Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Primeira estátua de Lenin será erguida em área da ‘Alemanha Ocidental’

O monumento vai ficar na sede do Partido Marxista-Leninista, a contragosto do governo da cidade de Gelsenkirchen

Por Da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 14h34 - Publicado em 6 mar 2020, 18h12

Um tribunal alemão deu permissão nesta sexta-feira, 6, para a primeira estátua do líder soviético Vladimir Lenin ser erguida em Gelsenkirchen, na parcela ocidental da Alemanha. O monumento é conquista do partido Marxista-Leninista do país, o MLPD.

Embora estátuas de Lenin tenham sido comuns no leste alemão, região da antiga República Democrática Alemã, de domínio comunista, não há nenhuma no oeste da Alemanha. A que será instalada em Gelsenkirchen é um monumento de 2,15 metros de altura construído em 1930 e adquirido da República Checa.

Após muita briga com as autoridades da cidade, o MLPD conseguiu autorização de um tribunal para colocar o monumento fora de sua sede. Mas o governo local diz que vai recorrer a decisão, segundo o jornal britânico The Guardian, sob o argumento de que a estátua “atrapalhará a vista” de um prédio histórico vizinho e violará as regras de preservação de monumentos históricos.

O conselho de um dos distritos de Gelsenkirchen também se opôs à iniciativa, argumentando que Lenin é uma figura inadequada a ser homenageada. Em comunicado, afirmou que o líder comunista representa “violência, repressão, terror e imenso sofrimento humano”.

Continua após a publicidade

“[Lenin é] incompatível com a ordem constitucional democrática livre na Alemanha e ele simboliza a luta contra e a abolição da nossa democracia”, declarou o conselho.

O MLPD lutou contra as restrições por ser proprietário do prédio histórico em questão. Considerou a decisão do tribunal “uma vitória fantástica para Vladimir Ilyich Lenin”, afirmando que Gelsenkirchen é uma cidade operária e que “Lenin se encaixa muito bem aqui”. A sigla foi fundada em 1982 e está sob observação da inteligência alemã, que o considera extremista e inconstitucional.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.