Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Vulcão Stromboli entra em erupção e turistas fogem

Explosão de 'alta intensidade' é a segunda em menos de dois meses na ilha italiana; não há informação sobre feridos

Por Da Redação - Atualizado em 29 ago 2019, 18h39 - Publicado em 29 ago 2019, 18h29

O vulcão Stromboli, na Itália, entrou novamente em erupção na quarta-feira 28 e provocou cenas inusitadas de fuga de turistas e moradores do local. Um grupo de pessoas em uma embarcação assistiu à explosão e teve de sair em disparada para não ser atingido pela onda de lava e rochas que escorrera da montanha para o mar.

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia informou ter havido uma explosão de “alta intensidade. A ilha vulcânica de Stromboli fica está a 217 quilômetros de Nápoles, no arquipélago das Eólias. Ali vivem 400 pessoas. Não há informações sobre feridos.

Stromboli é um dos três vulcões ativos da Itália – os demais são o Vesúvio e o Etna. Em sua última erupção, em julho passado, o brasileiro Thiago Takeuti, de 35 anos, foi um dos feridos na explosão. Seu amigo Massimo Imbesi morreu durante uma explosão. “Eu me sinto fruto de um milagre. Nós sentimos uma forte explosão e começamos a correr. Percebi de cara que algo extraordinário estava acontecendo. Era uma chuva de fogo”, relatou Takeuti à agência local Adnkronos.

 

Publicidade