Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Atriz que chegou aos 22 quilos começa a se recuperar da anorexia

A americana Rachael Farrokh, com anorexia, começou a ganhar peso recentemente e lançou campanha para ajudar outras mulheres portadoras da doença

A atriz americana Rachael Farrokh, de 37 anos, foi diagnosticada com anorexia há cerca de 10 anos. Agora, após cinco meses de tratamento, ela já recuperou boa parte do peso e começa a andar sozinha.

Pesando apenas 22 quilos, Raquel teve falência do fígado, insuficiência renal e parada cardíaca devido ao baixo peso. A atriz chegou a publicar um vídeo na internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para se tratar.

A campanha conseguiu arrecadar US$ 200.000,00. Após passar por hospitais em Denver e na Califórnia, ambos nos Estados Unidos, ela foi para uma clínica em Portugal, onde finalmente o tratamento mostrou resultados.

Embora Raquel ainda esteja frágil e tenha dificuldade para ficar em pé ou caminhar sozinha, já ganhou peso e teve uma rápida recuperação mental. De acordo com seu médico, ela tem feito caminhadas de 15 minutos ao longo do dia para fortalecer os músculos das pernas e melhorar o equilíbrio.

Leia também:

Modelo protesta em rede social contra agência que lhe fez perder muito peso

Ciência explica por que é difícil tratar anorexia

Agora, a atriz quer usar sua influência e sua história para ajudar outras pessoas com a doença. Com a permissão dos médicos, viajou para Washington, nos Estados Unidos, para participar da Segunda Marcha Anual contra Transtornos Alimentares, realizada na última quarta-feira. O grupo busca pressionar o governo para a aprovação de um abrangente projeto de lei chamado Anna Westin Act, que busca treinar profissionais de saúde e professores para identificar transtornos alimentares e incluir estes distúrbios nas leis de saúde mental.

“Estou animada em relação à vida, recuperei a clareza e a força da minha mente e quero ajudar outras pessoas na mesma situação”, escreveu Rachael em sua página no Facebook.

Anorexia nervosa – A anorexia é um transtorno alimentar grave que tem como caractarística a busca pelo emagrecimento a qualquer custo. Em geral, o problema é diagnosticado em pacientes do sexo feminino, com idade entre 15 e 19 anos.

(Da redação)