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YouTube lança serviço de streaming de música

O Music Key disponibilizará vídeos musicais para serem baixados e reproduzidos sem a necessidade de conexão com a internet

Por Da Redação
13 nov 2014, 08h25

O YouTube anunciou nesta quarta-feira o lançamento do Music Key, um serviço de streaming de música que permite a reprodução de vídeos sem anúncios e necessidade de conexão com a internet. Até então, o modelo de negócio da rede se baseava em informes publicitários mostrados antes ou durante a reprodução dos clipes. Uma versão de testes do serviço será utilizada nos próximos dias em sete países: Estados Unidos, Espanha, Portugal, Itália, Finlândia, Reino Unido e Irlanda.

A assinatura do novo serviço custará 9,99 dólares (cerca de 25 reais) ao mês. Durante o período de seis meses da versão beta o preço será mais barato, de 7,99 dólares (cerca de 20 reais), e o acesso será mediante convite. Cristina Delgado, responsável pelo setor de Música e Esporte do Youtube na Espanha e em Portugal, afirma que todas as grandes gravadoras e selos independentes estarão no novo serviço. “Era algo que as gravadoras esperavam de nós”, declarou a diretora. Segundo Cristina, o serviço estará aberto a todos os artistas, inclusive os que editam o próprio trabalho.

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A princípio, o Music Key estará disponível para PC e para dispositivos Android, mas nas próximas semanas chegará também ao iOS. Os assinantes poderão baixar os vídeos que desejarem no próprio dispositivo para reproduzi-los sem necessidade de conexão com a internet. Por enquanto, a opção de fazer o download apenas do áudio não estará disponível.

O YouTube conta hoje com 20 milhões de vídeos musicais e a expectativa é de que esse número aumente com a alta dos índices das gravadoras, assim como com shows, remixes e outras versões de canções.

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O anúncio da empresa do Google chega no mesmo período em que Taylor Swift, um dos principais nomes da música mundial, se envolveu em uma controvérsia com outro serviço de streaming, o sueco Spotify, que conta com 50 milhões de inscritos. A cantora, que retirou suas músicas do serviço, declarou que não acha vantajoso o negócio oferecido pela empresa. De acordo com Cristina, o sistema de retribuição aos artistas e proprietários de direitos autorais do Music Key será “mais favorável para eles” do que para o YouTube, porém a empresa não divulgará estes dados.

A previsão é de que o Music Key chegue em outros países ao longo dos próximos meses.

(Com agência EFE)

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