Clique e assine a partir de 9,90/mês

Trump diz que deu número de telefone direto a Kim Jong-un

Presidente americano avalia reunião com ditador norte-coreano como um sucesso

Por Reuters - Atualizado em 15 jun 2018, 23h51 - Publicado em 15 jun 2018, 21h42

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (15) que deu a Kim Jong-un um número de telefone direto e sugeriu que poderá ligar para o ditador norte-coreano no domingo (17), após a cúpula bilateral realizada em Singapura no dia 12 de junho.

“Eu vou, na verdade, ligar para a Coreia do Norte“, disse Trump em entrevista à emissora Fox News, quando perguntado sobre o que pretendia fazer no dia dos pais nos Estados Unidos, que será comemorado no dia 17 de junho neste ano, sem dizer com quem falaria.

Trump, que na terça-feira (12) avaliou sua reunião com Kim como um sucesso que removeu a ameaça nuclear norte-coreana, disse a repórteres depois que havia dado um número de telefone a Kim para que o norte-coreano possa contatá-lo diretamente.

“Eu posso agora falar com ele. Eu posso agora dizer ‘Bom, nós temos um problema’. Eu dei um número muito direto a ele. Ele agora pode me ligar se tiver qualquer dificuldade, eu posso ligar para ele”, disse Trump durante uma coletiva de imprensa informal no gramado da Casa Branca.

Continua após a publicidade

Questionado sobre com quem falará no domingo, Trump disse: “Bom, eu vou falar com pessoas na Coreia do Norte e vou falar com as minhas pessoas que estão na Coreia do Norte”. Ele não deu mais detalhes.

Trump e Kim emitiram um comunicado conjunto após sua reunião que reafirmou o comprometimento da Coreia do Norte para “trabalhar em direção à completa desnuclearização da península coreana”, enquanto os Estados Unidos assumiram providenciar garantias de segurança.

Publicidade