Tanques israelenses se aproximam da Cidade de Gaza, diz agência
Os blindados também bloquearam uma estrada importante que liga o norte do território palestino ao sul

Testemunhas palestinas afirmaram nesta segunda-feira, 30, que tanques israelenses estão se aproximando da Cidade de Gaza, de acordo com a agência de notícias AFP. Os blindados também cortaram uma estrada importante que liga o norte ao sul do território palestino, em meio às incursões terrestres de Israel na guerra contra o grupo terrorista palestino Hamas.
Segundo a AFP, as testemunhas viram tanques no distrito de Zaytun.
“Eles bloquearam a rua Salahedin e estão disparando contra qualquer veículo que tente passar por ela”, disse um morador local.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra tanques das Forças de Defesa de Israel (FDI) atingindo um veículo suspeito na rua Salahedin, perto da Cidade de Gaza.
Footage shows IDF tanks striking a suspicious vehicle on Salah a-Din road near Gaza City. pic.twitter.com/TtFR9mrMwk
— Emanuel (Mannie) Fabian (@manniefabian) October 30, 2023
+ Israel atinge 600 alvos do Hamas em ataque aéreo durante invasão por terra
Fontes palestinas também disseram à emissora árabe Al Jazeera que os blindados de Israel ocuparam a rua Salahedin, a uma distância de cerca de 3 km da barreira que cerca a Faixa de Gaza.
Batalhas intensas foram relatadas na área. Israel não revelou a localização de seus soldados em Gaza.
Mais tarde, Salama Maarouf, chefe do gabinete governamental do Hamas em Gaza, disse nesta segunda-feira que os tanques israelenses haviam recuado dos arredores da Cidade de Gaza.
+ Conselho de Segurança da ONU se reúne para discutir guerra Israel-Hamas
“Não há absolutamente nenhum avanço terrestre nos bairros residenciais da Faixa de Gaza. O que aconteceu na rua Salahedin foi a incursão de alguns tanques do exército de ocupação e de uma escavadora”, disse Maarouf em comunicado.
“Esses veículos atacaram dois carros civis na rua Salahedin e demoliram a via antes que a resistência os obrigasse a recuar. Atualmente não há presença de veículos do exército de ocupação na estrada Salahedin e o movimento dos cidadãos voltou ao normal”, acrescentou ele.
Israel alertou em diversas ocasiões que os 1,1 milhões de pessoas que vivem no norte de Gaza, incluindo a Cidade de Gaza, fugissem para sul, a fim de evitarem os ataques terrestres para “destruir” o Hamas, que governa o enclave palestino.