Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Seu carro autônomo terá uma ajudinha humana para pilotar (mas não a sua)

Empresa cria sistema para que humanos assumam o controle à distância quando veículos inteligentes não souberem lidar com uma situação no trânsito

Por André Lopes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 jun 2018, 18h29 - Publicado em 5 jun 2018, 17h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Carros que se dirigem ainda causam medo em alguns. Afinal, a tecnologia ainda está na infância e uma série de falhas precisam ser corrigidas. Em 18 de março, um Volvo autônomo da Uber atropelou e matou a ciclista Elaine Herzberg em Tempe, no estado americano do Arizona. No dia 30 do mesmo mês ocorreu outro acidente. Um Tesla Model X colidiu na Califórnia com um muro, matando o motorista. Nesse caso, porém (assim como em dois acidentes fatais anteriores, em 2016), a falha não foi 100% tecnológica. O Tesla não era completamente automatizado. Mas em todos os casos era esperado que um humano, infelizmente distraído, assumisse o volante e controlasse a situação. Por isso que a startup Phantom Auto, do Vale do Silício, acredita que pode acelerar o lançamento dos autônomos criando “pilotos de emergência”, que dirigem à distância. Para o usuário não mudaria nada, ele nem mesmo perceberia quando é o computador ou quando é um humano no volante.

    No caso, a teleoperação da Phantom Auto é um sistema de segurança para veículos autônomos de nível 4, a categoria que é testada hoje pelas empresas de inteligência artificial (IA), quando o carro consegue dirigir sem controle humano sob circunstâncias específicas e experimentadas previamente em simulações. Quando um fator surpresa é reportado pelo robô, um técnico sentado em um console, com pedais, volante, freio e acelerador avalia a situação por meio das câmeras do carro e pilota por alguns segundos até o veículo estar apto novamente. Os primeiros testes começaram em janeiro, com um sedan Lincoln MKZ autônomo, rodando em Las Vegas, com comandos vindos de 800 quilômetros de distância, em Mountain View, na Califórnia.

    Contudo, um fator contra essa tecnologia é a velocidade de internet móvel. Uber, Waymo e outras ainda não podem confiar em pilotagem à distância devido à precariedade de redes móveis atuais e à latência no envio e recebimento de dados. O 5G de próxima geração pode mudar isso, mas a espera congelaria o recurso para perto do desenvolvimento do nível 5, quando os carros estariam melhores que os humanos em todas as situações, estipulado para 2025. Ou seja, aí não adiantaria mais muita coisa.

    De qualquer forma, a Phantom acredita que um motorista reserva será necessário para a tecnologia autônoma por muito mais anos, ou até mesmo para sempre, considerando que o momento de falha pode custar uma ou mais vidas. Assim, em um futuro onde os robôs levarão boa parte dos empregos, ficar de olho neles, vigiando-os, também pode ser uma maneira de amenizar os impactos da falta de trabalhos. Até lá, para os humanos resta pilotar os próprios carros e manter os olhos na estrada.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.