Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

WikiLeaks vaza conteúdo de e-mail do diretor da CIA

O WikiLeaks informou nesta quarta-feira que irá divulgar conteúdos de e-mails da conta pessoal do diretor da CIA, John Brennan. O anúncio foi feito poucos dias depois de um adolescente revelar que hackeou a conta pessoal do chefe da inteligência americana no servidor AOL.

O site divulgou uma primeira parte dos e-mails de Brennan e, embora nenhum grande segredo tenha sido revelado até o momento, o vazamento é motivo de constrangimento para o chefe da CIA. O WikiLeaks anunciou que deverá divulgar outros e-mails “nos próximos dias”.

Leia também:

Documentos secretos revelam alta imprecisão de ataques por drones dos EUA

Grã-Bretanha nega autorização para Assange receber tratamento médico fora de embaixada

Snowden quer retornar aos EUA: ‘Já me ofereci para ser preso’

O conteúdo que foi tornado público nesta quarta inclui um questionário de verificação de antecedentes de 47 páginas que Brennan teria preenchido em 2008. Neste documento, o diretor da CIA enumera vários de seus amigos e sócios, assim como um minucioso histórico profissional e inúmeros detalhes de sua vida familiar.

Os vazamentos também incluem uma mensagem de 2008 enviada pelo vice-presidente do Comitê de Assuntos de Inteligência do Senado americano, Christopher “Kit” Bond, que pede a proibição de certas “duras técnicas de interrogatório”.

No último domingo, o jornal americano New York Post reportou que um hacker, que se descreveu como um estudante americano, pediu a repórteres para contar suas façanhas. O suposto hacker alegou que o e-mail de Brennan continha arquivos sensíveis.Mais tarde, através de seu Twitter (@phphax), zombou das autoridades com imagens do que parece ser informação governamental.

(Com AFP)