Blogs e Colunistas

25/10/2014

às 19:38 \ Política & Cia

DATAFOLHA DE HOJE: Aécio sobe e volta a empatar tecnicamente com Dilma

Aécio subiu um ponto, Dilma caiu um ponto: pesquisa feita hoje mostra, de novo, empate técnico (Fotos: Felipe Cotrim/VEJA)

Aécio subiu um ponto, Dilma caiu um ponto: pesquisa feita hoje mostra, de novo, empate técnico (Fotos: Felipe Cotrim/VEJA)

Última pesquisa antes das urnas aponta que o candidato do PSDB ganhou um ponto e a presidente perdeu um ponto; resultado é imprevisível

De VEJA.com

Pesquisa Datafolha divulgada na tarde deste sábado aponta que o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, recuperou terreno na véspera das eleições e está tecnicamente empatado com a presidete-candidata Dilma Rousseff (PT), no limite da margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Segundo o levantamento, encomendado pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo, a petista lidera a corrida com 52% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e os eleitores indecisos), e o tucano tem 48%.

Na sondagem anterior, feita pelo instituto, nos dias 22 e 23, Dilma marcava 53%, e Aécio tinha 47%.

Se considerados os 5% de eleitores que pretendem votar em branco ou nulo e outros 5% de indecisos, Dilma tem 47% das intenções de voto, e Aécio, 43%.

O instituto entrevistou 19.318 eleitores, em 400 municípios brasileiros, na sexta-feira e neste sábado. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-1210/2014.

(Reprodução Datafolha/Folha de S. Paulo)

(Reprodução Datafolha/Folha de S. Paulo)

25/10/2014

às 19:00 \ Política & Cia

NEIL FERREIRA: Aécio escrito nas estrelas

(Foto: Marco Miatelo/Estadão Conteúdo)

Nem Ibofe, nem DataFalha: Neil Ferreira acredita em Aécio Neves neste domingo (Foto: Marco Miatelo/Estadão Conteúdo)

Artigo de Neil eu acredito Ferreira publicado no jornal Diário do Comércio, de São Paulo

Saiu um DataFalha e eu não acreditei. Vai sair um Ibofe e eu não vou acreditar. Acredito no DataMaricy, no Data Carlinhos Sensitivo e no DataNunes, que são institutos da maior confiança.

“DataMaricy”, 20/10 às 12h58.  Maricy  afirma que Aécio ganha a eleição. Maricy é uma astróloga de renome internacional, que há mais de 20 anos fez um mapa astral surpreendente e impecável da filha.

O trecho que segue se refere ao 2º turno da eleição e é inteiro entre aspas. É uma cópia fiel do que ela postou no Facebook.

No 1º turno, quando Aécio tinha só 14 pontos, metade da Marina e menos da metade da Dilma, Maricy postou que Aécio chegaria ao 2º turno – e acertou. A cópia abaixo é permitida pela Maricy, desde que seja dado o crédito. Abre aspas:

“(…) Eclipse Solar 23/10/2014, no Grau Zero de Escorpião. O que significa? Para você que não estudou Astrologia: sempre Eclipse no Grau Zero de qualquer signo é muito forte. Em Escorpião, a entrada de Marte em Zero de Capricórnio dia 26 + Eclipse do dia 23 = HOMEM CHAMADO AÉCIO ELEITO NO DIA 26!

A explicação é apenas para vocês seguidores (dos posts dela, e são milhares) ter absoluta certeza que Astrologia funciona…, e tranquilizar todos vocês nessa  semana (…)” Fecha aspas.

A opinião é sem margem de erro de dois planetas pra mais ou pra menos, pra cima ou pra baixo; pra mim a credibilidade é de 100%.

Acredito também no Data Carlinhos Sensitivo, que foi o primeirão a afirmar que Aécio não só chegaria ao 2º turno, como ganharia a eleição bem apertado e seria o melhor presidente que o Brasil já teve.

Isso quando até seus aliados mandavam recados pelos jornais para que desistisse da candidatura e apoiasse Marina, numa trairagem inacreditável. Aécio enfrentou tudo de peito aberto e cabeça erguida.

Para que não se pense que sou crédulo a ponto da ingenuidade, saiba-se que minhas crendices são científicas: acredito na Área 51, em Roswell, que fica no deserto de Nevada perto de Vegas, onde teria caído um OVNI nos anos 50.

Um tripulante teria sido encontrado morto e seu corpo estaria sendo objeto de estudos secretos até hoje, passando pelo conhecimento de várias  gerações de  M.E.s, Medical Examiners, médicos especialistas em autópsias.

