PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Anvisa aguarda aviso oficial sobre retomada de testes da vacina de Oxford

Após uma das voluntárias apresentar efeitos adversos, testes haviam sido interrompidos; 4.600 pessoas já receberam a aplicação no Brasil

Por Julia Braun Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 set 2020, 14h57 - Publicado em 12 set 2020, 14h56

Após a Universidade de Oxford anunciar neste sábado, 12, que retomará os testes da sua vacina contra a Covid-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou em nota que foi informada pela instituição, mas ainda aguarda comunicação oficial da Autoridade Sanitária do Reino Unido (MHRA) para que os testes clínicos sejam reiniciados no Brasil.

“Para que a reativação do estudo clínico ocorra no Brasil, a Anvisa espera receber nos próximos dias o peticionamento da empresa AstraZeneca” diz o comunicado. “A Anvisa reitera que está comprometida com a celeridade na análise de todos os dados. Ao mesmo tempo, trabalha para garantir a segurança dos participantes do estudo clínico no Brasil.”

Os estudos foram paralisados após uma das voluntárias apresentar efeitos adversos. Acredita-se que o adoecimento foi de ordem neurológica grave.

De acordo com o comunicado divulgado por Oxford neste sábado, 18.000 indivíduos já receberam doses do medicamento globalmente. No Brasil, a marca é de 4.600 pessoas que já receberam a aplicação.

O Ministério da Saúde brasileiro disse que aguarda a liberação da Anvisa e do Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para que “os estudos prossigam também com os voluntários brasileiros”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.