Príncipe Harry falta a julgamento no Supremo devido a aniversário da filha
Duque de Sussex processa tabloides por supostamente hackearem telefones. Ele será o primeiro senior royal a depor em um tribunal em 130 anos
O príncipe Harry faltou ao seu primeiro dia de testemunho no Supremo Tribunal britânico nesta segunda-feira, 5, porque se atrasou devido ao aniversário da filha, disse seu advogado.
David Sherborne, que representa o príncipe no processo contra os tabloides do Mirror Group por um suposto hackeamento de telefones, afirmou que Harry comparecerá na terça-feira, 6, para depor.
“Ele voou ontem à noite de Los Angeles, onde foi ao aniversário de sua filha”, disse. A princesa Lilibet de Sussex completou dois anos no domingo 4, e o advogado explicou que seu cliente só deixou a Califórnia naquela noite, não chegando a tempo para o testemunho.
+ Harry joga areia no ventilador de novo e reconciliação fica mais difícil
O juiz Timothy Fancourt, que preside o caso, expressou frustração pela ausência do duque, dizendo que ficou “um pouco surpreso” ao saber que Harry não compareceria ao tribunal nesta segunda-feira.
Fancourt relembrou que, no início do julgamento, pediu às testemunhas para ficarem disponíveis um dia antes de serem ouvidas, caso os discursos de abertura das equipes jurídicas fossem curtos. Dado que o caso será conduzido sem júri, não é bom sinal que a única pessoa responsável pela decisão final tenha ficado irritada.
+ A surpresa de William e Kate aos súditos e a rápida debandada de Harry
O advogado que representa o Mirror Group, Andrew Green KC, também expressou insatisfação por não ter tempo suficiente para interrogar Harry. Ele afirmou que precisa de pelo menos um dia e meio para fazer suas perguntas sobre todos os aspectos das alegações.
“Isso não pode ser feito em um dia”, disse KC.
+ Príncipe Harry perde mais uma batalha judicial, desta vez sobre polícia
Harry acusa os jornalistas dos tabloides Daily Mirror, Sunday Mirror e People usaram métodos ilegais, incluindo hackear telefones, para obter informações privilegiadas sobre ele. Quando finalmente prestar depoimento na terça-feira, se tornará o primeiro senior royal a ser interrogado no tribunal desde o século XIX.
Os jornais do Mirror Group negam as acusações. Sua defesa provavelmente questionará as evidências de Harry, sua confiabilidade e por que ele esperou tanto para abrir o processo.