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Jovens fisicamente ativos se saem melhor na escola, diz estudo

A pesquisa mostrou que a quantidade de exercícios realizados aos 11 anos afetou o desempenho escolar dos participantes também aos 13 e 16 anos

Por Da Redação
22 out 2013, 09h51
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  • Um estudo feito com quase 5.000 jovens de 11 anos revelou que aqueles que são mais fisicamente ativos têm um melhor desempenho na escola. De acordo com a pesquisa, publicada nesta terça-feira na revista British Journal of Sports Medicine, praticar exercícios regularmente parece ser benéfico especialmente para aumentar as notas de ciências entre as meninas.

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    Segundo os autores do estudo, há muito tempo os especialistas acreditam que movimentar o corpo impulsiona o funcionamento no cérebro. No entanto, existem poucas evidências cientificas que comprovem isso. Na nova pesquisa, cientistas da Inglaterra, Escócia e Estados Unidos mediram o nível de atividade física de quase 5.000 meninos e meninas de 11 anos. Para isso, eles orientaram esses jovens a usar um acelerômetro durante uma semana. Esse aparelho mede a quantidade de exercícios moderados ou intensos praticados em um dia. Depois, os pesquisadores avaliaram o desempenho dos participantes em três disciplinas (inglês, matemática e ciências) quando eles tinham 11, 13 e 16 anos.

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    Segundo os resultados, os jovens que se movimentavam mais quando tinham 11 anos apresentaram, no geral, um desempenho melhor nas disciplinas e nas três idades em que foram avaliados. O estudo mostrou que, para os meninos, cada 17 minutos a mais de atividade física por dia já é capaz de melhorar o seu desempenho acadêmico. Entre as meninas, esse tempo é de 12 minutos. Em todas as idades estudadas, o desempenho das meninas em ciências foi o mais afetado pelos exercícios. Segundo os autores, esse fato pode refletir as diferenças de gênero na forma como os exercícios afetam o cérebro.

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    Abaixo do recomendado – Apesar de não ser o objetivo principal dos autores, a pesquisa revelou outro dado, considerado preocupante. A média diária de atividade intensa ou moderada das crianças de 11 anos foi de 29 minutos para os meninos e 18 para as meninas – valores significativamente abaixo dos 60 minutos diários recomendados.

    Para os pesquisadores, serão necessários novos estudos para entender como a atividade física pode afetar o desempenho acadêmico, e como seria o desempenho escolar dessas crianças se elas aumentassem seu tempo de exercícios para os 60 minutos recomendados.

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    (Com Agência France-Presse)

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