Oito estados do meio-oeste do país foram atingidos pelos fenômenos. Centenas de casas foram danificadas
Por Da Redação
18 nov 2013, 13h43
Veja.com (Veja.com/VEJA.com)
Continua após publicidade
1/12 Carro fica em uma pilha de escombros em meio à destruição causada pela passagem de um tornado por Washington, Illinois (EUA) (Reuters/VEJA)
2/12 Edifícios destruidos e muitos escombros, após a passagem de um tornado em Washington, Illinois (Jim Young/Reuters/VEJA)
3/12 Edifícios danificados ao longo da Washington Road, após a passagem de um tornado em Washington, Illinois (Tasos Katopodis/Getty Images/VEJA)
4/12 Edifícios destruidos e muitos escombros, após a passagem de um tornado em Washington, Illinois (Tasos Katopodis/Getty Images/VEJA)
5/12 Região devastada pela passagem de um tornado em Washington, Illinois (Tasos Katopodis/Getty Images/VEJA)
6/12 Tempestades e tornados atingiram a região Meio-Oeste do Estados Unidos neste domingo (17), causando a morte de pelos menos seis pessoas e deixando dezenas de feridos. Os tornados provocaram vários danos em Peoria e outras cidades do Estado de Illinois (AP/VEJA)
7/12 Morador de Washington, Illinois, captura momento em que um dos tornados se aproxima de sua casa (Reuters/VEJA)
8/12 Tempestades e tornados atingiram a região Meio-Oeste do Estados Unidos neste domingo (17), causando a morte de pelos menos seis pessoas e deixando dezenas de feridos. Os tornados provocaram vários danos em Peoria e outras cidades do Estado de Illinois (Reuters/VEJA)
9/12 Casa destruída é vista em cenário de destruição após a passagem de um tornado em Washington, Illinois, no amanhecer desta segunda-feira (18) (Tasos Katopodis/Getty Images/AFP/VEJA)
10/12 Tempestades e tornados atingiram a região Meio-Oeste do Estados Unidos neste domingo (17), causando a morte de pelos menos seis pessoas e deixando dezenas de feridos. Os tornados provocaram vários danos em Peoria e outras cidades do Estado de Illinois (AP/VEJA)
11/12 Tempestades e tornados atingiram a região Meio-Oeste do Estados Unidos neste domingo (17), causando a morte de pelos menos seis pessoas e deixando dezenas de feridos. Os tornados provocaram vários danos em Peoria e outras cidades do Estado de Illinois (Tasos Katopodis/Getty Images/AFP/VEJA)
12/12 Tempestades e tornados atingiram a região Meio-Oeste do Estados Unidos neste domingo (17), causando a morte de pelos menos seis pessoas e deixando dezenas de feridos. Os tornados provocaram vários danos em Peoria e outras cidades do Estado de Illinois (Tasos Katopodis/Getty Images/AFP/VEJA)
Pelo menos seis pessoas morreram e mais de cinquenta ficaram feridas por causa de uma série de tempestades e tornados que atingiu o meio-oeste dos EUA no domingo. Ao todo, as autoridades contabilizaram 81 tornados e fortes tempestades na região. Os ventos de alguns dos fenômenos chegaram a atingir 320 quilômetros por hora, segundo a rede americana ABC.
O estado mais afetado é Illinois. Também foram registrados estragos em Ohio, Wisconsin, Indiana, Michigan, Kentucky e Missouri. Alguns locais foram arrasados pela potência dos ventos, como a cidade de Washington, no estado de Illinois, onde uma pessoa morreu. Outras três pessoas morreram no condado rural de Massac, no sul do estado. Já na comunidade agrícola de New Minden, no centro, dois fazendeiros morreram após serem arrastados pelos ventos.
Segundo a prefeitura de Washington, quase 500 casas da cidade de cerca de 16 000 habitantes foram danificadas. Testemunhas relataram que dezenas de residências ficaram sem telhado e vários automóveis foram arrastados pelos ventos. Em Chicago, as tempestades, acompanhadas de chuva e granizo, obrigaram a suspensão durante duas horas da partida entre os Chicago Bears e os Baltimore Ravens, da Liga Nacional de Futebol Americano.
No domingo, o Serviço Meteorológico dos EUA já havia alertado para força das tempestades e chegou a afirmar que elas poderiam afetar até 53 milhões de pessoas.
(Com agência EFE)
Publicidade
Giro VEJA - 28 de novembro
Tarcísio adota postura firme e anuncia medida contra grevistas
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, afirmou em entrevista ao programa Ponto de Vista, de VEJA, que os grevistas não podem prejudicar a cidade por posicionamento político. Essa é a quarta vez que servidores do Metrô, CPTM e Sabesp fazem greve contra o plano de privatizações do governo estadual. Mais cedo, o governador, Tarcísio de Freitas, afirmou que a paralisação não vai impedir o projeto de concessões à iniciativa privada e que pretende responsabilizar os grevistas individualmente.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas. Acervos disponíveis a partir de dezembro de 2023.
*Pagamento único anual de R$52, equivalente a R$1 por semana.