O funcionamento da máquina voadora nunca foi entendido e o material com que é feita (metal? plástico ?) ainda desafia o conhecimento da indústria espacial. Nem a Nasa sabe do que se trata.

Acredito em OVNIs; e tenho certeza de que foram os aliens que construíram as Pirâmides do Egito e fizeram os desenhos gigantescos de Nazca. A mais estranha e provocante série da tv americana, “X Files”, foi produzida por um alien, com o episódio piloto escrito por outro alien e com toda a primeira temporada roteirizada e dirigida por outro alien.

A série teve mais de dez temporadas e só foi suspensa quando a tv e o cinema já tinham sido completamente ocupados pelos aliens, com Elvis Presley, Beatles, Stones, Bob Dylan, Spielberg e George Lucas à frente.

Há suspeitas de que Pelé seja um deles; Michael Jordan e Scott Pippen são. A Bündchen e a Aniston, a “Rachel” da série Friends, com certeza também são. Os dois “M.I.B”, “Men In Black”, são. Os inventores do Velcro, do “Post it” e da caneta Bic também são.

Cito o DataNunes, do jornalista Augusto Nunes, da maior credibilidade, que mostra como trata os fatos e não os arruma com a mão-boba. Abre aspas de novo:

“(…) Para acabar com a lengalenga, e botar ordem no bordel das porcentagens, o DataNunes acaba de divulgar o terceiro boletim sobre o segundo turno.

Como se sabe, é o único instituto que, em vez de pesquisas, faz constatações, com margem de erro abaixo de zero e índice de confiança acima de 100%.

Como o crescimento de Dilma no Nordeste foi neutralizado pelo avanço de Aécio nas demais regiões, os índices não mudaram: com 55%, o senador do PSDB continua 10 pontos percentuais à frente de Dilma, estacionada em 45% (…)”. Fecha aspas de novo. » Clique para continuar lendo e deixe seu comentário

25/10/2014

às 18:02 \ Política & Cia

EDIÇÃO DE “VEJA” SE ESGOTOU NAS BANCAS. TIRAGEM EXTRA JÁ ESTÁ NAS BANCAS NESTE SÁBADO. Mas, se quiserem, leiam aqui mesmo a reportagem-bomba

 

veja edição extra

(SE VOCÊ NÃO CONSEGUIU SEU EXEMPLAR DE VEJA, LEIA NA ÍNTEGRA A REPORTAGEM-BOMBA CLICANDO AQUI)

25/10/2014

às 18:00 \ Política & Cia

TVEJA COM Aloysio Nunes, vice de Aécio: “Principal tarefa de Aécio, se eleito, será abrir a caixa preta do PT e limpar as estatais, especialmente a Petrobras, com sua roubalheira”

O senador Aloysio Nunes Ferreira (SP), candidato a vice na chapa de Aécio Neves (PSDB), diz hoje em entrevista a TVEJA que o principal desafio de Aécio, se eleito, será abrir a caixa preta do PT e limpar as empresas estatais, em especial a Petrobras.

Sobre o escândalo de roubalheira na Petrobras para alimentar caixas de partidos políticos, em especial o PT, o senador mais votado da história da República disparou:

– Isso vai provocar terremoto semelhante ao provocado pela operação mãos limpas na Itália.

O senador disse ainda que a tática dos tucanos na reta final das eleições é desmascarar as mentiras do PT, mesmo que “a palavra mentira choque almas sensíveis”.

 

25/10/2014

às 17:40 \ Política & Cia

A charge de SPONHOLZ: Fazendo o diabo

a charge fazendo o diabo

25/10/2014

às 17:30 \ Política & Cia

VÍDEO: Pelo WhatsApp, Aécio cumprimenta o jornalismo de TVEJA e diz que na eleição de amanhã “escolheremos o país em que queremos viver”

25/10/2014

às 16:53 \ Política & Cia

Candidatos e entidades repudiam vandalismo do edifício-sede da Editora Abril. Deputado comunista Orlando Silva, ex-ministro do Esporte, diz “sentir orgulho” pelo ato dos baderneiros

Os vândalos débeis mentais que tentaram atingir VEJA pixando muros e jogando lixo no Edifício Abril (Foto: VEJA)

Os vândalos débeis mentais que tentaram atingir VEJA pixando muros externos e jogando lixo no Edifício Abril (Foto: VEJA)

“Assistimos ontem e hoje a um atentado contra a democracia, contra a liberdade de expressão”, afirmou o tucano Aécio Neves. Dilma repudia atos de “barbárie”

De VEJA.com

Os dois candidatos à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), e entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) repudiaram neste sábado o vandalismo praticado contra a sede da Editora Abril, que edita VEJA, na noite de sexta-feira, em São Paulo.

