Uma pesquisa global feita pela consultoria Nielsen, em parceria com o IBOPE, comprovou que os brasileiros começam a seguir a tendência mundial de transição de telas: 52% dos entrevistados disseram preferir assistir a vídeos em dispositivos móveis, apesar de o meio mais utilizado ainda ser a televisão. Na análise mundial, a taxa foi de 59%.
Além disso, 53% dos entrevistados da análise global afirmaram que as telas mais compactas dos smartphones são “muito melhores” do que a de um computador ou laptop para assistir a esse conteúdo.
A pesquisa, feita entre agosto e setembro do ano passado, foi divulgada neste mês. Foram entrevistadas mais de 30 000 pessoas em 60 países da Ásia, Europa, Américas e Ásia, todos com mais de 60% de sua população conectada, ou com pelo menos 10 milhões de indivíduos conectados à rede.
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Online em tempo integral – Mesmo quando assistem a atrações na televisão, porém, os entrevistados deixaram claro que se mantêm conectados. Quase 60% das pessoas admitiram navegar na internet enquanto assistem aos programas, e metade assumiu interagir em discussões nas redes sociais enquanto veem atrações ao vivo.
“A segunda, terceira e quarta tela tornam-se às vezes uma extensão fundamental para a experiência de visualização, que dá aos telespectadores mais opções, e, aos anunciantes, novas oportunidades de engajar o público”, diz José Calazans, analista da Nielsen IBOPE.
A pesquisa também mostrou como a tecnologia tem mudado a forma como pessoas interagem e criam laços. Quase 70% dos entrevistados afirmaram que as conexões digitais estão substituindo o contato real.
Questão geracional – Apesar de ser o meio mais popular para todos, a televisão tem nos telespectadores mais velhos o seu público fiel. Entre os entrevistados, 91% daqueles com mais de 65 anos preferem a TV, número que cai para 84% quando se fala dos baby boomers, na faixa de 50 a 64 anos, e para 75% entre os com 35 a 49 anos. Quanto às gerações Y e Z, os com até 35 anos, 62% preferem assistir vídeos na TV.
Estes últimos, porém, são os mais adeptos de computadores e celulares. Quatro em dez consomem vídeos em computadores, até 20% o fazem por smartphones, e 16% por tablets. Para ter noção, entre os baby boomers, 25% usam o computador para ver vídeos, 8% adotam tablets e apenas 6% recorrem ao celular.
“Os celulares estão no centro das vidas de usuários jovens, mas, para quase todos os consumidores, o celular já não é um dispositivo usado apenas quando se está fora de casa”, disse Calazans.
Confira as principais conclusões da pesquisa entre o público brasileiro: