Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Rússia perde centenas de equipamentos durante retirada de Kharkiv

Exército ucraniano estima que cerca de 590 equipamentos russos foram destruídos, incluindo tanques de guerra e sistemas de artilharia sofisticados

Por Da Redação
Atualizado em 13 set 2022, 16h29 - Publicado em 13 set 2022, 16h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • This photograph taken on September 11, 2022, shows a Ukranian soldier standing atop an abandoned Russian tank near a village on the outskirts of Izyum, Kharkiv Region, eastern Ukraine, amid the Russian invasion of Ukraine. - Ukraine forces said that their lightning counter-offensive took back more ground in the past 24 hours, as Russia replied with strikes on some of the recaptured ground. The territorial shifts were one of Russia's biggest reversals since its forces were turned back from Kyiv in the earliest days of the nearly seven months of fighting, yet Moscow signalled it was no closer to agreeing a negotiated peace. (Photo by Juan BARRETO / AFP)
    Dezenas de imagens e vídeos surgiram nos últimos dias de tanques, veículos blindados, munições e outros equipamentos militares abandonados pelas forças russas em sua retirada apressada da região de Kharkiv. 13/09/2022.  (Juan BARRETO/AFP)

    Autoridades do exército ucraniano afirmaram nesta terça-feira, 13, que centenas de equipamentos militares das forças russas foram destruídos ou abandonados durante sua retirada da cidade de Kharkiv, no leste do país. Na semana passada, a Ucrânia lançou uma contra-ofensiva para retomar territórios na região, controlada pela Rússia desde o início da guerra.

    Publicidade

    “As perdas inimigas foram de 86 tanques e 158 veículos blindados de combate, 106 sistemas de artilharia, 159 veículos e 46 unidades de outros equipamentos”, afirmou o Estado-Maior de Kiev.

    Publicidade

    Embora essas perdas sejam difíceis de quantificar, dezenas de imagens e vídeos surgiram nos últimos dias de tanques, veículos blindados e outros equipamentos militares abandonados pelas forças russas em sua retirada apressada de Kharkiv.

    Analistas militares do grupo Oryx, portal que documenta as perdas russas desde o início do conflito, verificaram um aumento nas perdas militares russas em relação a agosto. A maioria ocorreu em Kharkiv, embora os russos também tenham perdido equipamentos nas cidades de Kherson e Donetsk.

    Continua após a publicidade

    + Ucrânia diz ter retomado controle de Izium, na região de Kharkiv

    Publicidade

    Os pesquisadores estimaram que na segunda semana de setembro, as forças russas estavam perdendo uma média de mais de 60 equipamentos por dia, em comparação com cerca de 15 por dia na última semana de agosto. No mesmo período, as perdas verificadas ucranianas estavam em cerca de 10 equipamentos.

    Quantidades substanciais de arsenal de alta tecnologia também foram perdidas, incluindo uma estação de radar que rastreia as posições do poder de fogo inimigo.

    Publicidade

    Vídeos mostram soldados ucranianos exibindo sistemas de mísseis de curto alcance russos encontrados na região de Kharkiv. Há também imagens de drones russos recuperados por forças ucranianas, aparentemente intactos.

    Continua após a publicidade

    + Rússia usa ‘drones kamikaze’ para devastar cidades ucranianas

    Publicidade

    Alguns analistas do Instituto para o Estudo da Guerra acreditam que as forças russas deixaram equipamentos para trás por falta de combustível.

    “Os soldados russos provavelmente bateram em retirarada da área com grande pressa, e as postagens nas mídias sociais mostram tanques abandonados e outros equipamentos militares pesados ​​perto de Izium, o que indica que os soldados não conseguiram organizar uma retirada coerente”, disse a instituição com sede nos Estados Unidos.

    Publicidade

    + Após vitória russa em Luhansk, Ucrânia vai proteger Donetsk a todo custo

    Continua após a publicidade

    Especialistas afirmam que a perda de tantos veículos blindados e outros equipamentos também pode dificultar o trabalho de reconstituição de unidades russas, destinadas a formar uma nova linha defensiva dentro da região de Luhansk, dominada por Moscou desde julho.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.