Um grupo de 200 pessoas, segundo a Polícia Militar, despejou lixo em frente ao prédio e pichou muros. Três pessoas foram detidas, segundo boletim de ocorrência registrado no 14º Distrito Policial de Pinheiros.

As pichações foram assinadas pela União Juventude Socialista (UJS), ligada ao PCdoB.

Em sua edição desta semana, VEJA revela depoimento prestado na última terça-feira pelo doleiro Alberto Youssef, que atuava como banco clandestino do petrolão, em que ele implica a presidente e seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, no esquema de corrupção.

No último ato público antes da votação deste domingo, Aécio Neves visitou o túmulo do avô, Tancredo Neves, na cidade histórica de São João Del Rey, em Minas Gerais. Defendeu a liberdade de imprensa e condenou os atos de vandalismo contra a sede da Editora Abril.

– Assistimos ontem e hoje a um atentado contra a democracia, contra a liberdade de expressão, o que já é uma marca extremamente preocupante dos nossos adversários. Ao tentar invadir e depredar a fachada de um importante veículo de comunicação, os manifestantes não atingem aquele veículo. Atingem o que temos de mais valioso, que é a liberdade de expressão no Brasil, a liberdade de imprensa. A democracia vive disso, das manifestações. E as contrárias devem ser respeitadas. O alvo foi errado, porque o que a VEJA e outros veículos de comunicação fazem é comunicar. Eles são os vasos transmissores das informações e ao tentar proibir a veiculação dessa revista, há uma demonstração clara do Partido dos Trabalhadores de seu descompromisso com a democracia e com a liberdade de expressão

“É um atentado que deve receber o repúdio de todos os brasileiros da forma mais veemente possível. E uma boa forma de demonstrar esse repúdio é indo às urnas amanhã para valorizar a democracia e apontar um novo caminho para o Brasil”, completou. O tucano ainda afirmou que, se eleito, atuará em favor da liberdade de imprensa.

No Twitter, Orlando Silva elogia ataque ao prédio da Editora Abril

Um dia depois de gastar mais de três minutos de sua propaganda eleitoral para atacar VEJA, a presidente Dilma Rousseff comentou o ataque à sede da Abril.

– Eu lamento qualquer ato de vandalismo. Não concordo. Repúdio formas de violência. Isso é uma bárbarie. Deve ser coibido. Nós só podemos aceitar um padrão de discussão que seja pacífico, com argumentos, que defenda posições e que não ataque uns aos outros. Não se cria um país civilizado e democrático dessa forma.

Orlando Silva, deputado eleito pelo PCdoB e ex-ministro do Esporte, elogia o ataque pelo twitter, expressando "orgulho" pela baderna

Orlando Silva, deputado eleito pelo PCdoB e ex-ministro do Esporte, elogia o ataque pelo twitter, expressando “orgulho” pela baderna

Enquanto isso, no Twitter, Orlando Silva, ex-ministro de Dilma eleito deputado federal pelo PCdoB, postou mensagem de apoio aos vândalos da UJS.

Afirmou sentir “orgulho” da depredação promovida pelo grupo.

Em 2011, Orlando Silva foi defenestrado do comando do Esporte após VEJA revelar a existência de um esquema organizado pelo PCdoB na pasta para desviar dinheiro público usando ONGs amigas como fachada. O então ministro foi apontado como mentor e beneficiário dessa engrenagem.

Em nota, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) afirmou em nota que “repudia veementemente os ataques”.

“A Abert acompanha com preocupação episódios como o de ontem à noite, pois a entidade considera grave qualquer ato de intimidação à liberdade de imprensa. A Abert lembra que a Declaração de Chapultepec, da qual o Brasil é signatário, aponta uma imprensa livre ‘como uma condição fundamental para que as sociedades resolvam os seus conflitos, promovam o bem-estar e protejam sua liberdade’”.

Em entrevista à Rede Globo, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcos Vinícus Coelho, afirmou: “Nesse momento entendemos que o principal é termos a maturidade institucional para preservarmos a democracia brasileira”.

Já Alberto Rollo, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SP, afirmou ao site de VEJA: “Os ataques ao prédio da Editora Abril são beligerantes e não combinam com o exercício da democracia que teremos amanhã. O grupo não está contribuindo para a democracia no Brasil”.

