Os passageiros com bilhetes da Webjet continuam a enfrentar problemas na manhã desta quinta-feira. Até as 10h, 19 dos 41 voos da companhia aérea foram cancelados – o equivalente a 46,3% do total. Outras cinco partidas estavam atrasadas. É o quarto dia de transtornos aos passageiros da empresa.
Na terça-feira, o Ministério Público abriu investigação para apurar as causas e tentar encontrar os responsáveis pelos atrasos e cancelamentos dos voos da Webjet. Já a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu, na segunda-feira, a venda de bilhetes da companhia aérea até a próxima sexta-feira.
O site de VEJA apurou que a empresa foi vítima de um problema pontual. Já naturalmente pressionada a incorporar com rapidez novos integrantes ao seu quadro de funcionários, a companhia viu mudarem para a concorrência dois co-pilotos em agosto e cinco nas últimas semanas. Para piorar, quebrou-se um simulador de voo (equipamento fundamental no treinamento destes profissionais) da Flex Aviation Center, empresa terceirizada responsável pela formação de uma nova turma de co-pilotos que seriam contratados pela Webjet. Resultado: atraso na entrada dos tripulantes que atenderiam a demanda por viagens neste mês.
O atraso na reposição de profissionais, somado à perda de co-pilotos ao longo dos últimos dois meses, forçou a Webjet a pôr em prática um plano de emergência. Assim, desde a terça-feira da semana passada, a direção da companhia decidiu cancelar os voos que não teriam tripulação disponível. Em nota, a empresa explicou ter tomado a decisão para não desrespeitar a Lei nº 7.183, que regula os limites de trabalho dos aeronautas. Ao mesmo tempo, foi intensificada a negociação junto às concorrentes para reacomodar seus clientes em outras aeronaves.