Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Bloomberg bate recorde de gasto publicitário em campanha eleitoral nos EUA

Mais de 364,3 milhões de dólares foram gastos em anúncios de rádio e televisão durante uma campanha iniciada há apenas três meses

Por AFP
21 fev 2020, 19h22

Pré-candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, o ex-prefeito de Nova York e bilionário Michael Bloomberg bateu todos os recordes em publicidade de campanha ao gastar a assombrosa quantia de 364,3 milhões de dólares no setor, segundo um informe divulgado nesta sexta-feira, 21, pela consultoria Advertising Analytics.

“Bloomberg superou o recorde de gastos estabelecido pelo [ex-presidente Barack] Obama em 2012 de 338,3 milhões de dólares, o que faz dele o candidato com o maior gasto de todos os tempos”, informou em um boletim da consultoria. A Advertising Analytics informou, porém, que os gastos de Obama não foram ajustados em termos constantes.

As quantias apontadas se referem apenas à verba destinada à publicidade tradicional de rádio e televisão.

Bloomberg, que aspira à indicação democrata para enfrentar o presidente americano, Donald Trump, em novembro, também é líder em publicidade digital. Apenas na semana passada, ele gastou US$ 14,5 milhões em anúncios em Facebook e Google, mais de dez vezes mais que todos os seus adversários juntos.

Continua após a publicidade

O montante total não inclui despesas de grupos externos que não são formalmente vinculados a partidos políticos, conhecidos como Super PACs, mas que gastam muito durante a temporada eleitoral em apoio ou oposição a candidatos específicos.

O forte investimento em publicidade de Bloomberg, que em 2019 tinha a nona maior fortuna do mundo, segundo a revista Forbes, o catapultou ao terceiro lugar nas pesquisas em nível nacional — atrás do senador Bernie Sanders e do ex-vice-presidente Joe Biden — apesar de ter entrado na corrida eleitoral apenas em novembro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.