Por que não utilizar as evidências robustas na área de Educação, em vez de acenar para soluções genéricas, para "modelos" sem comprovação?
O país não tem uma política da alfabetização. Estados, municípios, Faculdades e ONGs ainda hesitam em aceitar a evidência científica e suas implicações.
Programa Alfa e Beto na TV é resposta ao desafio de colocar no ar, em plena pandemia, 95 episódios de Língua Portuguesa (Alfabetização) e 95 de Matemática.
O programa Alfa e Beto na TV surge no contexto da pandemia. Ficará no ar, em canal aberto, entre o dia 26 outubro de 2020 e fevereiro de 2021.
O “establishment” educacional brasileiro tem uma cultura anti-científica, avessa a números e pouco familiarizada com o conceito de evidências.
Educadores e o presidente Bolsonaro concordam que, diante de resultados científicos, o indivíduo tem a escolha entre “acreditar” ou “não acreditar”.
As notas abaixo resumem como estão as políticas e recomendações sobre o tema. Afinal, o que pode ser feito para avançar a alfabetização no Brasil?
É necessário contrapor fatos cientificamente comprovados a mitos que vêm entravando o avanço das políticas e práticas de alfabetização no Brasil.
No decreto sobre a Política Nacional da Alfabetização, há avanços a ser comemorados. Com vinte anos de atraso, o MEC define com clareza o que é alfabetizar
Uma das estratégias usadas para manter o status quo na discussão sobre alfabetização é tergiversar, ao invés de definir o conceito com clareza
Em resposta a artigos sobre método fônico publicados na Folha de S. Paulo, o especialista em alfabetização José Morais escreve um texto para este blog.