Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Trump deve escolher ex-senador para chefiar Inteligência Nacional

O conservador Dan Coats deve substituir o atual chefe de Inteligência, que contrariou Trump acerca de ciberataques russos

O ex-senador republicano Dan Coats foi escolhido para o posto de diretor nacional de Inteligência dos Estados Unidos no governo de Donald Trump, segundo fontes da equipe de transição.

Esse é o último cargo importante que faltava ser definido por Trump na formação de sua futura equipe, que começará a trabalhar no dia 20 de janeiro, dia de sua posse. O magnata ainda precisa escolher os nomes que comandarão as secretarias de Agricultura e Assuntos de Veteranos.

Segundo o jornal The Washington Post, a expectativa é de que a designação de Coats seja anunciada ainda nesta quinta-feira. O titular desse cargo, criado em 2004, é o principal assessor presidencial em temas de inteligência e supervisiona e coordena as ações de toda a organização militar e civil dos serviços de informação e espionagem.

Coats foi senador pelo Estado de Indiana entre 1989 e 1999 e também entre 2010 e 2016. Trabalhou nos comitês de Inteligência e das Forças Armadas no Senado e também foi embaixador dos Estados Unidos na Alemanha.

Polêmica

A escolha de Coats para o cargo surge em meio a críticas de Trump em relação aos serviços de inteligência por causa das conclusões tiradas sobre os ciberataques ocorridos nas últimas eleições, atribuídos pelo governo atual à Rússia. Nesta quinta-feira, o atual chefe de Inteligência Nacional do governo de Barack Obama, James Clapper, reafirmou que oficiais russos de alto escalão agiram para interferir na eleição presidencial.

Trump se manifestou hoje em seu perfil no Twitter para dizer que “a mídia desonesta” mente para “fazer parecer” que o presidente eleito é contrário aos serviços de inteligência. “Na verdade, sou um grande fã”, escreveu.

(Com EFE)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Para mim, já ficou mais do que óbvio que o partido “Democrata” fez no governo americano o que o PT fez no governo do Brasil, ou seja, aparelhou os postos mais importantes ligados a presidência… É daí que vem esse papo patético de interferência russa, que não passa de uma estratégia imbecil para tentar de alguma forma sabotar o novo presidente…

    Curtir

  2. Fábio Luís Inaimo

    A Burrice já é uma epidemia, PuTrin que quer colocar bases em 15 países da América latrina acabou de colocar um POSTE na casa Branca e brasucas aplaudindo !!

    Curtir

  3. Fábio Luís Inaimo

    PuTrin apoiou TODAS as republiquetas bolivarianas, agora tem um capacho na presidência dos EUA !!

    Curtir

  4. Fábio Luís Inaimo

    Põe logo o Assange como chefe da inteligência, ou Snowden, ou qualquer outro da KGB !

    Curtir

  5. Fábio Luís Inaimo

    Forças russas e venezuelanas realizam exercícios conjuntos desde 2008. Alguns dos ensaios envolveram o deslocamento de grandes bombardeiros supersônicos e navios de capacidade estratégica. O fornecimento de equipamentos de defesa russos para as forças bolivarianas é estimado em cerca de US$ 10 bilhões, em contratos celebrados por 11 anos a contar de 2005.

    Curtir

  6. Fábio Luís Inaimo

    O valor total dos contratos militares assinados por Rússia e Venezuela ultrapassa US$ 11 bilhões. De acordo com esses contratos, o país latino-americano já recebeu mais 100 mil fuzis Kalashnikov AK-103.

    Curtir

  7. Fábio Luís Inaimo

    Além disso, a Rússia participa da construção de uma fábrica de montagem licenciada de armas e munições russas na Venezuela.

    Curtir

  8. Fábio Luís Inaimo

    Meléndez Rivas afirmou que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu para ela organizar negociações em Moscou sobre o futuro desenvolvimento da cooperação técnico-militar.
    “É necessário continuar o trabalho iniciado pelo comandante Hugo Chávez”, disse Rivas.

    Curtir

  9. Fábio Luís Inaimo

    Estas armas são as mesmas que se encontram nas mãos de Traficantes e Terroristas ao redor do mundo e nas favelas brasileiras.

    Curtir

  10. Fábio Luís Inaimo

    TrumPT vendeu sua nação aos Russos e o boçal povo da direita burra aplaudindo!! É muita burrice mesmo !!

    Curtir