Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Novo terremoto de magnitude 6,4 atinge Porto Rico

Tremor, o segundo em dois dias, deixou a ilha inteira sem luz e provocou danos em edifícios

Por Da Redação 7 jan 2020, 11h02

Um terremoto de magnitude 6,4 na escala Richter atingiu o sul de Porto Rico nesta terça-feira, 7, causando uma queda total de energia elétrica na ilha. Esse é o segundo tremor no território em dois dias. Ainda não há informações sobre mortos ou feridos.

O abalo sísmico aconteceu às 4h24 (horário local, 5h24 de Brasília) e teve uma profundidade de um quilômetro. O epicentro foi na costa da cidade de Guánica. Um alerta de tsunami foi emitido inicialmente para Porto Rico e Ilhas Virgens, mas a ameaça da onda não se concretizou e o aviso foi retirado logo em seguida.

Glidden López, porta-voz do município de Guayanilla, disse que edifícios da cidade foram destruídos e uma paróquia local entrou em colapso, já a governadora da ilha, Wanda Vazquez, pediu calma aos moradores e solicitou que permaneçam em um local seguro.

Por causa do terremoto, todo o território de Porto Rico permanece sem energia elétrica. A Autoridade Estadual de Energia Elétrica (AEE) informou através do Twitter que estão trabalhando para avaliar os danos causados ao sistema e que a expectativa é que o serviço se recupere gradualmente ao longo das próximas horas.

O diretor da AAE, José Ortiz, explicou que foram relatados danos no centro da Costa Sul e que outras subestações ao redor da ilha são sendo avaliadas. Diferente do terremoto de segunda-feira, Ortiz afirmou que desta vez houve danos nas estruturas da AAE e que o restabelecimento da energia será gradual e deverá ser normalizado nas próximas horas.

(Com EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade