Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Futuro ministro da Cidadania anuncia secretários para a pasta

Osmar Terra indicou Lelo Coimbra, Marco Aurélio Vieira e Henrique Medeiros Pires como secretários de Desenvolvimento Social, Esportes e Cultura

Por Giovanna Romano Atualizado em 20 dez 2018, 17h58 - Publicado em 20 dez 2018, 17h57

O futuro ministro da Cidadania, Osmar Terra (MDB-RS), anunciou nesta quinta-feira, 20, por meio de sua conta oficial no Twitter, os nomes dos secretários especiais de Desenvolvimento Social, Cultura e Esporte, áreas que atualmente têm ministérios próprios, mas que estarão submetidas à nova pasta, a ser criada no governo de Jair Bolsonaro (PSL).

Terra foi ministro do Desenvolvimento Social e Agrário no governo de Michel Temer (MDB). Em sua passagem pela pasta, até abril deste ano, foi responsável por um pente-fino que reduziu o número de beneficiários do Bolsa Família.

O secretário de Desenvolvimento Social será Lelo Coimbra, médico sanitarista e deputado federal pelo MDB do Espírito Santo. Ele foi secretário de Saúde na Prefeitura Municipal de Vitória e de Educação no estado. Também foi vice-governador. Atualmente, o deputado líder da maioria da Câmara dos Deputados.

O general da reserva do Exército Marco Aurélio Vieira ficará responsável pela Secretaria de Esportes. Formado em Educação Física pelo Exército e especialista em paraquedismo militar, Vieira foi diretor-executivo de Operações dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e diretor-executivo do revezamento da tocha olímpica em 2016.

O escolhido para a Secretaria de Cultura, José Henrique Medeiros Pires, possui graduação em estudo sociais pela Universidade Federal de Pelotas e é o atual chefe de gabinete do Ministério do Desenvolvimento Social, que havia sido ocupado por Osmar Terra. Pires presidiu a fundação de cultura do município de Pelotas (RS).

  • Além dos três secretários, Terra também anunciou o nome de Tatiana Alvarenga para a secretaria-executiva do Ministério da Cidadania. Atualmente ela ocupa o mesmo cargo no Ministério do Desenvolvimento Social.

    Continua após a publicidade
    Publicidade