Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Primeiro vídeo do YouTube faz 10 anos

O filme inaugural do site faz aniversário hoje. Veja este e também os 10 vídeos mais acessados da história do canal

Por Da Redação 23 abr 2015, 21h15
O sul-coreano Psy
O sul-coreano Psy VEJA

Em 23 de abril de 2005, às 20h27, Jawed Karim publicou o filme de estreia do YouTube, então uma nova plataforma para compartilhar vídeos na internet. Filmado por seu amigo de escola Yakov Lapitsky, o co-fundador do YouTube contava, em pouco menos de 20 segundos, o quanto as trombas dos elefantes são legais.

Dez anos depois, Me at the zoo (Eu no zoológico, em português) foi visto mais de 20 milhões de vezes e inaugurou o que seria um dos maiores símbolos da cultura digital do mundo. Disponível em 75 países e 61 línguas, o site recebe em torno de 300 minutos de vídeos a cada minuto e, de acordo com estimativas, é uma marca que vale 40 bilhões de dólares (em 2006, foi comprado pelo Google por 1,65 bilhão).

Leia também:

Dez coisas que você não sabia sobre o YouTube

10 anos de YouTube em 10 vídeos

Relíquia do YouTube, Me at the zoo não é nada sofisticado, mas mostrou que o site funcionava e que poderia ser uma boa forma de compartilhar filmes:

Depois desses 19 segundos, os usuários aprenderam a fazer vídeos mais trabalhados, que hoje chegam a bilhões de pessoas. Confira abaixo os dez mais assistidos de toda a história do YouTube, que passam pela música sul-coreana, americana e tem até versão de lambada brasileira:

(Da redação)

https://youtube.com/watch?v=9bZkp7q19f0%3Flist%3DPLirAqAtl_h2r5g8xGajEwdXd3x1sZh8hC

1. Psy – Gangnam Style: 2.3 bilhões de visualizações

Lançado em 15 de julho de 2012, o videoclipe do cantor sul-coreano Psy conquistou a posição de mais visto do YouTube em apenas quatro meses. Por esse feito, ganhou um posto no Guiness Book, o livro dos recordes. No mesmo ano, ‘Gangam Style’ ganhou ainda o prêmio de melhor vídeo no MTV Europe Music Award.

Justin Bieber – Baby: 1.2 bilhões de visualizações

O vídeo do cantor americano ficou no topo dos mais vistos do YouTube de 12 de julho de 2010 até 24 de novembro de 2012, quando o cantor sul-coreano Psy roubou seu posto com o hit ‘Gangnam Style’. O single principal do CD de Bieber ‘My World 2.0’ ficou conhecido internacionalmente e conquistou o topo das paradas em países como Bélgica, Brasil, França e Eslováquia.

Katy Perry – Dark Horse: 917 milhões de visualizações

Publicado em fevereiro de 2014, o vídeo que mostra a cantora como uma egípcia tem o bronze no pódio dos mais vistos no YouTube. A música, que conta com a participação do rapper americano Juicy J., ficou entre as top 20 de países como Nova Zelândia, Reino Unido e Venezuela.

Continua após a publicidade

Katy Perry – Roar: 890 milhões de visualizações

Neste vídeo, Katy Perry sofre um acidente aéreo e passa por muitas aventuras no meio da floresta. Lançado em setembro de 2013, ‘Roar’ garantiu à cantora uma indicação na categoria “Best Pop Solo Performance” no 56º Grammy Award e chegou ao primeiro lugar nas paradas de 97 países.

LMFAO – Party Rock Anthem: 857 milhões de visualizações

Cheio de energia, o clipe de “Party Rock Anthem” é um hino para aqueles que gostam de diversão. Publicado em 2011, ganhou o prêmio de melhor vídeo da 7ª edição do TRL Awards. A música está na trilha sonora do filme ‘Anjos da Lei’ e ganhou prêmios de melhor musica no MTV Movie Awards.

Eminem – Love the Way You Lie: 850 milhões de visualizações

Com uma colaboração da cantora Rihanna, a música do rapper Eminem conquistou o sexto lugar entre os vídeos mais vistos. Além da cantora, o videoclipe conta também com a atriz Megan Fox (de ‘Transformers’) e o ator Dominic Monaghan (de ‘Senhor dos Anéis’). A música recebeu cinco nominações ao Grammy, e ganhou prêmios por melhor música e melhor videoclipe no People’s Choice Awards, promovido pelo canal americano CBS.

Shakira – Waka Waka (This Time for Africa): 840 milhões de visualizações

A música que foi o tema da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, tem a cantora colombiana Shakira requebrando junto a músicos africanos. O vídeo conta com a participação de jogadores de futebol como Cristiano Ronaldo, Dani Alves, Gerard Piqué e Lionel Messi. ‘Waka waka’ faz parte da lista das músicas mais vendidas em todo o mundo.

Enrique Iglesias ft. Descemer Bueno & Gente de Zona – Bailando: 833 milhões de visualizações

Esse é o vídeo mais novo na parada dos 10 mais vistos. Publicado em abril de 2014, o videoclipe do cantor espanhol Enrique Iglesias pode ser visto em quatro versões: espanhol (a mais vista, com o cantor Descemer Bueno e o grupo Gente de Zona), espanhol e inglês (com a participação do cantor americano Sean Paul), em espanhol com português brasileiro (com a participação do cantor sertanejo Luan Santana) e em espanhol com português de Portugal (com a participação do cantor português Mickael Carreira).

Psy – Gentleman: 826 milhões de visualizações

O 19º single do cantor sul-coreano Psy, de 2013, foi o segundo a ser conhecido internacionalmente. Ficou em primeiro lugar em três países (Coréia do Sul, Luxemburgo e Estados Unidos) e em primeiro lugar nos mais comprados do iTunes de 40 países.

Jennifer Lopez ft. Pitbull – On the floor: 825 milhões de visualizações

Junto com o rapper americano Pitbull, Jennifer Lopez se inspira em ritmos latinos e usa alguns trechos da lambada ‘Chorando se foi’, gravação do grupo brasileiro Kaoma. Em uma entrevista à MTV a cantora revela que procurou pelas pessoas que “dançam a noite toda e é só nisso que eles pensam”.

Continua após a publicidade
Publicidade