    5/8/2014 às 15:09

    Quero me alistar para o exercito tenho 20 anos como faço,sou mulher não tenho formação queria entra na artilharia!

    Entre os requisitos para que alguém seja um bom profissional da área militar está a capacidade de tomar iniciativas.
    Em vez de perguntar para o blog e esperar sentada, sugiro que você pesquise pelo Google e vá atrás do que quer.
    É um bom começo.
    Procure pelos sites do Exército, da Marinha e da Força Aérea Brasileira.
    Não forneço os links porque você precisaria desde já a ter iniciativa, a correr atrás, a se virar.
    Ao fazer isso, creio estar ajudando-a.
    Também acredito estar ajudando ao dizer que você, pelo que escreveu, precisa urgentemente melhorar seu português, lendo mais, estudando mais etc.
    Em seu comentário, você deixou de acentuar a palavra “exército”, deixou de escrevê-la com maiúscula, porque é um nome próprio, “Exército”, não pontuou a frase corretamente, deixou de utilizar ponto de interrogação em “como faço?” e usou “entra” no lugar do verbo “entrar”.
    Desse jeito, você não será admitida em hipótese alguma no Exército.
    Boa sorte.

  • erika pereira

    -

    4/8/2014 às 16:01

    quero mim escreve mas eu só tenho 15 anos ^^ queria poder entra num exercito

    Prezada Erika,
    A primeira coisa, primeiríssima, que você precisa fazer é reforçar suas aulas de português. Pelo pequeno comentário que você enviou, seu português é muito, mas muito ruim. Tem CINCO erros de português em uma frase curta!!!
    Sem dominar nosso idioma, você não consegue entrar para o Exército e nem ter uma carreira boa em qualquer outra profissão, hoje em dia.
    Procure pelo google o site do Exército, por sua conta — você precisa aprender a ter iniciativa, também — e, lá, encontrará informações sobre colégios militares e também uma forma de contato para responder a suas dúvidas.
    Boa sorte… mas estude mais seu idioma!

  • samara sousa silva

    -

    2/8/2014 às 22:44

    Quero me alistar pra marinha tenho 22 anos como faço ?

    Entre os requisitos para que alguém seja um bom profissional da área militar está a capacidade de tomar iniciativas.
    Em vez de perguntar para o blog e esperar sentada, sugiro que você pesquise pelo Google e vá atrás do que quer.
    É um bom começo.
    Procure pelos sites do Exército, da Marinha e da Força Aérea Brasileira.
    Não forneço os links porque você precisaria desde já a ter iniciativa, a correr atrás, a se virar.
    Ao fazer isso, creio estar ajudando-a.
    Boa sorte.

  • Indivíduo

    -

    17/7/2014 às 11:10

    E se o instrutor disser que não existe a palavra mas?

  • Indivíduo

    -

    17/7/2014 às 11:05

    E se o instrutor der uma ordem que não puder ser cumprida?

  • Afonso de Marinha

    -

    16/7/2014 às 8:05

    Eu quero ver é dar serviço com um FUZIL no ombro a cada 2 horas, 8 horas por dia, em uma escala de 2 por 1 e ainda cumprir expediente normal, de 07:30 às 17:00 (isso se não sair mais tarde) assim como é na Marinha! Um Praça do sexo masculino é obrigado a passar por issso, as mulheres NÃO DÃO ESSE TIPO DE SERVIÇO! Se for Oficial, a MORDOMIA é maior ainda!

  • Nadine

    -

    14/7/2014 às 12:17

    Meu sonho está sendo concretizado! Se Deus quiser ano que vem estou lá, defendendo o país de corpo e alma. Muito obrigada por esclarecer minhas dúvidas

  • camila

    -

    29/6/2014 às 19:45

    ola..Eu queria muito entrar em um colegio militar..