25/10/2014

às 16:00 \ Política & Cia

MÍRIAM LEITÃO: Contra o autoritarismo, a melhor arma (e a maior vítima) é a imprensa livre

(Ilustração: Reprodução/Lyvoices.org)

“A imprensa livre é um dos mais poderosos antídotos contra os excessos dos governantes. E é sempre o primeiro alvo”, diz Míriam Leitão (Ilustração: Reprodução/Lyvoices.org)

FORÇA E FRAQUEZA

Artigo publicado no jornal O Globo

O melhor da democracia é a democracia. Perto de eleição há sempre um ambiente inflamado de debates, ânimos exaltados, divergências, e cada lado acha que se o outro vencer será o fim do mundo. Há escolhas mais sensatas que outras, mas a democracia tem seu jeito de ir arrumando as coisas e serenando os espíritos após o período eleitoral. O maior risco é não ver as ameaças concretas.

Há líderes na cena política e a democracia precisa deles. Não são condutores seguidos cegamente como no passado, porque as novas formas de comunicar, o poder na mão de cada cidadão é muito maior na sociedade da informação. Mesmo assim, há líderes que degradam a democracia, a enfraquecem ou com o comportamento desviante ou porque não são democratas, mas apenas se aproveitam dela.

O pior risco da democracia é perdê-la. Nem sempre acontece da forma explícita, como no Brasil, em que de repente chegaram os tanques e o país precisou atravessar um longo deserto de 21 anos até o fim daquele regime. Às vezes, o perigo chega devagar, vai solapando as instituições, transformando sua natureza. Foi esse o processo que enfraqueceu as bases democráticas de alguns vizinhos nossos.

As eleições ficam viciadas, as instituições fingem que funcionam, mas a democracia vai perdendo sua essência. É isso que aconteceu na região e não estamos livres que aconteça aqui. O Brasil tem demonstrado ter instituições mais fortes. Mas não é uma fortaleza inexpugnável. Também nós temos que trabalhar para proteger nosso patrimônio.

Melhor evitar o que aconteceu com Venezuela, Equador, Bolívia, Argentina. Em graus diferentes, a democracia deles foi perdendo qualidade, e em alguns países já nem merecem ser definidas com esse nome. E o ataque é sempre da mesma forma: tudo começa a morrer quando se mata o contraditório. A imprensa livre é um dos mais poderosos antídotos contra os excessos dos governantes. E é sempre o primeiro alvo.

Foi a democracia que produziu avanços impressionantes como tenho relacionado aqui com uma certa frequência: uma nova Constituição, a estabilização, a ampliação de direitos sociais, a universalização do ensino do primeiro grau, a inclusão social. O projeto certo é aquele que preserva o que está conquistado e segue adiante atrás dos muitos problemas que ainda temos que superar.

Infelizmente não temos conseguido um ambiente eleitoral em que as questões relevantes sejam aprofundadas. Os estereótipos e as simplificações acabam tomando o espaço mais destacado. Esse ambiente de vilão e salvador não reflete os fatos, não ajuda os avanços, mas é o que tem prevalecido, porque tem trazido dividendos eleitorais.

(PARA CONTINUAR LENDO, CLIQUEM AQUI)

25/10/2014

às 15:00 \ Política & Cia

VÍDEO: O grande Zico também está apoiando Aécio. Vejam suas razões

25/10/2014

às 14:00 \ Tema Livre

Carisma não é para qualquer um: uma adolescente americana poderia ganhar 10 mil dólares ou conhecer Neymar. Adivinhem qual das opções ela preferiu

(Foto: Wong Maye-E/AP)

Qual prêmio é melhor para uma garota: 10 mil dólares ou um encontro com Neymar? (Foto: Wong Maye-E/AP)

A adolescente americana Rhiannon Conelley, de 16 anos, teve uma oportunidade única. Ao ganhar um concurso patrocinado por uma marca brasileira de refrigerante, a garota, que joga como goleira no time de futebol de seu colégio em El Paso, no Texas, pôde escolher entre dois prêmios: a quantia de 10 mil dólares ou um encontro com o atacante Neymar.

Ela não teve dúvida: quis conhecer o jogador.

(Foto: Reprodução/El Paso Times)

A foto de Rhiannon foi escolhida a melhor entre as enviadas (Foto: Reprodução/El Paso Times)

Seu prêmio, então, será uma viagem para Barcelona, onde ela, sua mãe e seu técnico se encontrarão com O craque. Rhiannon deixa claros os seus planos para a ocasião: “Vou perguntar se ele quer se casar comigo”, diz.

A jovem ganhou a promoção ao ter sua foto escolhida como a melhor entre as enviadas durante a promoção, realizada na época da Copa do Mundo.

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados