Clique e assine a partir de 9,90/mês

Projeções indicam vitória de Biden em primárias na Carolina do Sul

Ex-vice-presidente precisava vencer no estado, após resultados decepcionantes em Iowa, New Hampshire e Nevada

Por AFP - Atualizado em 29 fev 2020, 22h49 - Publicado em 29 fev 2020, 22h32

O ex-vice-presidente americano Joe Biden venceu neste sábado as primárias democratas na Carolina do Sul, segundo projeções da imprensa, que antecipam uma vitória crucial para o aspirante a remover Donald Trump da Casa Branca em novembro.

Minutos após o fechamento das urnas no estado, as principais redes de TV projetaram a vitória de Biden, com a qual o político veterano reacende a esperança de conter o avanço do favorito do partido, Bernie Sanders. Segundo as projeções da CNN, Biden aparece com cerca de 52% dos votos, seguido por Sanders, com cerca de 17%.

A Carolina do Sul é o reduto político histórico de Biden e onde a minoria negra representa cerca de 60% do eleitorado democrata, fatia da população em geral simpática ao pré-candidato.

Após resultados decepcionantes em Iowa, New Hampshire e Nevada, o moderado Biden, de 77 anos, precisava desesperadamente vencer na Carolina do Sul antes da Superterça da próxima semana, quando catorze estados votam e mais de um terço dos delegados para a convenção partidária de julho, que decidirá a indicação, são eleitos.

Continua após a publicidade

 

O senador Sanders, 78, que se apresenta como um “socialista democrático”, lidera a corrida democrata, mas sua ascensão preocupa a ala centrista do partido, que teme que ele seja muito de esquerda para conquistar o apoio necessário para vencer Trump.

Publicidade