Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lula não quer se entregar à PF, dizem aliados

Especulação na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC é a de que o ex-presidente pode aguardar esgotamento do prazo e execução de mandado pela PF

(Atualizado às 10h11)

Uma das hipóteses mais fortes para a reação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao mandado de prisão expedido pelo juiz Sergio Moro é a de que ele não se entregue e aguarde a Polícia Federal na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo. Na manhã desta sexta, o ex-presidente do PT Rui Falcão, pessoa próxima ao petista, disse que ele não se entregará. Há ainda a informação divulgada no jornal Folha de S.Paulo , segundo a qual o próprio ex-presidente disse que não se entrega.

Na noite desta quinta, aliados disseram que ele estaria aguardando a dimensão das manifestações no local durante a manhã e começo da tarde de sexta-feira para decidir se cumpre, ou não, a determinação de Moro de se apresentar à Superintendência da Polícia Federal no Paraná até as 17h.

“Ele ainda não decidiu”, confirmou a VEJA o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP). Teixeira esteve com o ex-presidente e disse que Lula “está tranquilo”. Quem também falou à imprensa sobre a possibilidade do petista não se entregar foi a deputada estadual Manuela D’Ávila. Pré-candidata do PCdoB à Presidência, Manuela disse que esta será “uma decisão exclusivamente de Lula”.

Se o protesto “empolgar”, de acordo com outro parlamentar petista, ganha força a alternativa de obrigar os policiais ao obstáculo de terem que atravessar a eventual multidão para cumprir o mandado judicial. Caso contrário, ele ficaria mais suscetível à possibilidade de viajar a Curitiba e comparecer à sede da PF.

O ato perdeu força nas últimas horas, quando boa parte dos militantes que estavam no local desde o começo foram aos poucos indo embora conforme os discursos em cima do carro de som também cessaram. A expectativa dos aliados de Lula é que o protesto retome o vigor inicial com a chegada das primeiras caravanas de movimentos sociais oriundos de outros estados.

Decisão 

Para o jornal Folha de S.Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que sua decisão é não se entregar para a Polícia Federal, em Curitiba (PR). Kotscho foi secretário de Imprensa do governo Lula. A informação é do jornalista Ricardo Kotscho,

O juiz Sergio Moro expediu nesta quinta-feira uma ordem de prisão contra Lula e determinou que ele se entregasse à PF até as 17h desta sexta-feira, dia 6. Nas redes sociais, simpatizantes do petista postam frases em apoio à decisão de não se entregar: ‘resistir e lutar’.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. news da hora

    Lula sempre usou pessoas para praticar o mau feito . Começou com seu laranjas dentro do PT , Dirceu , Vacari , Palocci , Roberto Teixeira , … , .

    Curtir

  2. news da hora

    Depois partiu para os megas laranjas como Odebrechets , Bumlai , Schains , Andrade Gutierrez , Léo Pinheiro (OAS ) , …, .

    Curtir

  3. news da hora

    E ainda cometeu o absurdo de cometer crimes , usando os filhos e a mulher D Marisa .

    Curtir

  4. O Condenado Lula deve pensar bem. Polícia é Polícia e pouco se importa com Advogado e com política. Só é exigido chamar todos de Senhor.

    Curtir

  5. Se não se entregar será, além de tudo, um covarde!

    Curtir