  • nicolly

    -

    26/6/2014 às 3:01

    Olá , Eu Estou Fazendo um Curso , Se Eu Passar , Eu Irei Para Aluma Cidade , Estudar Em Um Colegio .. Militar O Meu Sonho E Esse
    Essa PAgina me Ajudou Muito A Tirar Minhas Duvidas Eu Tenho 12 Anos ,E Espero Que Nós Consiga-mos Conquistar Nossos Objetivos

  • Mariana Freitas Pinto

    -

    5/6/2014 às 17:24

    Meu sonhoo, estou fazendo cursinho preparatório pra prova do EsPECEx, eu tenho 15 anos e estou no 2° do ensino médio, vou terminar ano que vem fazer o cursinho esse ano e ano que vem ai vou fazer a prova e se Deus quiser vou passar.
    Boa Sorte para nós mulheres, futuras guerreiras.

  • Queli

    -

    2/6/2014 às 15:16

    Boa tarde
    Neste ano completo 26 anos, e comecei um curso Técnico em Radiologia.
    Gostaria de saber se ainda, com minha idade posso ingressar no Exército?

    Como sempre respondo a amigos do blog que fazem esse tipo de pergunta, respondo dizendo que uma das exigências básicas para a carreira militar é a capacidade de iniciativa.

    Então, em vez de perguntar ao blog e dar trabalho para nós, que estamos aqui, sugiro que você tome a iniciativa de pesquisar via Google. Comece pelo site do Exército, cujo link também não vou fornecer porque você precisa aprender a se virar.

    Um abraço e boa sorte.

  • Jaqueline

    -

    31/5/2014 às 14:46

    AAAAAAAAAAAAAAAA, tamo chegando lá mulherada, era tudo oque eu precisava, meu sonho ira se realizar assim como o de muitas. É não é só os homens que poderão se tornar infantes agora as mulheres também bodem. UUUUUUUUUUU lá vamos nós

  • Karen

    -

    30/5/2014 às 1:29

    poderia me responder uma coisa a mulher poderá ser combatente na EsSA ?
    E que idade maxima?

  • marcelo

    -

    19/5/2014 às 20:20

    Só um detalhe, e grotesco usar o ter infantas, cavalarianas, artilheiras, engenheiras e comunicantes (ou será comunicantas?)..
    Por favor baixaria não.. Hehe uma mulher INFANTE,COmunicantes..ect

  • debora

    -

    17/5/2014 às 23:18

    ola meu nome e Débora tenho 12 anos e o meu grande sonho e entrar no exercito desde agora traço o meu caminho para que isso aconteça tenho uma amiga que tem o mesmo sonho que eu e acho que vou fazer a minha faculdade em São Paulo la tem mas recursos do que o estado em que eu moro #boanoite

  • camila silene

    -

    17/5/2014 às 15:38

    Ola, desde que eu tinha 12 anos de idade sonho em ingressar na carreira militar.Sempre que vi alunos de escolas militares da cidade onde moro, esse sonho crescia cada vez mais e ate hoje esse desejo cresce, porem nunca tive oportunidade de entrar em um colegio militar, mas ainda assim procurei no site do exército se mulheres tambem podem servir principalmente as que querem ingressar na mesma fax etária que eu,mas as respostas eram sempre voltadas aos homens, tambem procurei em outros sites , porem nao obtive respostas, ate que encontrei esse, entao pergunto-lhe , mulheres da minha idade (17anos) podem ingressar na carreira militar?Se sim, por favor contribua com me respondendo para que eu realize o meu sonho, desde ja agradecida.

  • Miriã gonçalves da Silva

    -

    16/5/2014 às 2:07

    ( E peso Desculpas pelo horário ) .. obg.

  • Miriã gonçalves da Silva

    -

    16/5/2014 às 2:02

    Ola meu nome é Miriã, tenho 18 anos de idade, e apenas quero agradecer por ter a gentileza e a paciência de repetir o que todos que comententam tiveram a chance de ler : ( iniciativa ) também desejo muito servir ao meu País, e que graças a minha ( iniciativa ) de ir em busca de realizar este desejo, que tive o privilégio de obter informações diretamente de um sargento da base militar da minha cidade, e pra evitar o desconforto de repetições, façam como eu , não busquem por palavras, procurem agir mais e vocês terão a respostas que vocês procuram, mais uma vez muito obrigado pela atenção, e boa sorte á todas que estão em busca do mesmo objetivo; Do meu eu não desisto jamais.

