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Anac suspende vendas de passagens da Webjet

A decisão vale para os voos programados até sexta-feira. A Infraero comunicou que a companhia aérea havia cancelado 55,6% de seus voos desta segunda

Por Da Redação
27 set 2010, 15h52

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nesta segunda-feira uma nota informando a suspensão da venda de bilhetes da companhia aérea Webjet para voos programados até a próxima sexta-feira. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que administra os aeroportos do país, havia anunciado pela manhã que a empresa tinha cancelado 55,6% dos voos de hoje. Além da punição à empresa, o órgão regulador avisou que intensificará a fiscalização da empresa tanto nos aeroportos quanto em seu Centro de Operações.

A Anac relatou que tem acompanhado de perto a evolução dos cancelamentos promovidos pela companhia, os quais passaram de 2,4% em agosto para 5,7% em setembro, chegando a 9,7% na última semana. De acordo com a agência, os passageiros dos voos cancelados têm sido reacomodados em voos da própria companhia e de outras empresas, inclusive em aeronaves fretadas. Diz a Anac que as suspensões realizadas pela empresa, até o momento, foram realizados de forma programada de modo que o passageiro não observasse nenhum transtorno.

A agência contabilizou que, até as 14h desta segunda-feira, a Webjet havia cancelado 47,2% voos. Medidas mais severas poderão ser tomadas ao longo da semana se a situação não for equacionada. Em julho, a Webjet foi autuada pela Anac em 225 mil reais por ter excedido a carga horária da tripulação.

Resolução nº 141 – A Anac enviou, desde o início da manhã, equipes de fiscalização aos principais aeroportos onde a Webjet atua (Galeão, Santos Dumont, Guarulhos, Porto Alegre, Salvador e Confins-MG). O objetivo é verificar se a empresa está cumprindo a Resolução nº 141.

Entre outros direitos, a resolução nº 141 prevê: (a) reacomodação imediata em outro voo da própria companhia ou outra empresa; (b) o reembolso integral do bilhete para o passageiro que desistir da viagem, na mesma forma de pagamento da passagem; (c) a informação do passageiro sobre seus direitos (inclusive por escrito); a comunicação do cancelamento (Internet ou telefone, a partir de uma hora do horário previsto para o voo); alimentação (a partir de duas horas do horário previsto para o voo); e hospedagem e traslado – se for o caso (a partir de quatro horas do horário previsto para o voo).

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Esclarecimentos da Webjet – A companhia aerea divulgou nota para prestar esclarecimentos sobre sua situação. Ela confirmou os cancelamentos e atrasos, atribuindo-os ao forte crescimento da demanda de passageiros em setembro e à redução no número de voos para cumprir a Lei nº 7.183, que regula os limites de trabalho dos aeronautas.

A Webjet relatou que cinco medidas estão sendo tomadas para resolver o problema. São elas: reacomodação dos passageiros em voos da própria empresa; reacomodação em voos de outras companhias aéreas; isenção total das taxas de remarcação normalmente aplicadas; reembolso das tarifas pagas pelas passagens e fretamento de aeronaves.

De acordo com a empresa, novos profissionais estão sendo contratados para atender o crescimento na demanda. “Neste momento, a título de exemplo, estão sendo treinados 64 novos copilotos e 85 comissários, que estarão em atividade a partir de outubro. Nos últimos três meses, portanto, foram incorporados 149 novos colaboradores à tripulação da Webjet.”

(com Agência Estado)

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