  • Larissa Rodrigues

    -

    30/4/2014 às 3:24

    Olá! Tenho Apenas 12 anos… Ontem mesmo eu estava perguntando para minha avó se mulheres podiam entrar para o Exército… Bom, ela me disse que não, daí eu vim aqui e me deu um alívio em saber que meu sonho que eu tenho desde os 8 anos pode se tornar realidade… Eu Li suas respostas aos outros comentários, e eu percebi que tudo você falava era sobre ter Iniciativa,responsabilidade,esforço,correr atrás e não esperar que tudo caia no seu colo… Eu corri atrás e me informei em todos os sites possíveis… Estou desde já correndo atrás, estudando, praticando artes marciais e me preparando fisicamente, psicologicamente porque uma das únicas certezas que eu tenho na minha vida é que eu vou lutar até o fim pelo meu sonho que é servir ao exercito… Não sei se já aconteceu contigo, mas quando me perguntam o meu sonho e eu digo, as pessoas riem de mim… Eu estou lutando pra isso, e em 7 anos, vou me preparar e quero ser uma excelente combatente no futuro… Se Deus Quiser… Muito Obrigada mesmo, suas respostas realmente me ajudaram muito… Abraço!

    Cara Larissa, fico felicíssimo por ter, indiretamente, contribuído para sua motivação. Ganhei meu dia!
    Mas não exagere. Vejo que você postou este comentário às 3h24 da manhã!
    Desejo a você todo o sucesso do mundo.
    Abraços

  • Tatiana Silva

    -

    21/4/2014 às 1:35

    Tenho 17 anos faço 17 no final do ano. Será que eu tenho oportunidade de fazer parte do Exercito militar.

    Cara Tatiana, a primeiríssima coisa que você precisa aprimorar para pensar em entrar para o Exército é melhorar seu texto. Onde é que ficou o ponto de interrogação em sua frase? E como assim, “Exército militar”. Por acaso existe Exército que não seja militar?

    Depois, pensando em ser militar, você precisa ter o que os militares necessitam em momentos cruciais de sua vida: INICIATIVA. Em vez de enviar um comentário aqui para o blog e esperar passivamente que alguém resolva as coisas por você, vá ao Google, pesquise, procure!

    Comece pelo site do Exército, cujo link não vou lhe passar porque você precisa aprender a se virar desde já.

    Vá em frente e boa sorte.

  • Fernanda Wilberte

    -

    12/4/2014 às 22:39

    Ólá, meu nome é Fernanda tenho apenas 15 anos e tenho o objetivo de entrar no Exército.
    Eu li algumas perguntas e vi que suas respostas falavam bastante de: Iniciativa,responsabilidade,esforço,correr atrás, etc.
    Então resolvi ir atrás, me informei e agora mais do que nunca quero entrar e servir.Obrigados suas respostas me ajudaram muito.

    Fico feliz por saber, Fernanda. Desejo muita sorte a você!
    Abraços

  • Raiana

    -

    11/4/2014 às 11:03

    Sou Raiana tenho 17 anos, entrar no Exercito esta virando um sonho de consumo!vou contribuir para que esse sonho vire realidade!

  • Ludmila Silva

    -

    10/4/2014 às 9:19

    Oi…Quero saber se nos colegios militares de Brasília-DF ja treinam as mulheres para linha de combate?

    Procure se informar por sua conta, pesquisando na Internet. Vá ao site do Exército. Se você tem interesse na carreira militar, precisa ter iniciativa e não esperar que as coisas caiam do céu, não é mesmo?
    Abraço e boa sorte.

  • samara

    -

    8/4/2014 às 4:39

    queria entrar pra ser combatente servi ao exercito tenho certeza muitas mulheres são capazes

  • Josi diniz

    -

    1/4/2014 às 22:09

    Meu sonho e entra no exercito, e ser uma enfermeira acho tao lindo Tenho 17 anos e pretendo ingressar brevemente

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados